NOTICÍA

Empilhadores diesel Linde menos poluentes

03 Out 2013

Os empilhadores diesel da Linde Material Handling possuem o nível médio de emissões de escape mais reduzido no segmento dos 2,5 a 3,5 toneladas de capacidade.

Como parte da sua estratégia de sustentabilidade, a Linde Material Handling utiliza avaliações de rendimento de âmbito ambiental com o objetivo de analisar e documentar o impacto ambiental dos seus produtos ao longo do seu ciclo de vida útil.  Neste processo, avaliaram-se as emissões de gases nos empilhadores da marca com motor de combustão e os resultados foram muito positivos: no segmento onde se regista um maior volume de vendas  -  capacidade de carga entre 2,5 e 3,5 toneladas  - os equipamentos Linde são os mais ecológicos. As máquinas de combustão Linde igualmente conseguem as emissões de gases mais baixas, nos restantes segmentos – capacidade de carga entre 4 e 8 toneladas. 

Com os empilhadores diesel Linde H25 a H35 EVO, a Linde cumpre de forma rigorosa a Fase 3B das directivas europeias sobre emissões 97/68/EC e 2004 / 26 / EC para veículos, em vigor desde Janeiro de 2013 para motores com potências compreendidas entre 37-55KW. 

Os modernos motores diesel common-rail equipados de série com um filtro de partículas integrado nas suas versões de 44KW de potência, mesmo na versão standard,  não só cumprem com os limites exigidos para emissões nocivas, como se encontram muito abaixo destes valores. O valor das emissões de partículas é 83% inferior ao limite, os óxidos de nitrogénio (NOx) e hidrocarbonetos (HC) 26% abaixo, e o valor do monóxido de carbono (CO) – um gás que pode afectar gravemente o sistema respiratório – está 99% abaixo do valor limite. 

Adicionalmente, e graças à instalação de uma bomba hidráulica de caudal variável para o sistema hidráulico de elevação e de um ventilador eléctrico, conseguiu-se aumentar de forma significativa a eficiência dos novos modelos EVO. Na prática, o desenho deliberadamente sobredimensionado e adaptável da bomba de caudal variável garante uma redução do regime de rotações do motor de até 1200rpm durante os processos de elevação. Isto traduz-se numa poupança média de combustível na ordem dos 20% comparado com modelos anteriores, já muito eficientes do ponto de vista energético. 

A combinação de um inovador motor de combustão interna, aliado um moderno sistema de transmissão hidrostática e a uma maior eficiência energética garantem que apenas uma pequena quantidade de gases nocivos emitidos para a atmosfera sejam expelidos dos tubos de escape dos empilhadores diesel da Linde. Segundo os dados de consumo de combustíveis extraídos do ciclo de trabalho segundo a norma VDI, as emissões produzidas por um empilhador diesel Linde na gama de capacidade de carga especificada mostram uma redução de 98% em partículas diesel e monóxido de carbono. Por exemplo, num período de 10.000 horas de funcionamento, a quantidade de substâncias nocivas produzidas por um empilhador H35 D EVO, em comparação com o modelo anterior, regista uma redução de 285kg, ou seja, 39%. Esta redução diminui de forma considerável o impacto sobre as pessoas que trabalham inseridas na envolvente da máquina, mas também sobre o meio ambiente. “Sem comprometer o rendimento do empilhador, conseguimos reduzir as emissões de partículas de um empilhador diesel de 3,5  t durante este período de funcionamento, de 30kg para apenas 500gr, reduzindo simultaneamente as emissões de monóxido de carbono de 159,4Kg, para apenas 3,3kg. Com esta conquista, a Linde MH consolidou a sua posição como líder na tecnologia industrial no sector da manutenção, já que a marca consegue incrementar de forma constante o valor acrescentado dos seus produtos graças a esta inovação”, explica Ralf Dingeldein, Vice Presidente de New Trucks da Linde MH.