NOTICÍA

Novo local de trabalho do condutor da nova geração de camiões MAN vence no Red Dot Award

13 Ago 2020

Para o funcionamento intuitivo do seu local de trabalho de condutor digital, a nova geração de camiões MAN recebeu recentemente um Red Hot no famoso Red Dot Award: Brands & Communication Design 2020. Os 24 jurados internacionais ficaram convencidos pela interacção consistente orientada para o condutor e para a prática nos elementos de exibição e controlo pela forma, ideia e efeito.

- O local de trabalho do condutor da nova geração de camiões MAN ganha o prémio Red Dot
- O júri do prémio Red Dot ficou convencido pela forma de exibição orientada ao condutor e prática e pelo conceito de operacionalidade
- A MAN teve em conta as opiniões de mais de 700 motoristas no desenvolvimento da sua nova geração de camiões


"Quero felicitar sinceramente os vencedores do Red Dot Award pelo seu sucesso. Ao ganharem esta distinção, provaram que o seu trabalho é sinónimo de elevada qualidade de design. Têm vindo a destacar-se num forte campo de participantes internacionais graças ao seu desempenho convincente e merecem estar orgulhosos de si próprios e da sua realização", diz o Professor Dr. Peter Zec, fundador e CEO da Red Dot.

"Quando a MAN desenvolveu a nova geração de camiões, era óbvio que o condutor deveria estar envolvido desde o início e ser o centro das atenções. Só assim é que nós, como fabricantes, sabemos o que os motoristas realmente precisam". Recebemos muitas reações positivas dos clientes e dos meios de comunicação social, e ganhar este grande prémio sublinha mais uma vez que estamos no caminho certo", diz o Dr. Andreas Tostmann, Presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus, encantado com o Red Dot Award.

No decurso do desenvolvimento da nova geração de camiões, a MAN envolveu mais de 700 motoristas em vários tipos de modelos, simuladores de condução e estudos de pista de ensaio, incorporando assim os requisitos do utilizador na conceção do local de trabalho do motorista.

Isto é determinado por três sistemas operáveis: por um lado o conjunto de instrumentos, por outro lado o sistema de infotainment e navegação com um visor de até 12,3 polegadas de tamanho e o inovador elemento de controlo MAN SmartSelect e, como terceiro sistema, o comando remoto interno para controlar as funções de conforto e entretenimento a partir da área de descanso. Cada sistema tem a sua própria lógica de controlo específica do camião e, ao mesmo tempo, está integrado no conceito de interação holística.

O local de trabalho, concebido de acordo com os mais recentes e consistentes critérios de design, permite ao condutor operar intuitiva e confortavelmente as numerosas funções de assistência da nova geração de camiões MAN e assim, conduzir o seu veículo de forma segura e eficiente. Todos os elementos operacionais são concebidos de modo a não distrair a atenção do condutor do que se passa na estrada. Os níveis de visualização e de funcionamento estão separados uns dos outros de modo a que a informação visual esteja o mais próximo possível da linha de visão da estrada, enquanto que os comandos estão ao alcance de uma confortável posição sentada. Um exemplo disto é o MAN SmartSelect, que, com a sua viragem e a sua função de pressão, minimiza a necessidade de desviar o olhar da estrada ao operar os menus de infotainment e navegação.

Outro critério chave no desenvolvimento do local de trabalho do condutor da nova geração de camiões MAN foi também oferecer a todos os condutores o mesmo nível elevado de conforto de operação de forma rápida e auto-explicativa, independentemente da idade, experiência profissional ou afinidade técnica. Com o local de trabalho do condutor bem pensado e orientado para a prática, a nova Geração de Camiões MAN dá um contributo duradouro para a simplificação da vida profissional diária dos condutores de camiões.

Sobre o Red Dot Design Award:
A fim de avaliar a diversidade no campo do design de uma forma profissional, o Red Dot Design Award divide-se nas três disciplinas do Red Dot AwardDesign de Produto, Red Dot AwardBrands & Communication Design e Red Dot Award: Conceito de Design. Com mais de 18.000 candidaturas, o Red Dot Award é um dos maiores concursos de design do mundo. Em 1955, um júri reuniu-se pela primeira vez para avaliar os melhores designs do dia. Na década de 1990, o Professor Director Executivo da Red Dot, Dr. Peter Zec, desenvolveu o nome e a marca do prémio. Desde então, a desejada distinção "Red Dot" tem sido o reverenciado selo internacional de qualidade de design excecional. Os vencedores do prémio são apresentados nos anuários, museus e online. Mais informações estão disponíveis em www.red-dot.de.