Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Cachapuz - Uma presença de peso na AgroGlobal

A Cachapuz é a empresa líder no setor da pesagem industrial em Portugal. É uma marca de confiança, sendo reconhecida pela fiabilidade e durabilidade dos seus equipamentos assim como pela excelência dos seus serviços. Participou mais uma vez na AgroGlobal com o objetivo de estar mais perto dos seus clientes, reforçar a visibilidade da marca e recolher oportunidades de negócio para o futuro.

O mercado da pesagem em Portugal é muito competitivo e tal como nos refere o Diretor Comercial da empresa, Jorge Andrade, "A aposta na investigação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços é fundamental para dar resposta às necessidades das empresas, para que a Cachapuz possa fazer a diferença no que toca ao retorno do investimento que fazem. A estratégia da Cachapuz tem sido sempre o investimento em inovação e nos recursos humanos e é desta forma que temos mantido a liderança no setor da pesagem."

"O crescimento no setor agrícola tem sido efetivo e sustentado, revelando-se fundamental para a economia nacional. Por parte dos últimos governos houve um investimento no sentido de o dinamizar e dotar de ferramentas que o tornem competitivo e eficaz. A pesagem neste setor é uma dessas ferramentas que pode dotar as empresas de uma excelência operacional que diferencie o seu negócio; neste sentido, cientes desta necessidade relevante para o negócio, os empresários deste setor têm demonstrado uma preocupação crescente no que toca à logística da pesagem, em linha com a tendência da atividade.”

É precisamente em resposta a essa tendência que a Cachapuz está presente na AgroGlobal, tal como já esteve na última edição, em 2014. Este ano, mais uma vez, voltaram a ser visitados por clientes novos e muitas dessas visitas apresentam-se como perspectivas de negócios muito interessantes. Segundo Jorge Andrade "Esta é sem dúvida uma motivação para voltarmos a estar presentes em edições futuras deste evento."

O principal destaque apresentado nesta edição da AgroGlobal foi, sem dúvida, a Ponte Báscula, que esteve disponível na feira para utilização, mostrando ao público todas as potencialidades e facilidades que tem para oferecer. "A Ponte Báscula está acompanhada por um terminal de topo, que permite a utilização "stand alone", através de um cartão que permite ao motorista recolher toda a informação necessária da máquina, sem recorrer à intervenção de terceiros."

A Cachapuz faz parte do Grupo Bilanciai, que tem sede em Itália. Fabricam e desenvolvem soluções de pesagem em várias áreas que vão desde balanças de precisão até balanças para pesagem de camiões. Em Portugal tem as suas instalações principais no Parque industrial da Sobreposta, em Braga. Conta com 60 funcionários, distribuídos por vários setores: produção, assistência técnica, comercial, e engenharia e inovação, onde também se desenvolvem sistemas de automação para processos de pesagem nas indústrias. 

"Desenvolvemos software que permite automatizar toda a logística do processo de pesagem permitindo que o sistema funcione sem necessidade de acompanhamento humano, desde a gestão de parque de viaturas até à sua saída passando por todas as fases, integrando toda a informação de pesagem com o software do próprio cliente."

A Cachapuz está diretamente presente de norte a sul do país através de comerciais e técnicos especializados em cada área: industrial, médica, alimentar, etc. Recentemente foi lançado um novo produto na área alimentar que para além da pesagem efetua também etiquetagem, deteção de metais e outras funções importantes para este setor. Este equipamento também é comercializado diretamente pela Cachapuz e é acompanhado por um comercial exclusivo e especializado. A 
Cachapuz dispõe também de uma rede de agentes distribuidores que asseguram a presença da excelência das suas soluções de pesagem em todo o território nacional (incluindo as ilhas).

O Grupo Bilanciai está muito bem implementado na Europa. Jorge Andrade explica que ao nível da internacionalização a estratégia da Cachapuz, em sintonia com a estratégia da sede em Itália, passa essencialmente pelos PALOP, dada a facilidade da língua e da proximidade cultural. Exporta para Angola e Moçambique já desde 1950. Tem também parcerias em outros países, como a Tunísia, a Índia, e mais recentemente iniciaram um processo similar na Guiné Bissau. Numa vertente indireta, através de clientes, como a Sugal e a Cimpor, chegam também a outros mercados, por força da sua área de software e automação. As soluções de software da Cachapuz têm acompanhado estas empresas na sua internacionalização, chegando já ao Brasil e ao Chile.

A responsabilidade social é também uma das principais preocupações da Cachapuz. No seio da empresa várias são as medidas já implementadas. Como exemplos, entre muitos outros, Jorge Andrade refere a atribuição de um prémio monetário pelo nascimento de filhos dos funcionários e estipulação de ordenado mínimo acima do determinado pelo Estado. Fora da empresa essa intenção também se manifesta com contribuições "de peso" ao nível do desporto, da saúde, etc., e também no apoio a infraestruturas locais que visem o bem-estar da população.“

Publicado em:20 SET 2016
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery