NOTICÍA

Linde regista cada vez mais empilhadores personalizados

20 Abr 2015

Linde Material Handling regista um aumento significativo em soluções feitas à medida

Ao longo dos últimos 10 anos, nenhum outro segmento de empilhadores industriais tem experienciado um crescimento comparável ao observado em Opções Personalizadas, conhecidas pela abreviatura CO (do inglês Customised Options). Enquanto menos de 20 por cento de todos os empilhadores industriais deixavam as fábricas da Linde Material Handling com modificações técnicas em 2004, essa proporção subiu para cerca de um terço no ano passado. Com equipas de CO dedicadas nas fábricas e processos de produção adaptados, a Linde MH está bem preparada para a tendência no sentido de crescentes soluções sob medida.

"Sempre existiu uma certa quota de versões personalizadas, o que se deve ao facto de que, mesmo com a grande variedade de produtos encontrados nas 85 séries Linde e cerca de 6.000 recursos opcionais, é simplesmente impossível atender a todas as necessidades individuais específicas," diz o Dr. Ralf Dingeldein, vice-presidente de Novos Empilhadores na Linde MH. "O que é novidade, no entanto, é que as soluções de veículos personalizados estão a ser pedidas cada vez mais para alcançar novas reduções dos custos através da melhoria do fluxo de material." 

Para ser capaz de lidar com o grande número de milhares de soluções customizadas anualmente, a Linde MH integra o fabrico desses empilhadores no processo de produção em série, sempre que possível. Os especialistas em CO acompanham o processamento de pedidos, design, desenvolvimento e aquisição em todo o processo através do fabrico, montagem, documentação e serviço, independentemente da unidade de produção em questão. "A versatilidade, facilidade de uso, robustez e eficiência são os quatro principais valores da marca Linde", diz Dingeldein. "E é claro que estes se aplicam às nossas soluções personalizadas, também."

Tanto mais porque muitos dos COs desenvolvidos são de interesse também para outros grupos de clientes e, assim, fazer o seu caminho para a produção em série. Um exemplo é o stacker compacto contrapesado Linde L06 AC AP. Este veículo autónomo, que pode levantar cargas de até 600 kg e que está equipado com uma plataforma de suporte, foi desenvolvido para uma das maiores empresa de móveis do mundo. Para operar de forma mais sustentável e reduzir os custos, em simultâneo, o gigante do mobiliário mudou para paletes de papelão que são 10 centímetros mais baixas do que as paletes de madeira usadas anteriormente.

Por isso, tornou-se impossível usar um stacker normal. No entanto, o stacker contrapesado Linde L06 AC AP ofereceu a solução ideal. Ele combina as vantagens do princípio do contrapeso (garfos cantilever) com dimensões muito compactas, e com os garfos ISO, pode levantar qualquer tipo de portador de carga, incluindo por exemplo Europaletes em posição transversal. Graças à sua distância entre eixos mais curta e um mastro retrocedido, este stacker com plataforma de suporte dobrada tem um comprimento de pouco mais de 2,4 metros.

"Com esta nova solução customizada, abrimos um amplo espectro de aplicações, muito além deste caso individual", diz Tobias Zierhut, Diretor de Marketing de Produto da Linde Material Handling, plenamente convencido. "Possíveis campos de aplicação são encontrados, por exemplo, na produção e montagem, ou em armazéns com corredores estreitos."