Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

A Agroglobal decorre mesmo em Portugal?

Entre 5 e 7 de Setembro decorreu no Mouchão da Fonte Boa, Valada do Ribatejo, mais uma edição da Agroglobal. Novamente, como vem ocorrendo há uma década, a Agroglobal reuniu toda a fileira agrícola, num evento dinâmico, representativo, interessante e alegre, que nos leva a esta questão: A Agroglobal decorre mesmo em Portugal?

Somos portugueses orgulhosos, mas temos que reconhecer que, no que se refere a eventos agrícolas, ao longo dos anos, temos sido pouco mais que uns pacatos imitadores do que se faz lá fora… Ora pavilhões com máquinas e pouco público mostrando novidades que o não são na realidade… Ora conferências do mais cansativo e desinteressante, com participantes a dormitar… Enfim, algo realmente confrangedor na maior parte dos casos.

Na Agroglobal a realidade é bem distinta! Cada vez são mais as empresas e as fileiras representadas. As empresas têm encontrado ótimas formas de mostrar as suas novidades, de uma maneira dinâmica e, por vezes, criativa. De tal forma que, muitos visitantes que nos abordam nos dizem repetidamente “esta feira é mesmo em Portugal?”. 

Como é evidente, este evento não é uma ideia original, e várias são as feiras a nível mundial que já existiam com esta abordagem, nomeadamente o interessantíssimo Agrishow (Ribeirão Preto, Brasil) ou o Innov-Agri (Loiret, França). Mas, uma coisa é certa, a forma como a Agroglobal se apresenta não fica nada atrás das anteriormente referidas e de outras que entretanto nasceram, como a Demoagro em Espanha.

Precisamente com a Demoagro, talvez pela proximidade, foram várias as comparações. Como alguns expositores nos comentaram, o layout da Demoagro é muito menos funcional que o layout da Agroglobal, aquela distribuição ao longo do pivot imaginário, faz com que se tenham que fazer caminhadas medonhas para observar muito menos expositores no final de cada jornada. Em Portugal, pelo contrário, apesar da dimensão interessante, tudo acaba por estar muito mais próximo, e todos podem visitar as áreas que pretendam.

Por fim, de referir, que a consagração da Agroglobal não é também alheia a um programa de conferências deveras interessante e participado que, para cúmulo, junta alguns dos mais brilhantes oradores a nível nacional, e nesta edição, inclusivamente de caráter internacional.

Como único ponto negativo, apesar das boas intenções da organização, apenas encontramos a dificuldade de acessos, natural, no entanto, já que a feira decorre em pleno campo. O estacionamento continua a ser difícil, e quem não consiga entrar na feira logo à primeira hora da manhã, que se prepare para estar bastante tempo em filas de trânsito.

Esta situação a melhorar não belisca em nada o excelente trabalho que tem vindo a ser feito ao longo destes 10 anos. Parabéns à Agroglobal pela fantástica feira que nos coloca no mapa, certamente, entre um dos melhores eventos demonstrativos a nível mundial!

Por parte do portal comerciomaquinas.com iremos ao longo das próximas semanas publicar uma série de reportagens fotográficas e de vídeo alusivas ao evento. Preparem-se para o que aí vem!

Publicado em: 13 SET 2018
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery