NOTICÍA

Jungheinrich implementa stackers automáticos em empresa de equipamentos hospitalares

26 Mai 2020

• Especialista em equipamentos hospitalares automatiza processos com soluções da Jungheinrich

• Transporte automatizado de paletes entre a zona de receção de mercadorias e a área de logística

• Stackers automáticos ERC 213a apresentam tecnologia avançada de segurança e navegação

A Dahlhausen Medizintechnik, empresa alemã de equipamentos hospitalares, escolheu a Jungheinrich para automatizar o transporte de paletes entre o seu novo espaço de receção de mercadorias e a área de logística existente, em Halberstadt, na Alemanha. O objetivo é transportar um grande volume de mercadorias através de um processo controlado e eficiente, por longos períodos. Este investimento surgiu da necessidade recorrente de expansão do espaço das instalações. «Nos últimos anos, temos vindo a expandir, consistentemente, a atividade e a determinada altura o espaço ficou limitado”, explica Holger Linke, diretor administrativo da empresa, em Halberstadt. «Isso significa que a nova área de reçeção de mercadorias teve de ficar descentralizada do armazém. O resultado foram rotas de transporte mais longas, pelo que procurámos uma solução que garantisse fiabilidade eficiente do processo e, ao mesmo tempo, aliviasse os nossos colaboradores de fazerem transportes longos e monótonos. Os AGV eram a solução óbvia”, diz o responsável.

Neste sentido, a Jungheinrich implementou, em Halberstadt, dois equipamentos de movimentação automáticos (AGV) ERC 213a. Os stackers elétricos da Jungheinrich, equipados com componentes de automação e navegação, são comandados por um software inteligente. O ERC 213a orienta-se no espaço através de lasers e refletores instalados ao longo da rota. Os scanners de segurança verificam a existência de obstáculos em redor do equipamento, garantindo assim um maior nível de segurança em todas as direções e a possibilidade de circular em ambientes mistos (equipamentos manuais e pedestres).

O recurso a equipamentos autónomos permite libertar os colaboradores de atividades padronizadas e dedicarem-se a tarefas mais importantes, ajudando a aproveitar ao máximo os recursos escassos, além de economizar tempo e reduzir custos. Graças à automação, os fluxos de transporte também se tornam mais confiáveis.

A solução automatizada da Jungheinrich em Dahlhausen opera como um sistema autónomo. Esta solução pode ser conectada em rede, a qualquer momento, com o software de gestão de armazém utilizado pela Dahlhausen. Para além disso, podem ser facilmente adicionados à operação outros AGV.