NOTICÍA

Conceito Husqvarna ZERO: solução autónoma e sem emissões para espaços verdes

16 Out 2018

O conceito de design Husqvarna ZERO é uma solução autónoma e sustentável para os espaços verdes que combina robôs corta-relvas com energia solar, inteligência artificial (AI), carregamento por indução, limites virtuais e múltiplos sensores. Um sistema concebido para ajudar os futuros paisagistas a cortar a relva, reduzindo as emissões de carbono, emissões de ruído, cabos de alimentação e tempo.

À medida que as cidades crescem, o mesmo acontece com o número de espaços verdes que requerem manutenção. Para enfrentar este desafio, uma equipa de designers da Husqvarna foi solicitada a desenvolver uma solução que proporcionasse relvados perfeitos sem emissões, reduzisse a pressão sobre os recursos da cidade e minimizasse a exposição das equipas de trabalho a áreas perigosas e de difícil acesso. O resultado é o conceito Husqvarna ZERO, uma solução autónoma “fora da rede” construída em torno de um centro de carga solar equipado com sensor para robôs corta-relvas. 

“Para reduzir a pegada ecológica das cidades, temos de explorar ideias novas e não testadas. Conceitos de design como o conceito Husqvarna ZERO são um ótimo catalisador que nos estimula a desenvolver novas soluções amigáveis para as pessoas e para o planeta”, afirma Rajinder Mehra, diretor de Design da marca Husqvarna.

Durante o dia, o centro de carga movido a energia solar gera eletricidade a partir da luz do sol através de células fotovoltaicas. Quando estão com pouca energia, os robôs corta-relvas regressam automaticamente para o centro de carga, onde podem ser fechados por portas de correr e recarregados através de placas de carregamento por indução. Os tubos de luz LED no topo do centro solar fornecem informações sobre os níveis de energia aos transeuntes, além de criar uma luminosidade atmosférica durante a noite.

Ao criar um limite virtual, o centro de carga movido a energia solar supervisiona a área e mantém os robôs corta-relvas dentro do espaço definido. Quando deteta flores ou outras áreas verdes que necessitam de atenção direta, a inteligência artificial liga a equipa de paisagismo responsável pela área. Este conceito de design autorregulável e sustentável surge do desejo da Husqvarna em contribuir para o objetivo do acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo dos 2 °C em relação aos níveis pré-industriais. Para já, não está prevista a comercialização deste conceito.