NOTICÍA

Novas gadanheiras condicionadoras rebocadas Série FC60 da Kuhn

29 Set 2014

A KUHN renova a sua gama de gadanheiras condicionadoras rebocadas. Os novos modelos, reconhecíveis porque a sua denominação termina em «60», estão disponíveis em larguras de trabalho de 2,67 m a 4,00 m e são os seguintes: FC 2860, FC 3160, FC3560 e FC 4060. 

A versão FC 2860 só está disponível com timão lateral e a FC 4060 apenas com timão central, apesar de que os 2 modelos intermédios, FC 3160 e FC 3560, que conformam a base da gama, são oferecidos em versão com timão central e lateral. 
Todos os modelos estão equipados de série com o cabeçote de engate GYRODINE, que permite que a transmissão primária esteja sempre alinhada.
Da mesma forma, todas incorporam a barra de corte OPTIDISC, um grupo de corte que se carateriza por uma distância entre eixos desigual nos discos. Oferece uma maior altura livre para evacuar a forragem no ponto onde os discos convergem e uma distância entre eixos reduzida no ponto onde os discos divergem, com o objetivo de aumentar a zona de corte e, portanto, a qualidade do corte.

O condicionamento efetua-se mediante um rotor de dedos de aço móveis, que adotam um considerável perfil sinuoso durante o trabalho. Isto melhora a recolha da forragem, a sua aceleração e o seu transporte ao mesmo tempo que diminui a potência absorvida, sobretudo com forragens pesadas, longas ou encamadas. 
A intensidade do condicionamento pode ser regulada quer seja mediante a instalação de uma chapa defletora ajustável ou simplesmente acionando uma alavanca seletora (2 regimes de rotação possíveis: 780 e 1000 min-1). Um dispositivo de segurança POSIGUARD mediante limitador, que se coloca diretamente no extremo do rotor, protege o rotor e a corrente cinemática caso a máquina tenha de ultrapassar um grande obstáculo. Também está prevista uma versão com rolos, destinada em particular aos agricultores que se dedicam a produzir principalmente luzerna ou forragens de caule grosso (como o sorgo).

Estudou-se em particular a forma como se deposita a forragem no solo: 
• O fluxo de forragem atravessa a unidade de condicionamento que está unida ao chassis: o depósito da linha, independentemente dos movimentos da barra de corte, é mais regular.
• Estas novas gadanheiras-condicionadoras oferecem um manejo muito suave, independentemente do modo em que se descarregue a forragem, quer seja depositada numa linha simples, espalhamento amplo para evitar uma passagem com o volta-fenos ou agrupamento em 2 linhas para facilitar a recolha com o pick-up.

A suspensão da barra de corte é levada a cabo através das barras de torsão, é contínua num amplo intervalo de ajustamento de altura. A cobertura vegetal e a forragem ficam preservadas. As rodas, de dimensões muito importantes (tanto em largura como em diâmetro), reduzem os esforços de tração e a pressão sobre o solo.
O ajustamento da altura de corte é centralizada e realiza-se sem nenhum esforço.
A posição do chassis, das rodas e dos pontos de articulação relativamente ao timão oferece uma excelente estabilidade destas novas gadanheiras condicionadoras nas viragens, em particular em terrenos inclinados.