NOTICÍA

Vermeer apresenta o protótipo da primeira enfardadeira automotriz

20 Set 2017

A Vermeer apresentou ao público o protótipo daquela que se pode converter na primeira enfardadeira de fardos redondos automotriz a nível mundial. Fê-lo no Nebraska, EUA, no âmbito dos Husker Harvest Days, tornando-se assim numa das grandes protagonistas do certame.

Trata-se de uma máquina que conta com uma espaçosa cabina que assenta sobre o eixo dianteiro que inclui sistema de suspensão —pendente de patente— para conferir um maior conforto ao operador e uma visão sem obstáculos do cordão, apesar de contar com uma câmara incorporada para a recolha.

A ZR5 conta com motor Cummins de 173 CV, transmissão hidrostática com acionamento no eixo traseiro. Outra caraterística destacada afeta o sistema de direção, com raio de viragem zero, o que supõe um “piscar de olho” à indústria da manutenção de espaços verdes. Segundo o fabricante, esta solução técnica garante-lhe uma melhor manobrabilidade e eficiência na condução que a combinação convencional trator-enfardadeira.

A multinacional especialista no fabrico de maquinaria para distintos sectores, entre os quais o agrícola, realçou que o modelo apresentado é um protótipo, mas com elevados níveis de automatização, que incluem o processo de enfardamento e a capacidade de fazer automaticamente ajustes em tempo real baseados em inputs de campo, tipo de cultura e operador.

A máquina pára automaticamente quando forma um fardo (1,82 x 1,55 m). Durante o processo de atamento, uma tecnologia especial de ‘quarto de volta’ permite que se desvie automaticamente da linha e expulse os fardos pelas laterais. O portão traseiro abre e fecha automaticamente, depois disto a máquina volta ao cordão de trabalho e o operador apenas deve pressionar um botão para reiniciar o enfardamento. Segundo a empresa, o processo supõe uma redução de tempo de até 35%.

“À medida que o acesso ao trabalho nas zonas rurais se torna más limitado, acreditamos que com a ZR5 se abre o caminho no sentido de uma maior eficiência, produtividade e uma eventual redução de mão de obra necessária para produzir a mesma quantidade de alimento. Satisfaz-me dizer que a Vermeer se orgulha de enfrentar este investimento em inovação”, afirma o vice-presidente executivo, Mark Core.