NOTICÍA

Flexibilidade, rentabilidade e ecologia – os veículos MAN na IFAT 2018

16 Mai 2018

A MAN apresenta veículos, serviços e financiamento como leque de soluções abrangentes para aplicações municipais.
- Pela primeira vez na IFAT – MAN TGE de 3 a 5,5 toneladas
- Nova característica – elevado binário de saída na carroçaria devido à integração da OMSI PTO na cadeia cinemática
- Segurança – monitorização da área traseira em veículos de recolha de resíduos

Flexibilidade, rentabilidade, ecologia, simplicidade, eficiência e fiabilidade – as entidades municipais e empresas ligadas a serviços de recolha de resíduos, manutenção de estrada e serviços de Inverno têm elevados requisitos para os seus veículos. A MAN adoptou estas características como o foco da sua exposição na IFAT 2018. Naquela que é a principal feira mundial relacionada com gestão de águas, esgotos, resíduos e materiais em bruto, podem ser encontradas práticas soluções na de 14 a 18 de Maio em Munique. A MAN participa na feira com uma exposição de cinco veículos ligados ao sector. Além de uma TGE, estão em exibição dois TGM e dois TGS.

Para as entidades municipais e empresas, a eficiência operacional e manutenção dos veículos são factores importantes na escolha de uma combinação personalizada de veículo e carroçaria – de carrinhas a chassis de quatro eixos, a MAN fornece veículos para as frotas de entidades municipais e empresas desde as 3 às 44 toneladas. A MAN tem vindo a lançar a sua carrinha TGE com o leão na frente em diversos países europeus desde Abril de 2017. Deste modo, a MAN disponibiliza agora uma gama completa de veículos comerciais, com as séries TGE, TGL, TGM, TGS e TGX. A máxima eficiência só é possível com uma próxima interacção entre os chassis MAN e a carroçaria e equipamentos específicos e adaptados a cada indústria.

Pela primeira vez na IFAT – MAN TGE
Pela primeira vez numa feira da indústria, a MAN vai exibir um veículo municipal da série TGE. Um dispositivo de retenção para limpeza de neve e um espalhador de sal na área de carga demonstram a sua adequação a serviços de Inverno. As entidades municipais e empresas ligadas à recolha de resíduos sólidos e serviços de manutenção de estrada podem facilmente encontrar o veículo correcto para as suas variadas tarefas no vasto portfólio de produtos TGE. Com carrinhas fechadas, carrinhas combi envidraçadas e chassis, a MAN oferece uma grande diversidade de cabines. Estão disponíveis duas distâncias entre eixos, três comprimentos de carroçaria e três alturas de tecto. Também existem opções de cabine simples ou dupla para os chassis. Conforme a configuração, é possível uma carga máxima de 1.5 toneladas em carrinhas de 3.5 toneladas, com um volume de compartimento de carga de 18.4 m³ no máximo. O veículo de entrada da série MAN TGE tem um peso máximo de 3 toneladas, e o veículo mais pesado chega às 5.5 toneladas, com eixo traseiro com rodado duplo. É ainda possível escolher qual o tipo de tracção. Dependendo do peso total do veículo, está disponível tracção dianteira, traseira e tracção total. No desenvolvimento dos motores, o foco foi a eficiência e robustez. O motor a diesel de 4 cilindros e 1968 cm³ está disponível com quarto níveis de potência, entre os 102 CV e os 177 CV.

Inovações MAN no Model Year 2018

Novo motor MAN D08 para as séries TGL e TGM
A MAN equipou os veículos das séries TGL e TGM com o novo motor D08. A unidade de propulsão, que está disponível com 4 e 6 cilindros, caracteriza-se especialmente por utilizar apenas tratamento de gases de escape SCR. A gama de motores de 4 cilindros D0834 com capacidade de 4.6 litros inicia-se nos 160 CV, com 600 Nm de binário máximo. Os outros níveis de potência são 190 CV com 750 Nm de binário e 220 CV com um binário máximo de 850 Nm. A versão de 4 cilindros destina-se apenas a veículos MAN TGLCom 6.9 litros de capacidade, a variante de 6 cilindros do motor D0836, 250 CV e binário de 1050 Nm é o motor mais potente para o MAN TGL, e a versão de entrada para o MAN TGM. As restantes variantes possuem 290 CV e binário de 1150 Nm, e ainda 320 CV com binário máximo de 1250 Nm.

