Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Bell apresenta novos dumpers


A Bell Equipment apresentará dois novos modelos de dumpers articulados no Intermat 2009.
Trata-se do B25DN, uma versão estreita do B25D, e o novo B45D, especialmente pensado para a mineração pesada, pedreiras e aplicações de movimentação de terras.
O B45D ocupa o espaço entre os camiões B40D e B50D. Segundo Stephen Jones, Director de Marketing da Bell Equipment, o B45D vem "ocupar um espaço vazio que existe no mercado para um Dumper Articulado que tem uma carga útil acima de 40 toneladas, proporcionando assim mais uma opção para as necessidades específicas do local e do cliente".
Está baseado no B50D, com o qual comparte componentes. Equipado com um motor de 16 litros Mercedes Benz OM502LA, desenvolve uma potência de 350 kW. As relações do diferencial e os redutores finais são os mesmos que no B50D. Os cilindros de levantamento da caixa basculante são também do mesmo tamanho, mas com um comprimento mais curto para melhorar a geometria de descarga.
A largura e o baixo centro de gravidade melhoram a estabilidade e o B45D pode circular com pneus 29.5R25 à máxima velocidade e com carga. A caixa basculante do B45D, tem 25 m3 de capacidade, e mais 17% de largura que o B40D.
Por seu lado, o B25DN é uma versão estreita do B25D, concebido especialmente para certos segmentos do mercado Europeu como a França, onde se concluiu que existe uma maior necessidade de um Dumper Articulado mais estreito para aglomerados.
Está equipado com o motor Mercedes Benz OM906LA e a transmissão ZF Ecomat 2, um conjunto que optimiza a eficiência do combustível com poupanças superiores a 20% comparado com a maioria das máquinas da concorrência. Tal como o B25D, o B25DN comparte muitos componentes com o B30D.
Published on: 16 ABR 2009
Gallery