Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br
Linde

O desafio para as empresas
do século XXI: Resolver
o desafio da Logística 4.0

Internet das coisas, e-commerce, digitalização, redes sociais… estamos perante uma mudança de paradigma tecnológico que se está a repercutir na nossa sociedade a todos os níveis. Para as empresas, esta transformação – que está rotulada como “Indústria 4.0”- representa um grande desafio, ao mesmo tempo que uma enorme oportunidade. Os processos convencionais das empresas foram ficando obsoletos, também no que se refere à logística. A indústria 4.0 deu passo à denominada Logística 4.0.
Perante esta transformação, o que devem fazer as empresas que desejam continuar a ser competitivas? Trata-se de automatizar todos e cada um dos processos logísticos ou interligar todos os equipamentos de uma empresa? A resposta é não. Apesar da complexidade subjacente a esta nova etapa de gestão para as empresas, as chaves são duas: soluções personalizadas e otimização.

Desde a auditoria
até à implementação

Perante este cenário que se apresenta difícil para a maioria das empresas, a Linde Material Handling Ibérica criou uma nova linha de negócio: Linde Intralogistics Solutions. Esta nova divisão posiciona a marca Linde como uma referência no mercado ibérico no sector da intralogística. Como refere Jaime Gener Bover, o seu Diretor Gerente “O objetivo da Linde é dar às empresas as soluções integrais que lhes permitam otimizar os seus processos logísticos, aumentando a sua eficiência e mantendo a sua competitividade. A nossa liderança e dilatada experiência no desenvolvimento tecnológico de equipamentos de movimentação de cargas, permitiu-nos dar este salto qualitativo, com as soluções integrais que a Linde Intralogistics Solutions proporciona. Esta otimização irá redundar, ao fim e ao cabo, na melhoria da experiência de compra do cada vez mais exigente cliente final.” Linde Intralogistics Solutions baseia-se numa consultoria integral que responde a todas as necessidades dos clientes. Isto significa que a Linde garante desde a assessoria inicial, até à implementação e entrega de projetos “chave na mão.” De forma completamente personalizada para cada cliente e de acordo com as suas estratégias e objetivos, Linde Intralogistics Solutions leva a cabo uma auditoria operacional que estuda aprofundadamente todos os processos e elementos – materiais e pessoais- que confluem na gestão e prepara um plano de ação, com as soluções mais adequadas. Em alguns casos, as soluções são simples e não requerem sequer

investimento, no entanto dão como resultado uma maior eficiência e uma redução significativa de custos. Noutras ocasiões, é necessário aprofundar ainda mais e é necessária uma análise mais intensa que pode implicar importantes transformações, como a modificação da estrutura do armazém, a definição dos sistemas de transporte e armazenamento, a incorporação das novas tecnologias ou a modificação do programa de gestão do armazém. Em qualquer dos casos, os engenheiros especialistas da Linde Intralogistics Solutions têm um papel relevante na implantação dos projetos, liderando a sua instauração e colaborando com fornecedores externos de reconhecida experiência, com a mais avançada tecnologia e produtos como estantes, soluções IT (software e hardware), miniloads, carrosséis, trans-elevadores, shuttles ou conveyors e, obviamente, caso seja necessário, a incorporação de empilhadores Linde e/ou equipamentos robotizados. Tudo isto resulta na instauração de soluções únicas que impliquem a máxima otimização da logística, o que irá redundar num investimento seguro e numa evidente economia de custos para o cliente. Finalmente, devemos destacar que Linde Intralogistics Solutions é uma iniciativa internacional que procura proporcionar um valor acrescentado aos clientes de todos os países europeus, ajudando-os no seu desenvolvimento presente e futuro, tornando-os mais eficientes e competitivos perante os desafios do século XXI.

Empilhadores e equipamentos
de armazém com baterias
de iões de lítio

Em telemóveis, computadores portáteis ou câmaras fotográficas, as baterias de iões de lítio estão por todas as partes e a Linde Material Handling implementou-as nos seus equipamentos de movimentação de cargas. Estas baterias têm importantes vantagens, mas no caso da Linde estas são únicas no mercado.

Eficiência energética e durabilidade:

As baterias da Linde têm 2.500 ciclos de recarga garantidos, mais de 90% da energia carregada pode ser utilizada para conduzir o equipamento e têm uma vida útil de até 10 anos. O seu sistema patenteado converte a energia de travagem regenerativa em calor, em vez de retroalimentá-la na bateria quando está em risco de sobrecarga. Além disso, é possível fazer recargas de bateria durante as pausas de refeição ou nas mudanças de turno.

Segurança:

Estas baterias contam com certificado CE, estão protegidas por uma carcaça de 25 mm de espessura e incorporam um sensor de golpes que garante uma proteção adicional que controla os impactos na bateria. O exclusivo sistema de

gestão da bateria BMS (Battery Mana-ger System) controla todos os seus parâmetros e informa o operador sobre possíveis comportamentos perigosos.

Respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas:

As baterias de iões de lítio dos equipamentos Linde respeitam o meio ambiente e as pessoas, uma vez que são herméticas e não requerem uma sala de carga especialmente ventilada. Também não é necessário substituí-las, pelo que não é necessário que o operador faça nenhum tipo de esforço físico. Além disso, não têm emissões nocivas nem existe risco de derrame de ácido.

A gama mais ampla para o maior nú-mero de aplicações:

A gama de equipamentos de iões de lítio da Linde inclui empilhadores contrapesados; stackers; preparadores de encomendas; empilhadores retráteis, porta-paletes e tratores de reboque, adaptando-se assim a todos os sectores. Outra das suas vantagens únicas é que podem ser utilizadas a temperaturas de entre +45 e -35ºC, o que os torna ideais, em câmaras frigoríficas, aplicações de dois turnos e para a carga e descarga de camiões.

Equipamentos-robotizados
A revolução dos equipamentos robotizados

Em 2015 a Linde apresentou a sua gama de equipamentos autónomos Linde Robotics, que marcaram uma referência na indústria da movimentação de cargas e cujas evidentes vantagens se traduzem numa maior transparência de processos, aumento da produtividade e redução de custos por otimização dos recursos operacionais, já para não mencionar a sua adaptabilidade aos ambientes e a sua segurança. Estes equipamentos são uma peça fundamental da nova linha de negócio Linde Intralogistics Solutions. Atualmente, a gama Linde Robotics inclui stackers, porta-paletes e empilhadores trilaterais (combi). Este ano, a Linde apresentou na feira Logimat o protótipo de drone para inventário Flybox, que funciona em conjunto com um stacker robotizado. O lançamento deste produto está previsto para 2018.

Linde Material Handling Ibérica, S.A.

www.linde-mh.pt
info@linde-mh.pt