NOTICÍA

Novo Kubota M5111 Low Profile para as culturas onde a altura é fator decisivo

07 Ago 2020

A Kubota lançou recentemente ao mercado o trator especializado de baixo perfil M5111 Low Profile, que chega com novas caraterísticas para melhorar a segurança, a manobrabilidade, o conforto e o respeito pelo meio ambiente.

O M5111 Low Profile deriva da série M5001 da Kubota e incorpora as principais caraterísticas da versão Standard, introduzindo modificações específicas para reduzir a altura total do trator e melhorar a sua manobrabilidade, conforto e segurança.

Os guarda-lamas traseiros foram reduzidos para uma altura inferior a 1,5m, desenhados com formato especial para minimizar as interferências e proteger ao máximo as culturas com alturas especiais. Outros componentes, como a plataforma, o arco de segurança e o banco do condutor estão instalados a menos altura que no trator standard, para minimizar o contacto com pernadas de árvores. Todas estas alterações foram realizadas sem penalizar o considerável a altura livre ao solo do tractor. 

Este modelo incorpora proteções que visam proteger as culturas e os componentes mais expostos do trator. Por exemplo, o depósito de combustível está totalmente construído em metal, os piscas são amovíveis e alguns pontos mais expostos estão protegidos por resguardos e grelhas metálicas.


Tamanho compacto, tração, potência a manobrabilidade:

O eixo dianteiro com reduções cónicas e o sistema de direção Bi-Speed (que quando acionado aumenta a velocidade do eixo dianteiro) oferecem uma manobrabilidade que permite um raio de viragem de 3,70m. Seja em olival, pomares de citrinos ou estufas, poderá realizar manobras com uma facilidade inigualável. 

O eixo de reduções cónicas, para além de aumentar a fiabilidade (devido à sua estanqueidade e eliminação de cruzetas) e eficiência de viragem, permite aumentar a altura livre ao solo do trator, ideal para os trabalhos de trituração. O inversor eletrohidráulico equipado de série permite uma suave inversão de marcha sem necessidade de acionar a embraiagem.

A potência, tanto nas rodas como na tomada de força, têm origem no motor Kubota de 4 cilindros e 3,8 litros de cilindrada que proporcionam uma potencia de 107 CV, ao mesmo tempo que cumpre com a normativa de motores fase IV. De merecida fama em potência e fiabilidade, incorpora funções desenhadas para melhorar a qualidade de trabalho e a condução, como a memória dual de rotações que permite a ativação instantânea de distintos regimes do motor, por exemplo, para fazer as cabeceiras e programar a velocidade de trabalho da tomada de força, ou a gestão das rotações work cruise, que gere de forma eletrónica a carga para manter um regime constante na tomada de força.

A nível de transmissão, a nova máquina tem três gamas e seis velocidades sincronizadas, incluindo velocidades superlentas para aplicações que exijam velocidades muito reduzidas. As 18 velocidades de avanço e as 18 de marcha atrás permitem ao utilizador escolher a velocidade adequada em função do trabalho que vai realizar, alcançando até 40 km/h em transporte e mantendo os baixos consumos graças à sua transmissão ECO.