Linde

O desafio para as empresas do século XXI: Resolver o desafio da Logística 4.0

Internet das coisas, e-commerce, digitalização, redes sociais… estamos perante uma mudança de paradigma tecnológico que se está a repercutir na nossa sociedade a todos os níveis. Para as empresas, esta transformação – que está rotulada como “Indústria 4.0”- representa um grande desafio, ao mesmo tempo que uma enorme oportunidade. Os processos convencionais das empresas foram ficando obsoletos, também no que se refere à logística. A indústria 4.0 deu passo à denominada Logística 4.0.

Perante esta transformação, o que devem fazer as empresas que desejam continuar a ser competitivas? Trata-se de automatizar todos e cada um dos processos logísticos ou interligar todos os equipamentos de uma empresa? A resposta é não. Apesar da complexidade subjacente a esta nova etapa de gestão para as empresas, as chaves são duas: soluções personalizadas e otimização.

Desde a auditoria até à implementação

Perante este cenário que se apresenta difícil para a maioria das empresas, a Linde Material Handling Ibérica criou uma nova linha de negócio: Linde Intralogistics Solutions. Esta nova divisão posiciona a marca Linde como uma referência no mercado ibérico no sector da intralogística. Como refere Jaime Gener Bover, o seu Diretor Gerente “O objetivo da Linde é dar às empresas as soluções integrais que lhes permitam otimizar os seus processos logísticos, aumentando a sua eficiência e mantendo a sua competitividade. A nossa liderança e dilatada experiência no desenvolvimento tecnológico de equipamentos de movimentação de cargas, permitiu-nos dar este salto qualitativo, com as soluções integrais que a Linde Intralogistics Solutions proporciona. Esta otimização irá redundar, ao fim e ao cabo, na melhoria da experiência de compra do cada vez mais exigente cliente final.” Linde Intralogistics Solutions baseia-se numa consultoria integral que responde a todas as necessidades dos clientes. Isto significa que a Linde garante desde a assessoria inicial, até à implementação e entrega de projetos “chave na mão.” De forma completamente personalizada para cada cliente e de acordo com as suas estratégias e objetivos, Linde Intralogistics Solutions leva a cabo uma auditoria operacional que estuda aprofundadamente todos os processos e elementos – materiais e pessoais- que confluem na gestão e prepara um plano de ação, com as soluções mais adequadas. Em alguns casos, as soluções são simples e não requerem sequer investimento, no entanto dão como resultado uma maior eficiência e uma redução significativa de custos. Noutras ocasiões, é necessário aprofundar ainda mais e é necessária uma análise mais intensa que pode implicar importantes transformações, como a modificação da estrutura do armazém, a definição dos sistemas de transporte e armazenamento, a incorporação das novas tecnologias ou a modificação do programa de gestão do armazém.

Em qualquer dos casos, os engenheiros especialistas da Linde Intralogistics Solutions têm um papel relevante na implantação dos projetos, liderando a sua instauração e colaborando com fornecedores externos de reconhecida experiência, com a mais avançada tecnologia e produtos como estantes, soluções IT (software e hardware), miniloads, carrosséis, trans-elevadores, shuttles ou conveyors e, obviamente, caso seja necessário, a incorporação de empilhadores Linde e/ou equipamentos robotizados. Tudo isto resulta na instauração de soluções únicas que impliquem a máxima otimização da logística, o que irá redundar num investimento seguro e numa evidente economia de custos para o cliente. Finalmente, devemos destacar que Linde Intralogistics Solutions é uma iniciativa internacional que procura proporcionar um valor acrescentado aos clientes de todos os países europeus, ajudando-os no seu desenvolvimento presente e futuro, tornando-os mais eficientes e competitivos perante os desafios do século XXI.

Empilhadores e equipamentos de armazém com baterias de iões de lítio
Em telemóveis, computadores portáteis ou câmaras fotográficas, as baterias de iões de lítio estão por todas as partes e a Linde Material Handling implementou-as nos seus equipamentos de movimentação de cargas. Estas baterias têm importantes vantagens, mas no caso da Linde estas são únicas no mercado.


Eficiência energética e durabilidade
As baterias da Linde têm 2.500 ciclos de recarga garantidos, mais de 90% da energia carregada pode ser utilizada para conduzir o equipamento e têm uma vida útil de até 10 anos. O seu sistema patenteado converte a energia de travagem regenerativa em calor, em vez de retroalimentá-la na bateria quando está em risco de sobrecarga. Além disso, é possível fazer recargas de bateria durante as pausas de refeição ou nas mudanças de turno.


Segurança
Estas baterias contam com certificado CE, estão protegidas por uma carcaça de 25 mm de espessura e incorporam um sensor de golpes que garante uma proteção adicional que controla os impactos na bateria. O exclusivo sistema de gestão da bateria BMS (Battery Mana-ger System) controla todos os seus parâmetros e informa o operador sobre possíveis comportamentos perigosos.


Respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas
As baterias de iões de lítio dos equipamentos Linde respeitam o meio ambiente e as pessoas, uma vez que são herméticas e não requerem uma sala de carga especialmente ventilada. Também não é necessário substituí-las, pelo que não é necessário que o operador faça nenhum tipo de esforço físico. Além disso, não têm emissões nocivas nem existe risco de derrame de ácido.


A gama mais ampla para o maior nú-mero de aplicações
A gama de equipamentos de iões de lítio da Linde inclui empilhadores contrapesados; stackers; preparadores de encomendas; empilhadores retráteis, porta-paletes e tratores de reboque, adaptando-se assim a todos os sectores. Outra das suas vantagens únicas é que podem ser utilizadas a temperaturas de entre +45 e -35ºC, o que os torna ideais, em câmaras frigoríficas, aplicações de dois turnos e para a carga e descarga de camiões.

Equipamentos-robotizados

A revolução dos equipamentos robotizados

Em 2015 a Linde apresentou a sua gama de equipamentos autónomos Linde Robotics, que marcaram uma referência na indústria da movimentação de cargas e cujas evidentes vantagens se traduzem numa maior transparência de processos, aumento da produtividade e redução de custos por otimização dos recursos operacionais, já para não mencionar a sua adaptabilidade aos ambientes e a sua segurança. Estes equipamentos são uma peça fundamental da nova linha de negócio Linde Intralogistics Solutions. Atualmente, a gama Linde Robotics inclui stackers, porta-paletes e empilhadores trilaterais (combi). Este ano, a Linde apresentou na feira Logimat o protótipo de drone para inventário Flybox, que funciona em conjunto com um stacker robotizado. O lançamento deste produto está previsto para 2018.

Linde Material Handling Ibérica, S.A.

www.linde-mh.pt
info@linde-mh.pt