NOTICÍA

Entrevista a Laurent Marionnet, Diretor-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa

15 Mai 2019

CM: Que tipo de trabalho desenvolve a CCILF – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa?
LM: A CCILF é uma Associação empresarial ao serviço das empresas desde 1887 cujo principal objetivo é incrementar as relações económicas e comerciais luso-francesas nas suas duas vertentes, “Investir em Portugal” e “Expandir-se para França”. Dispomos de uma equipa de profissionais bilingues aptos a fornecerem a empresários franceses e portugueses o acompanhamento necessário para a concretização dos seus projetos através de: 
- Estudos de mercado, listas de contacto
- Missões de prospeção, missões agentes comerciais
- Acompanhamento na criação de sociedades
- Serviço de domiciliações
- Aluguer de escritórios

Oferecemos um serviço de Networking a fim de facilitar os encontros entre chefes de empresa, Almoços Debate, Conferências, Seminários… 

CM: No que se refere à promoção de feiras e eventos franceses em Portugal, como se caracteriza o vosso trabalho?
LM:  Partilhamos um conceito integrado de Marketing com vista a otimizar a relação custo/eficiência dos investimentos efetuados pelos nossos clientes, os salões franceses, apresentando as soluções mais adequadas às suas necessidades e objetivos.A CCILF é representante em Portugal da Promosalons, organização de promoção dos grandes salões profissionais franceses. Apoiamo-nos numa vasta rede local de profissionais, nos contactos com a imprensa, com as associações e institucionais e na sua experiência em matéria de comunicação, a fim de garantir uma excelente visibilidade e os melhores resultados aos nossos parceiros. É o ator de referência para acompanhar a atualidade dos grandes eventos profissionais franceses e do seu setor: Agendas, programa de conferências e animações, descodificar as tendências do mercado, descobrir inovações. Presença em eventos locais e organização de conferências de Imprensa, encontros com instituições….

CM: Qual tem sido o acolhimento dos players portugueses (empresas, público e entidades públicas) relativamente às feiras e eventos franceses?
LM: Os players portugueses estão cientes de que o número, a dimensão e a notoriedade dos salões profissionais organizados em França oferecem oportunidades comerciais únicas às empresas estrangeiras. Para os profissionais portugueses, a Promosalons Portugal é o contacto chave para toda a informação sobre os seus salões membrosPortugal tem cerca de 350 visitantes portugueses por feira, o que representa um importante número em relação a outros países visitantes e encontra-se no ranking dos 10 países com o mais elevado número de visitantes em salões como o Bâtimat, o Sitevi, o Vinitech, o All4pack …

CM: Pode dar-nos alguns exemplos concretos de ações que a Câmara esteja a desenvolver em Portugal com vista à promoção de feiras e eventos franceses?
LM:  A Promosalons, através da CCILF engloba um conjunto de serviços cuja envolvência primordial é a de levar os visitantes portugueses aos salões profissionais franceses. A visita a salões profissionais portugueses como por exemplo a Tektónica, por conta do salão francês Bâtimat, é uma oportunidade para o contacto direto com os nossos prospetos e com as associações, razão pela qual a CCILF participa em tais iniciativas.  Todos nós sabemos que um Showroom, agrada e conquista muitos clientes. Devemos abusar da nossa criatividade, pois o objetivo principal é chamar a atenção dos futuros prospetos.

A pensar nisso, estamos a organizar em Portugal, um Showroom por conta de um dos nossos salões profissionais franceses. 
- Organização de reuniões de negócios, 
- De delegações de visitantes, 
- Oferta e Gestão de entradas VIP nos salões
- Constituição de bases de dados
- Marketing Direct
- Relações com a imprensa
- Sensibilização das associações

CM: Como se articula o trabalho da CCILF com o trabalho da Promosalons?
LM: A Promosalons faz parte integrante da CCILF o que significa que beneficia  das suas redes de contactos assim como da integralidade das suas prestações. A vantagem é a de podermos oferecer um serviço de acompanhamento completo às empresas, as quais após a visita de um salão profissional em França têm a possibilidade de pedir à CCILF que as apoie no seu desenvolvimento comercial em França.