NOTICÍA

Logística mais rápida e segura com Controlo Dinâmico do Mastro da Linde

06 Mar 2015

A Linde Material Handling lançará em finais de março um novo e inovador sistema de assistência ao operador para empilhadores retráteis. Este exclusivo sistema da Linde estará disponível na gama de empilhadores retráteis da série Linde R14 - R20.

"A tendência do mercado no sentido de estantes de armazém cada vez mais altas tanto em armazéns como em centros de distribuição continua a um ritmo acelerado", afirma Alexander Schmidt, Responsável do departamento de Empilhadores retráteis e tratores da Linde Material Handling. "Isto implica que existe uma procura crescente de empilhadores retráteis com alturas de elevação superiores a oito metros. Enquanto em 2005 apenas 38 por cento de todos os empilhadores retráteis da Linde vendidos estavam concebidos para tais alturas, durante o ano passado ocorreu um aumento de até 52 por cento."

No entanto, alturas de elevação maiores implicam uma maior exigência nas capacidades do operador. Com o mastro completamente elevado, as oscilações dinâmicas do mastro ocorridas durante os movimentos de extensão são mais pronunciadas, em particular no momento da carga. Além disso, com a palete carregada, completamente elevada, aumenta a deflexão para a frente do mastro.

Quando se colocam paletes carregadas numa estante, o operador deve esperar primeiro até que já não existam oscilações dinâmicas do mastro uma vez que, mesmo que as oscilações sejam mínimas, é difícil colocar a carga de forma precisa no lugar da estante. Por este motivo, a tarefa do operador torna-se muito mais complexa e, no pior dos casos, a carga poderia danificar a estante ou deslocar a carga armazenada atrás. Este último caso poderia ocorrer devido a que quanto maior for a deflexão do mastro, mais provável é que a palete carregada seja colocada demasiado ao fundo do espaço da estante. Portanto, as frentes da carga/palete na estante não seriam uniformes nos carregadores e ocorreria o que se conhece como "efeito chaminé".

A maiores alturas de elevação, esta colocação não uniforme das cargas de paletes na estante também dificulta a tarefa do operador na recolha eficiente de mercadorias. A causa principal é que quanto mais ao fundo se coloque a palete a carregar na estante, maior é o centro de gravidade.

Quando o empilhador retrátil se aproxima da posição da estante para recolher estas paletes carregadas, os garfos não se podem colocar completamente abaixo da palete na primeira aproximação. Isto significa que o operador tem que trazer a palete ligeiramente para a frente antes de a levantar da estante, o que aumenta os tempos de ciclo. No mesmo sentido, a deflexão do mastro durante a elevação da palete carregada a partir da estante poderia provocar que a carga da palete golpeasse contra a estante ou com a carga armazenada por trás, em particular se a carga colocada por trás também estiver muito para o fundo.
O novo sistema de assistência ao operador "Controlo Dinâmico do Mastro" (DMC) para empilhadores retráteis controlado através de sensores proporciona uma ajuda muito eficaz ao operador, oferecendo um ambiente de trabalho altamente eficiente e sem stress. A chave do sistema é um ativador linear elétrico muito preciso que está instalado no compartimento do motor do empilhador retrátil. O único e inovador sistema de Retração Elétrica (ER) garante automaticamente uma elevação e uns movimentos de retração suaves e simultâneos para uma produtividade ideal. 

O sistema DMC da Linde compensa e minimiza de forma automática tanto as oscilações como as deflexões do mastro através de movimentos opostos, precisos e perfeitos do chassis porta mastro. Isto é feito de forma rápida, precisa e energeticamente eficiente. Por este motivo, o operador de um empilhador retrátil da Linde adaptado com um sistema DMC não tem de se preocupar com os tempos de espera associados às oscilações e deflexões do mastro. Assim, é capaz de armazenar cargas de paletes de forma mais rápida, uniforme e segura. Além disso, durante a recolha de uma carga de palete da estante, os garfos ficarão sempre completamente inseridos na palete na primeira aproximação, o que se traduz em tempos de ciclo mais rápidos e assim se elimina praticamente o risco de danificar a estante ou a carga armazenada atrás.

Para controlar as oscilações e deflexões dinâmicas do mastro, de forma tão suave e eficiente quanto possível, a Linde decidiu não utilizar um sistema hidráulico e optou por um ativador linear elétrico muito mais preciso e energeticamente eficiente. Outra vantagem é a elevação e retração simultânea sem redução na velocidade, o que permite obter maiores taxas de produtividade. 
Esta novidade da Linde proporcionará uma nova ferramenta valiosa e potente aos seus clientes, com o fim de cumprir os desafios diários de oferecer logística segura, rentável e eficiente.