NOTICÍA

Jungheinrich Portugal comemora 20 anos e reforça presença no mercado nacional

17 Mai 2018

Presente no mercado português desde 1998, a Jungheinrich Portugal comemorou no passado dia 15 de Maio o seu 20º aniversário num evento que contou com dezenas de convidados. Ao longo destes anos tem feito um percurso sustentável e consistente, com um forte investimento nas infraestruturas e um aumento substancial dos recursos humanos. 

«Portugal é um dos 39 países onde a Jungheinrich está representada com distribuição direta própria. Começámos com 3 colaboradores e, atualmente, já somos perto dos 90. Perspetivamos chegar aos 100 colaboradores até ao final do ano», adiantou Mark Wender, managing diretor da Jungheinrich Portugal, que explicou: «Este aumento resulta do trabalho feito ao longo de 20 anos e da confiança depositada pelos nossos clientes. Conseguimos inovar, prestar um serviço de qualidade e identificar as necessidades do cliente e encontrar as soluções adequadas em tempo real. O balanço é muito positivo.»

Com um aumento do volume de negócios a dois dígitos, a Jungheinrich Portugal continua a reforçar a sua presença no mercado nacional. Já este ano vai mudar a delegação Norte do Mindelo para a zona industrial da Maia, para um espaço de 650 metros quadrados, 65% mais que a área anterior. Esta ampliação permite à empresa ter espaço extra para stock e apostar na formação de condutores de empilhadores, à semelhança do que acontece na sede em Mem Martins. As novas instalações beneficiam ainda de uma localização estratégica pela proximidade do Aeroporto Internacional do Porto e do Porto de Leixões. 

Este ano, a Jungheinrich Portugal tem vindo também a alargar a oferta da sua loja online - PROFISHOP Portugal -, que neste momento já comercializa 7 mil referências complementares à habitual gama Jungheinrich, desde a movimentação de carga a equipamentos para armazém. Disponibiliza artigos com boa relação qualidade-preço, permitindo o acesso de soluções a clientes que têm budgets mais limitados ou utilizações menos intensas e frequentes.

«O nosso modelo webshop é pioneiro no setor e dá resposta às tendências atuais do mercado e da Indústria 4.0, onde as vendas online registam um crescimento significativo», explica o responsável. «Diversificámos o nosso modelo de negócio e reforçámos o nosso papel de parceiro completo de soluções para armazenagem. A presença neste canal beneficia-nos da visibilidade online para chegar a novos clientes de pequena dimensão». 

Nos seus 20 anos, a Jungheinrich Portugal tem vindo a efetuar diversos investimentos com base no crescimento verificado. Em 2015 inaugurou as instalações da sua sede em Mem Martins, com uma área de 4 mil m2, num total de 700 mil euros. Simultaneamente, a multinacional alemã investe de forma contínua no alargamento da frota de aluguer e de usados, em novos equipamentos, na contratação de novos colaboradores e na formação da sua equipa.

Em 2017 registou a maior faturação de sempre em Portugal, com um aumento de 16%, bem como o maior número de encomendas, (mais de 35% -  em unidades). Para este ano, as estimativas são positivas com o mercado a continuar a aumentar e a Jungheinrich Portugal a manter um crescimento a dois dígitos.

O Futuro já chegou
Sob o lema “O Futuro já chegou”, as comemorações dos 20 anos da Jungheinrich Portugal refletem a aposta constante na inovação e no desenvolvimento de tecnologia e conceitos de equipamentos que permitem à Jungheinrich dar resposta aos desafios da intralogística 4.0: automatização; digitalização; conetividade e eletrificação. Trata-se de desenvolver equipamentos que garantem processos de transporte eficientes e seguros, e que permitam uma utilização otimizada de recursos.

Segundo Mark Wender, «Com as novas tecnologias passámos de produzir máquinas para criarmos uma nova tipologia de produto.  A máquina tornou-se parte de um sistema complexo e integrado. À qual juntámos as baterias de iões de lítio, os carregadores e o sistema de gestão da bateria. Como fornecedor único conseguimos a interligação perfeita entre todos os componentes e garantimos a máxima eficiência e rentabilidade da tecnologia. Controlamos todo o processo, o que nos diferencia no mercado.»

Desde a sua fundação que a Jungheinrich tem pautado a sua atividade pelo desenvolvimento de equipamentos e soluções de vanguarda, como é o exemplo da tecnologia de iões de lítio. 

Passado e o Futuro
O showroom de 1700 m2 transportou os convidados numa viagem no tempo com a exposição de um empilhador retrátil e de um porta-paletes elétrico ELE, ambos de 1998. A comparação destes modelos com as mais recentes novidades nas respetivas classes, o ETV 216i e o porta-paletes EJE 114i já com a tecnologia de iões de lítio, mostra o quanto se evoluiu em 20 anos. Agora é a era das baterias de iões de lítio, onde a Jungheinrich é líder e pioneira.

Com o desenvolvimento desta tecnologia, a Jungheinrich criou uma nova geração de empilhadores. A potência de iões de lítio integrada garante um desempenho superior no armazém, para além de um design de equipamento revolucionário: melhor ergonomia; facilidade de manobra; maior eficiência energética e maior visibilidade e segurança. 

O ETV 216i é o primeiro empilhador retrátil movido a bateria de iões de lítio. Trata-se do mais compacto e com melhor desempenho da sua classe. Com um formato reduzido e uma velocidade de elevação 23% superior, o ETV 216i é mais ágil em corredores estreitos e permite movimentar mais 5% de paletes por hora. O seu design aumenta a visibilidade, proporcionando uma maior segurança.

A vantagem principal do porta-paletes elétrico EJE 114i com bateria de iões de lítio é a configuração da bateria e o respetivo compartimento com dimensões mais reduzidas. É o modelo mais compacto, simplificando a sua utilização nos espaços mais estreitos e em áreas sensíveis ao peso (por exemplo, em plataformas de carga eleváveis).

Como ponto de interesse fizeram ainda parte desta exposição os Óculos de Realidade Virtual, que permite a visualização de três filmes: simulação da condução de um EKX; a visita virtual ao stand da Jungheinrich na CeMAT e, por último, uma visita ao centro de peças da Jungheinrich, em Kaltenkirchen. Esta opção é benéfica para demonstrar aos clientes, independentemente da sua localização, o universo Jungheinrich e como ferramenta de formação dos técnicos do grupo. 

A par destas inovações estiveram em exibição todas as áreas de negócios, nomeadamente equipamentos novos de série, os sistemas logísticos (desde estanterias manuais a soluções automatizadas), as máquinas recondicionadas de 5 estrelas (JUNGSTARS), o serviço Pós-Venda e o Serviço de Aluguer, com uma vasta frota de equipamentos de movimentação que vai desde os empilhadores às plataformas elevatórias.