NOTICÍA

Linde focada no futuro com equipamentos e soluções de vanguarda

23 Mai 2014

A Linde Material Handling organizou, pela primeira vez, o Linde World of Material Handling, evento dirigido a parceiros, clientes e comunicação social que se realizou em Mainz de 6 de maio a 2 de junho. Neste espaço privilegiado de 20 mil metros quadrados, a Linde Material Handling procurou recriar um ambiente único de experiências para todos os clientes e interessados na marca, com soluções atuais, tendências e propostas para a manipulação de cargas, iniciativas complementadas com apresentações e demonstrações multimédia, bem como simpósios e palestras de especialistas do sector.

Esta iniciativa pioneira serviu, ainda, para apresentar de forma interativa o que de melhor a marca tem para oferecer em termos de equipamentos e serviços, ao permitir a experimentação de grande parte da gama de equipamentos a todos os que a visitaram. “A criação de uma feira própria prende-se com o facto de reconhecermos uma mais-valia em reunir os nossos clientes e parceiros num mesmo espaço onde possam interagir, de forma dinâmica, com todos os nossos equipamentos e serviços, assim como operar os equipamentos nos quais eles, muitas vezes, são os próprios decisores relativamente à sua aquisição”, introduz Jaime Gener, diretor-geral da Linde Material Handling Ibérica.


Ao todo, foram mais de 100 produtos, equipamentos e novas tecnologias em exposição dinâmica, a que se juntou um total de dez novos equipamentos. Novidades que se prendem com, por exemplo, o Linde Safety Pilot, um sistema de assistência para empilhadores único a nível mundial, que indica ao condutor o peso da carga, bem como a altura máxima de elevação daí resultante, regulando o veículo quando este está nos valores limite, autorizando um aumento notável dos níveis de segurança no funcionamento do empilhador.


Neste evento também foi possível ver em ação a nova geração de empilhadores elétricos Linde E12 a E20 EVO, dotados de uma maior eficiência energética, uma dinâmica de condução selecionável individualmente e um grande “upgrade” em termos de segurança. Por outro lado, foram também dadas a conhecer outras soluções de equipamentos de interior, casos do Linde Logistic Train e do Linde Factory Train, concebidos para fornecer um nível máximo de flexibilidade e conforto na utilização. A nova série de empilhadores elétricos com capacidades entre os 6.000 e os 8.000 quilogramas e os porta-paletes com capacidades entre os 1.600 e os 2.000 quilogramas com baterias de iões de lítio também estiveram, igualmente, disponíveis no certame. Além dos novos modelos das séries H20-H50 EVO, que apresentam novos motores mais eficientes e com sistema integrado de arrefecimento, a que se juntam diversas melhorias em termos de absorção de choques no eixo de direção, graças à inclusão de uma suspensão hidráulica que permite uma redução de 20% de choques. Outras das novidades apresentadas foi a interconexão dos empilhadores através de telemática e Internet para a otimização de frotas (Connected Solutions), as soluções ao nível da sustentabilidade dos produtos e os processos de fabrico da Linde MH.
“Nesta feira pudemos ouvir e sentir o que os nossos clientes e parceiros esperam, verdadeiramente, de nós. Por outro lado, tivemos a possibilidade de lhes apresentar o que é a inovação para a Linde, assim como todo o processo de conceção e desenvolvimento. Temos que demonstrar quais são os benefícios e mais-valias que os nossos equipamentos lhes podem aportar”, destaca Alejandro Rodríguez Domínguez, diretor comercial da Linde Material Handling Ibérica. “São os gestores de produto nos diversos países onde estamos presentes que nos vão permitir ir de encontro a essas mesmas expectativas no processo de desenvolvimento. Na Linde Material Handling não encerramos a nossa relação com o cliente na mera venda de um equipamento ou serviço. Esta relação mantém-se ao longo de todo o ciclo de vida do equipamento. Não podia ser de outra forma”, reforça.

Montserrat Trujillo, responsável de Publicidade e Comunicação, apresentou as atividades que a Linde irá levar a cabo no segundo semestre deste ano, com destaque para  II Linde Safety Open Day que decorrerá nas instalações do Estádio Camp Nou em Barcelona no dia 12 de Junho, e para as atividades do Programa Linde Solidária. A responsável de Marketing revelou ainda o destaque que a empresa dará aos negócios de veículos, sob a marca Approved Trucks e ao Aluguer de Curto Prazo, denominado Rental Solutions, ambas as denominações serão utilizadas de forma internacional. 

Já em termos de vendas, a operação da Linde em Portugal cresceu 43,4% em 2013, no total global de vendas da Linde Material Handling, enquanto Espanha caiu 4%, com as expectativas para Portugal a serem de um renovado crescimento de 1,4% em 2014. Fruto da recuperação económica mas também do ajustamento verificado a nível da rede comercial, o Porto passou de sub-delegação para delegação no início do ano, em conjunto com a criação de novos concessionários na Madeira e Açores (algo já verificado anteriormente). O objetivo é claro: prestar o melhor serviço também na região norte do país e ilhas.

A força das baterias de iões de lítio
Proteger o ambiente sem deixar de ser eficiente. Minimizar as emissões de CO2 sem prejudicar o desempenho. É este o foco do H2IntraDrive, solução que é fruto de desenvolvimento para a BMW de 11 empilhadores 2,5 e 3,5 toneladas, teste piloto que demonstra a ambição e capacidade da Linde em apresentar soluções ambientalmente amigáveis sem prejudicar o negócio dos seus clientes.


Mobilidade, desempenho, economia, este é foco da Linde que incorporará, a partir de setembro, no seu portfólio os primeiros empilhadores de interior com baterias de iões de lítio: os T16-20 com capacidade de carga entre os 1,6 e duas toneladas, cuja mais-valia reside no facto de os empilhadores, respetivas baterias e carregadores se combinarem num sistema completo, em que os componentes se comunicam por CAN bus. Configuração que permite explorar ao máximo o potencial do sistema no que ao desempenho concerne, com as baterias de iões de lítio a permitir armazenar o dobro da energia útil no mesmo espaço, autorizando a sua utilização durante dois turnos e não somente num, com o carregamento da bateria a ocorrer em um hora e meia, alcançando ainda 60% da carga em escassos 30 minutos.


O lançamento dos empilhadores de armazém com nova tecnologia de baterias será feito em duas fases, com os porta-paletes T16 a T20, com baterias de 86Ah, a serem os primeiros a chegar ao mercado, seguindo-se, já em 2015, os T16 a T20 com bateria ampliada, assim como os porta-paletes T20 a T24 AP/SP com baterias de capacidade ampliada e com plataforma, os preparadores de pedidos de primeiro nível N20 e N20 HP, bem como os tratores P30 C e P50 C. Todos estes veículos estarão equipados com baterias de 210 Ah ou 550 Ah, com uma capacidade nominal de 3,93kWh ou 10,50kWh.

Um evento inesquecível
Os convidados puderam transformar-se em pilotos de provas por um dia e comprovar o funcionamento dos empilhadores Linde. O evento terminou com um circuito de karts colocado no recinto, que para além da vertente de entretenimento, demonstrou também que os motores dos empilhadores Linde podem ser utilizados noutros fins, graças à sua grande potência e versatilidade.

O evento World of Material Handling já recebeu mais de 6.000 visitantes, dos quais 100 são jornalistas internacionais. A Linde Material Handling Ibérica convidou mais de 140 clientes de Portugal e Espanha para conhecer em primeira mão todas as novidades da empresa.