NOTICÍA

Nova trituradora de Biomassa: Biomass TBM 2000 da López Garrido

20 Mar 2019

Atualmente, a biomassa é a fonte de energia renovável que conta com maior potencial de crescimento, e um dos recursos renováveis mais utilizados no mundo. Diversos fatores, como o encarecimento de outros combustíveis e a crescente preocupação pelas alterações climáticas contribuíram para o seu rápido desenvolvimento, convertendo-se numa fonte de energia alternativa não contaminante e muito competitiva.

Entendemos como biomassa a utilização da matéria orgânica como fonte energética, ou seja, toda a matéria orgânica produzida por plantas e animais, como por exemplo a madeira e folhas das árvores, as cascas de frutos secos, os excrementos de animais, os restos de poda e outros desperdícios de agricultura.

Mediante a sua transformação pode-se gerar energia térmica e elétrica para a produção de água quente, aquecimento e eletricidade. O seu uso mais generalizado é através de caldeiras de biomassa, que utilizam como fonte de energia combustíveis naturais como os pellets de madeira, resíduos florestais, caroços de azeitona e cascas de frutos secos. Não obstante, esta não é a única aplicação da biomassa uma vez que também se utiliza para a obtenção de biogás e outros biocombustíveis como o biodiesel.

Biomass TBM 2000
Neste contexto, a López Garrido desenvolveu uma nova trituradora recuperadora de poda para a trituração de restos de oliveiras, citrinos, vinha e culturas com um diâmetro de ramos até 15 cm.Esta máquina possui um contentor de 9m3 para a carga de material picado até 3000 Kg, e uma altura máxima de 3,4m. Uma máquina compacta, manejável e versátil com alimentador duplo (pick-up) e rotor de facas interno em aço Hardox 500, homologada para circulação em estrada depois de matriculada.

O material triturado resultante é muito pequeno, pelo que geralmente a central de biomassa de destino não requer uma segunda trituração para voltar a recortar o material. Esta vantagem traduz-se numa economia objetiva de tempo e de custos, dando como resultado um benefício tangível no processo de transformação.