A tecnologia de tratamento de gases de escape SCR e temperaturas de combustão mais elevadas em todos os motores D08 asseguram uma redução do consumo de combustível entre 3% a 5%. Todos os veículos são até 103 kg mais leves, dependendo da potência, graças a uma estrutura menos complexa. O equilíbrio da capacidade de carga, fiabilidade e vida de serviço do motor beneficiam com a construção mais simples. As versões Euro 4 e Euro 5 tem elevada tolerância a enxofre, e por isso podem ser utilizadas em todo o mundo, mesmo em países onde o conteúdo de enxofre é de até 2000 ppm em veículos a diesel. A estrutura simplificada do sistema de limpeza de gases de escape permite que veículos Euro 6 sejam convertidos para mercados secundários, onde ainda se aplicam as normas Euro 4 e Euro 5. Todos os novos motores D08 Euro 6c podem ser operados sem conversão subsequente, através da utilização de biodiesel sintético segundo a norma EN 15940. Outra vantagem é o aumento dos intervalos de mudança de óleo. Com a utilização de óleos aprovados pela MAN, este intervalo pode chegar aos 80,000 km, dependendo da utilização do veículo.

A nova geração do motor inclui sistema de caixa de velocidades completamente renovada. O modo de condução ao ralenti também está disponível para as caixas TipMatic de 6 e 12 velocidades. Esta funcionalidade da caixa de velocidades permite uma condução a uma velocidade lenta, ao ralenti, com a embraiagem desengatada, sem carregar no acelerador. A velocidade do veículo mantém-se constante e o desgaste da embraiagem é menor.Além disso, a caixa de 12 velocidades MAN TipMatic oferece funções adicionais para maior eficiência – Speed Shifting para mudanças mais rápidas na três mudanças mais elevadas e EfficientRoll, que permite a condução do consumo de combustível devido ao rolamento.

Renovado – interior dos veículos MAN TG optimizado
Os novos interiores de todas as series TG são ainda mais práticos e intuitivos. O design, funcionalidade e ergonomia são os pontos centrais.No painel de instrumentos principal existe um ecrã a cores de elevada resolução com 4" claramente estruturado. As diferentes cores facilitam a leitura e orientação, o que significa que qualquer mensagem de aviso ou outro tipo de informação captam facilmente a atenção do motorista. O painel central de botões e o painel operacional também foram restruturados. Os botões estão organizados em grupos, o que torna o manuseamento mais intuitivo, e as funcionalidades mais frequentemente utilizadas, como o interruptor da caixa de velocidades automatizada MAN TipMatic, foram colocados no painel operacional principal. O novo conceito e estrutura dos painéis e botões são idênticos em todos os camiões MAN.O painel de instrumentos acima e à direita da caixa de controlo central oferece mais áreas de arrumação, com ligações eléctricas integradas e novos suportes para copos. Na área por baixo da consola central, existem um compartimento adicional ao longo de toda a linha de gavetas inferior.O novo design permitiu ainda a criação de mais espaço entre os bancos e à frente da cama. A caixa frigorífica ou de arrumos, que agora fica armazenada debaixo da cama em todas as variantes da cabine, também contribui para este espaço adicional. Além disso, a caixa frigorífica tem agora 35 litros de capacidade, e estão ainda incluídos uma função de arrefecimento rápido e modo de hibernação silencioso. Alternativamente, pode ser fornecido um compartimento de arrumos para este espaço.Na zona de descanso optimizada dos MAN TGM e TGS com cabines L e LX, a cama de cima e de baixo (opcional) possuem controlos eléctricos com colocação mais conveniente, estores e tecto deslizante. Quatro potentes tomadas (12 V, 24 V, USB) e o novo conceito de iluminação aumentam ainda mais o conforto.O esquema de cores em cinzento-escuro com o nome "Urban Concrete", que pode ser opcionalmente encomendado para a área inferior do interior, é extremamente resistente a qualquer tipo de sujidade.