NOTICÍA

Transmissão eAutoPower obtém a única Medalha de Ouro da Agritechnica 2019

19 Set 2019

A transmissão eAutoPower da parceria John Deere/Joskin obtém a única Medalha de Ouro da Agritechnica 2019

Esta quinta-feira (19 de Setembro) deram-se a conhecer os prémios da Agritechnica 2019 (Hanover, Alemanha, 10-16 de novembro). O júri concedeu uma Medalha de Ouro e 39 de Prata entre as 291 candidaturas.

A única Medalha de Ouro destina-se a um desenvolvimento conjunto entre a John Deere e a Joskin. Trata-se da transmissão eAutoPower para os novos tratores da Série 8R da John Deere, que representa a primeira caixa de velocidades de potência eletromecânica aplicada em tecnologia agrícola. Tecnicamente, prescinde-se da unidade hidráulica (bomba/motor) e utilizam-se dois motores elétricos como um acionador de variação contínua.

Um gerador incorporado no trator proporciona a eletricidade. Os motores elétricos foram especificados para que não forneçam apenas energia ao variador, mas também possam proporcionar até 100 kW para consumo externo. Esta solução de eletrificação do implemento é aplicada também pela Joskin nas suas cisternas de chorume, onde dois eixos num chassis tridem são acionados eletricamente.

No lado do trator, esta integração elétrica resulta numa maior eficiência da caixa de velocidades — perde-se menos potência — e reduzem-se custos de manutenção. Além disso, os fluxos de energia excedentes que se produzem em certos pontos operacionais podem 'aproveitar-se' quando se requer energia elétrica para componentes externos, o que melhora ainda mais a eficiência geral. Utilizado em combinação com eixo motriz numa cisterna de chorume, os resultados são uma maior tração, um deslizamento reduzido e uma melhorada adaptação ao terreno em inclinações laterais.