NOTICÍA

Para a Volvo CE chegou a hora da eletromobilidade

27 Abr 2020

Com desempenho igual ao diesel e um melhor ambiente operacional, salvar o planeta nunca foi tão fácil, diz Elodie Guyot, responsável da gama de escavadoras compactas elétricas da Volvo CE:

Os veículos elétricos existem há quase tanto tempo quanto o automóvel, mas nos últimos 100 anos ou mais, a Big Oil, na forma de motores a gasolina e a diesel, tem sido a vencedora. Agora as coisas estão a mudar e a energia elétrica está prestes a dar ao petróleo o choque da sua vida. 

Nos últimos anos, a sociedade percebeu a necessidade de reduzir a pegada de carbono para proteger o meio ambiente, o que levou os governos a estabelecer metas ambiciosas de redução de emissões de CO2. Estes objetivos só poderão ser atingidos se os fabricantes desenvolverem alternativas convincentes aos motores de combustão alimentados a diesel. Por último, o elemento final deste triângulo, que são os clientes - também precisam comprar nesta nova direção.

Via rápida da tecnologia
Felizmente, as estrelas estão a alinhar-se. Os sistemas de bateria, motor e controlo estão a desenvolver-se rapidamente, e o aumento do número de fornecedores no mercado significa que há mais opções de escolha para os fabricantes como a Volvo CE. A diversidade de players significa mais possibilidades de corresponder aos requisitos dos clientes, preços mais competitivos e em breve a redução do custo dos componentes. O desempenho destes elementos também está a aumentar rapidamente, de tal modo que a capacidade elétrica por bateria é adequada a uma das aplicações mais exigentes do mundo automotivo - a construção.

A Volvo CE apresentou os seus primeiros produtos elétricos no ano passado - um dos quais foi o ECR25 Electric - uma escavadora compacta na classe de 2,5 toneladas. Esta apresenta vários benefícios, para além das zero emissões, inclui um ambiente operacional mais aprimorado. É uma máquina que praticamente não faz barulho e também não possui vibrações associadas aos motores a diesel. A diferença é notável, algo que deixa os clientes satisfeitos.

Os clientes também estão satisfeitos por não terem de lidar com combustível, óleo, derramamentos, etc., além dos problemas de saúde associados.

Operacionalmente, os benefícios também são muitos, por exemplo as máquinas elétricas com emissão zero podem trabalhar em segurança dentro de edifícios. Por isso, uns dos primeiros a adotar a nova tecnologia parecem ser as aplicações internas e empreiteiros na construção de túneis, onde a falta de combustão nas máquinas significa que elas operam com segurança em espaços confinados e subterrâneos.

Uma preocupação com qualquer nova tecnologia é: "Será melhor do que aquilo que já tenho?" Quando se trata das novas escavadoras compactas, a resposta é um qualificado "Sim". O desempenho é comparável a uma máquina equivalente a diesel, e o torque de 100% no arranque significa que os tempos de reação são mais rápidos. As baterias são projetadas para durar um turno completo. Essas pequenas máquinas não tendem a funcionar continuamente. A média num turno de oito horas é de as máquinas trabalharem metade desse tempo. A bateria da nova ECR25 Electric pode atingir essa meta em 80% do tempo, dependendo da aplicação - mais para algumas, menos para outras.

O preço da inovação
Enquanto os preços estão a reduzir, os volumes destas máquinas ainda são pequenos, o que significa que não há economias de escala nos componentes para redução dos custos. As baterias são o maior componente - e são caras, e por enquanto, a construção elétrica apresentará um preço por equipamento, superior às máquinas tradicionais movidas a diesel. Mas à medida que os volumes aumentem, é expetável que os preços baixem consideravelmente e passem à igualdade com as máquinas a diesel.

As baterias também são pesadas e aumentam o peso dos novos equipamentos, mesmo quando os contrapesos são removidos. Mas a tecnologia celular está a evoluir rapidamente, e consideramos que esse problema inicial será resolvido brevemente. Em termos de vida útil da bateria, acreditamos que as nossas baterias durem a primeira vida útil da máquina - 8 a 10 anos.

As máquinas elétricas são seguras?
As escavadoras compactas são tão seguras quanto qualquer outro aparelho elétrico. Com apenas 48V, não são classificadas como de alta tensão e exigem apenas precauções de bom senso.

Algumas pessoas apontam para o fato de que as máquinas elétricas não são tão amigas do meio ambiente quanto afirmam – que os minerais de terras raras usados nos componentes e o fato de que a eletricidade que os alimenta pode vir de fontes "sujas", como centrais elétricas a combustíveis fósseis. Estes críticos estão certos, não são 100% limpos, mas são um passo na direção certa. Não podemos esperar até que todos os desafios sejam resolvidos, mas precisamos trabalhar em direção a uma meta comum, a energia limpa. Esta é uma questão social e está além de qualquer fabricante resolver.

É a eletricidade apenas para os pequenos?
48V é excelente para equipamentos compactos, para as máquinas maiores precisaremos de mais energia. Para algumas aplicações, ainda há um lugar para os híbridos e até para conectar as máquinas maiores (como grandes escavadoras) diretamente na rede. Embora as células a combustível de hidrogénio pareçam ser a solução ideal para energia elétrica, emitindo apenas água e calor como resíduos, a tecnologia ainda é imatura e precisa de mais desenvolvimento. Enquanto isso, precisaremos de encontrar a melhor solução elétrica para as máquinas e aplicações, e não sermos muito rígidos ao comprometer-nos com um tipo de tecnologia.
 
O futuro exige ousadia
A Volvo CE foi a primeira empresa a comprometer-se a interromper o desenvolvimento de equipamentos compactos movidos a diesel e a dedicar recursos a um futuro de produtos exclusivamente elétricos. Com o decorrer do tempo, evoluiremos para máquinas maiores, à medida que a tecnologia se tornar mais poderosa e robusta, ficaremos mais confiantes de que há procura suficiente dos clientes para fazê-la. 

Isso também envolve uma mudança fundamental nos nossos negócios, que nos permitirá aprender novas competências e desenvolver novos modelos de negócios. Também precisamos ser mais rápidos no desenvolvimento de produtos e na identificação das novas oportunidades de tecnologia. Enquanto fazemos isso, a nossa rede de revendedores precisará adotar a nova tecnologia e adaptar os seus modelos de negócios a um mundo onde as máquinas não precisam do mesmo regime de manutenção que as máquinas movidas a diesel. Há tempo para isso, já que a energia a diesel estará ainda disponível durante vários anos (ou pelo menos os motores de combustão estão - os biocombustíveis também mostram um grande potencial.) Mas a mudança está a chegar: as Máquinas Elétricas vieram para ficar. Depois de um século jogar em segundo lugar com o petróleo, a eletricidade chegou e, eventualmente, a energia elétrica vai dominar o mundo.