NOTICÍA

Linde MH apresenta duas soluções que asseguram uma prevenção eficaz contra o COVID-19

29 Jul 2020

Dispositivos de segurança inteligentes asseguram uma proteção eficaz contra o contágio - Mantenha a distância de segurança

Estou suficientemente longe ou demasiado perto? Mesmo que os colaboradores saibam como é essencial manter uma distância segura uns dos outros em tempos de COVID-19, os seus instintos podem ser enganadores. Para solucionar este problema, a Linde Material Handling apresenta duas soluções simples e altamente eficazes: O Colete de Distância de Segurança e o Distance Beeper. De utilização flexível proporcionam avisos auditivos, visuais e tácteis se os colaboradores se aproximarem demasiado uns dos outros - permitindo assim a capacidade de trabalhar livremente com a máxima proteção contra contágios.

Seja na linha de produção, na recolha de encomendas no armazém ou nas pausas para café, em instalações industriais e centros de distribuição, a proximidade com os colegas é muitas vezes inevitável. No entanto, tendo como pano de fundo a pandemia coronavírus, tais situações quotidianas apresentam verdadeiros riscos de segurança. Isto aplica-se aos colaboradores e também às empresas, que no pior dos cenários podem ser forçadas a encerrar as suas operações comerciais se ocorrer uma contaminação.

Como podem as novas regras de distanciamento ser efetivamente implementadas sem perturbar os processos de trabalho? A especialista em Intralogística Linde Material Handling fornece uma resposta inteligente a esta questão sob a forma do Colete de Distância de Segurança. O nome diz tudo - este dispositivo de segurança utilizável, certificado de acordo com a norma de segurança EN ISO 20471, controla continuamente o cumprimento no que diz respeito à distância mínima individualmente configurável exigida entre colaboradores. Se se aproximarem demasiado um do outro, os coletes emitem alertas sob a forma de flashes, sons de aviso e vibrações.

Para que isto seja possível, utilizam tecnologia de banda ultra larga extremamente fiável e precisa, que funciona mesmo através de paredes, prateleiras e portões. Uma outra vantagem é que não é necessária qualquer infraestrutura técnica adicional; assim que os colaboradores tenham vestido o seu equipamento inteligente, podem concentrar-se totalmente no seu trabalho sem terem de avaliar constantemente se estão a manter a distância prescrita. Se, não obstante, ocorrer um caso de contágio na empresa, a função - opcionalmente disponível - adicional "Tracking & Tracing" torna possível descobrir quem esteve nas proximidades da pessoa que testou positivo. Desta forma, as empresas podem evitar ter de colocar em quarentena toda a mão-de-obra. Todos os dados são apagados após quatro semanas, no máximo. 

O Colete de Distância de Segurança foi desenvolvido com base no sistema bem conhecido de assistência da Linde, o Safety Guard, que avisa de possíveis acidentes entre veículos industriais e peões em ambientes intralogísticos. O Colete de Distância de Segurança foi desenvolvido com base no sistema bem conhecido de assistência da Linde Safety Guard, que avisa de possíveis acidentes entre veículos industriais e peões em ambientes intralogísticos. A segunda solução que a Linde adaptou para satisfazer os novos requisitos resultantes da pandemia também tem origem nesta família de produtos. Os chamados Distance Beepers, são dispositivos pequenos e portáteis que são fixados ao vestuário, cintos ou por meio de pulseiras, e oferecem às empresas a mesma gama de funções que o Colete Distância Segura: segurança máxima com o mínimo esforço de implementação.

Observação especial: O investimento nestas soluções de segurança inteligentes da Linde Material Handling continuará a dar os seus frutos mesmo quando a pandemia tiver terminado. Os coletes e beepers podem ser facilmente convertidos para as funções clássicas oferecidas pelo Linde Safety Guard e irão então avisar de possíveis acidentes com empilhadores. Inversamente, isto também se aplica aos sistemas de Safety Guard que já estão a ser utilizados pelos clientes: Estes podem ser reprogramados de acordo com o novo aviso de distância utilizado para a proteção contra o contágio.

"Tempos como estes requerem pensamento não convencional", diz Andreas Krinninger, CEO da Linde Material Handling: "Com o nosso Colete de Distância de Segurança e o Distance Beeper, adaptámos um sistema sofisticado às novas circunstâncias e oferecemos às empresas uma opção simples para prevenir cadeias de contágio e assim manter a sua capacidade operacional. Ambas as soluções já estão a ser utilizadas com sucesso em vários dos nossos próprios locais - e também estamos a receber um feedback inicial muito positivo dos clientes dos testes. Além disso, o facto de as ferramentas poderem continuar a ser utilizadas para fins de segurança no trabalho, uma vez terminada a pandemia, torna o investimento extremamente sustentável".