NOTICÍA

Linde Material Handling amplia a sua gama de empilhadores antideflagrantes

07 Nov 2012

As normas de segurança laboral exigem a utilização de equipamentos de manutenção antideflagrantes, quando se trabalha em ambientes classificados como potencialmente explosivos ou inflamáveis devido à possível presença de gases, pó ou névoa. Para respeitar estas exigências, a Linde Material Handling (Linde MH) incorporou novos modelos na sua ampla gama de empilhadores antideflagrantes: o porta-paletes eléctrico Linde T20 EX, o stacker Linde L12 EXi, o porta-paletes manual Linde M25 EX e os empilhadores eléctricos Linde E20 a E35.

O porta-paletes eléctrico Linde T20 EX tem capacidade de carga de 2.000 kg, pode utilizar-se em espaços confinados -como no interior dos camiões- e no transporte em trajectos curtos ou para manobras de relocalização. Por seu lado, o stacker Linde L12 EXi, tem capacidade para 1.200 kg e pode ser utilizado para o transporte de paletes, em armazenagem e recuperação de mercadorias ou em trajectos de curta ou média distância. Em ambos os modelos, o timão apresenta um ponto de ancoragem baixo, o que garante uma ampla distância de segurança entre o operador e o chassis. Os seus motores de deslocamento e elevação foram concebidos de origem em versão antideflagrante e o seu sistema electrónico está encapsulado dentro de uma carcaça Ex para evitar a penetração de pó e sujidade, cumprindo desta forma com todos os requisitos de segurança.

Tanto o porta-paletes Linde T20 EX como o stacker Linde L12 EXi podem ser utilizados nas zonas classificadas 1 e 2 com presença de gases e vapores, e particularmente em ambientes de aplicação com presença de hidrogénio. Nesse sentido, ambos os veículos estão certificados para as zonas 21 e 22, com risco de explosão de pó inflamável.
 
O porta-paletes manual Linde M25 EX, com capacidade para 2.500 kg, na sua versão standard está equipada com garfos e pisos revestidos de aço inoxidável, assim como com rodas de carga com condutividade eléctrica. Este porta-paletes foi desenhado para as zonas 1 e 2 (gases e vapores) e para as zonas 21 e 22 (pó inflamável). Além disso, a Linde dispõe de uma versão especial que pode ser utilizada inclusivamente em atmosferas com presença de hidrogénio ou acetileno (grupo de explosão IIC), este último é um gás incolor altamente explosivo em combinação com ar ou oxigénio. Neste modelo, os garfos e os pisos revestidos com latão, as rodas com condutividade eléctrica e o timão realizado em aço garantem um máximo nível de segurança nestes ambientes classificados.

Por último, para os novos modelos antideflagrantes dos empilhadores eléctricos Linde E20 a E35, os engenheiros da marca utilizam uma nova geração do sistema de detecção de presença de gás (GSS Regard) da Linde. Neles, o dispositivo de detecção de gás pode ser calibrado através de uma unidade separada de fácil acesso. Para a jornada laboral, isto representa uma poupança de tempo de até 50% porque deixa de haver necessidade de abrir a envolvente antideflagrante, que alberga os componentes eléctricos centrais.

É fundamental destacar que todas estas versões antideflagrantes contam com as mesmas prestações que os modelos convencionais em termos de potência e design. Os componentes antideflagrantes foram optimamente adaptados sem limitar minimamente o conforto e a ergonomia destes veículos pelo que se consegue a mesma produtividade, agilidade e simplicidade de manuseamento para as mais diversas aplicações. Com eles, os clientes beneficiam de todas as vantagens que oferecem as máquinas de série da Linde, com os mais elevados critérios de segurança em tecnologia antideflagrante.