NOTICÍA

BigBaler da New Holland premiada no SIMA

09 Dez 2012

A BigBaler da New Holland recebe a Medalha de Prata nos Prémios Inovação SIMA pela liderança no sector em termos de segurança

•    A segurança da enfardadeira líder na categoria melhora a experiência do operador
•    Capacidade de produção líder no sector de 110 fardos/hora
•    Até 20% de aumento de capacidade e fardos até 5% mais densos para uma produtividade melhorada

A gama BigBaler da New Holland fardos gigantes fortaleceu ainda mais a sua posição líder no sector com a cobiçada Medalha de Prata Inovação SIMA. O júri internacional constituído por peritos agrícolas ficou particularmente impressionado com as funcionalidades de segurança de topo, que melhoram a segurança do operador, com uma abordagem sem ferramentas, enquanto se mantém a capacidade de produção líder na categoria. Além do mais, a gama BigBaler é apenas o mais recente produto no sortido de produtos renovado para operações profissionais de feno e forragem, que apresenta a gama actualizada de ensiladoras FR e a nova enfardadeira de câmara fixa de alta densidade, Roll Baler.

A BigBaler é produzida no Centro de Excelência de Colheita da New Holland, em Zedelgem, na Bélgica, onde beneficia da mais avançado conhecimento especializado do mundo na área do cultivo. As instalações, que adquiriram recentemente o nível bronze no sistema World Class Manufacturing, acolhem tanto a equipa de gestão de produto como a equipa de desenvolvimento, em conjunto com os departamentos de testes e fabrico. Este modelo totalmente integrado assegura uma estreita colaboração e diálogo contínuo para garantir a competitividade, funcionalidade e qualidade sem igual da BigBaler. Zedelgem acolhe também o emblemático separador rotativo CR e as ceifeiras-debulhadoras convencionais CX, bem como a reconhecida gama de ensiladoras FR.

“Estamos encantados por o júri ter reconhecido os enormes esforços que temos feito para melhorar a segurança do operador na gama BigBaler actual, o culminar de mais de vinte e cinco anos de desenvolvimento contínuo.”, afirmou Franco Fusignani, responsável pela New Holland Agriculture. “Não estamos empenhados apenas em melhorar os lucros das explorações agrícolas, mas também em melhorar as vidas das pessoas que trabalham diariamente com as nossas máquinas. A segurança é a nossa principal prioridade.”

Garantia de operação segura e protegida
A gama BigBaler foi concebida com a segurança em mente, já que a New Holland sabe que a segurança é uma questão fundamental, e que, quando o operador é pressionado para trazer o cultivo em condições óptimas, um atalho pode ser fatal. Além disso, estes sistemas de segurança avançados foram desenhados para não necessitar de ferramentas, conseguindo assim um acesso rápido e livre de incómodos.

Foi desenvolvido um sistema de segurança único, de forma que a protecção frontal apenas possa ser aberta quando a enfardadeira estiver totalmente estacionária: quando a TDF tiver sido desactivada e quando o travão do volante de inércia tiver sido engatado. O operador apenas poderá desengatar a protecção frontal, mediante alavanca dedicada, quando estas condições forem obtidas.

As portas laterais abrem na mais absoluta segurança e com esforço mínimo do operador, uma vez que a abertura é assistida por potentes amortecedores pneumáticos, que também suportam as protecções laterais quando abertas. A segurança do operador foi melhorada, pois não há acesso a componentes móveis através das caixas de dentes. A plataforma de manutenção extra plana no topo da enfardadeira torna o trabalho em altura ainda mais seguro, especialmente quando combinada com os apoios para as mãos. Um dispositivo de bloqueio da agulha dedicado encontra-se convenientemente posicionado junto da escada de acesso traseiro, evitando o acesso ao sistema de atamento, a menos que o bloqueio tenha sido engatado.

Produtividade, eficiência e capacidade de produção líderes no sector: até 110 fardos/hora
A gama BigBaler tornou-se ainda mais uma referência no sector das enfardadeiras de fardos gigantes, tornando-se a escolha predefinida das operações de enfardamento profissional, empreiteiros na área das culturas de biomassa e exploração de geração de energia. Sendo a enfardadeira de fardos gigantes mais produtiva no segmento, a BigBaler é capaz de produzir até 110 fardos/hora, atingindo uma capacidade de produção inigualável.

O sistema de recolha MaxiSweep™ assegura a alimentação constante e sem percalços de um volume ainda maior de cultivo, e contribuiu para um aumento de capacidade de até 20%. A densidade dos fardos foi beneficiada em até 5% graças à câmara de pré-compressão melhorada que usufrui da tecnologia avançada SmartFill™, que utiliza uma rede de sensores para guiar o operador para manter a formação de partículas uniforme, obtendo-se fardos de densidade uniforme.

Soluções PLM™ avançadas como a tecnologia de pesagem de fardos em andamento ActiveWeigh™, podem ser registadas em conjunto com o teor de humidade, data e hora, e a localização GPS do fardo, para criar dados de mapeamento precisos da produção e do campo, para que os factores de produção possam ser afinados no sentido de aumentar a produtividade e a rentabilidade em épocas subsequentes.

A capacidade de produção significativa e as vantagens qualitativas da BigBaler foram também reconhecidas com o prestigiado prémio AE50, conferido pela American Society of Agricultural and Biological Engineers (Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos). A gama BigBaler foi considerada uma das cinquenta mais inovadoras ideias de produto no mercado em 2012.