MASCHIO GASPARDO - FIMA 2018

A marca italiana Machio Gaspardo, orientada para a mobilização de solos e para os equipamentos forrageiros, esteve muito bem representada na FIMA 2018. No que diz respeito ao mercado português, Sérgio Raposo e Vitor Ildefonso acompanharam constantemente os visitantes que procuravam soluções agrícolas distintivas como as que são apanágio nesta casa.

Os dois comerciais portugueses apresentaram-nos detalhadamente as últimas novidades da Maschio Gaspardo, nomeadamente aquelas que melhor se adaptam às necessidades do mercado nacional:

Sérgio Raposo (à esquerda) e Vitor Ildefonso (à direita)
Equipa comercial em Portugal
Maschio Gaspardo - FIMA 2018


CHRONO, elemento de precisão para a sementeira a alta velocidade.

Este é o novo elemento para a sementeira de precisão Gaspardo a alta velocidade, capaz de aumentar a produtividade em mais de 50 %. Conta com novo dosificador de grão em alumínio, com acionamento completamente elétrico. Está composto por um distribuidor que contém a semente de entrada e ao seu lado gira um disco estreado que impulsa o grão.

Ao sair do distribuidor, a semente entra no novo transporte pneumático do CHRONO que o deposita no solo a alta velocidade. Uma fotocélula, situada sob a câmara, monitoriza a velocidade de queda, enquanto o disco cobre-semente de borracha mole e autolimpante fixa a semente exatamente no ponto de queda, garantindo uma sementeira de precisão.


Velocidade e inovação

A Maschio Gaspardo não é a única marca que desenvolveu semeadores capazes de ultrapassar os 10 km/h, a sua exclusividade radica em ter adoptado um conjunto de soluções inovadoras e patenteadas. Na verdade, os sistemas atuais do mercado prevêem a queda do grão por gravidade, passando do depósito para o terreno através de um percurso de dispersão dentro do tubo de queda. No entanto, o sistema idealizado pela Maschio Gaspardo permite atrair o grão por depressão e depois transferi-lo graças a um potente fluxo de ar diretamente no sulco de sementeira, reduzindo ao mínimo o tempo de transporte e unificando a trajetória

MANTA ISOTRONIC, Semeador de precisão de transmissão elétrica.

Um semeador de precisão de transmissão elétrica, carateriza-se pelo fecho hidráulico das alas do chassis principal. A nova fronteira na forma da sementeira monogrão recebe p nome de ISOTRONIC, um sistema que permite gerir à distância as variáveis de sementeira mediante comunicação ISOBUS. As unidades apresentam motores elétricos, o que lhe permite gerir as variáveis de sementeira diretamente a partir da cabina do trator com um terminal digital: distância de sementeira, exclusão das linhas, monitorização dos parâmetros de trabalho e dos alarmes. ISOTRONIC é sinónimo de agricultura de precisão, uma vez que permite disfrutar de funções inteligentes, como a sementeira em doses variáveis e o controlo automático das secções, graças à leitura dos mapas de prescrição.

O MANTA ISOTRONIC pode personalizar-se com microgranuladores mecânicos ou elétricos, com a tremonha frontal PA1 e com botas abre-sulcos ou duplo disco para o fertilizante. Isto permite a distribuição de grão, microgranulado e fertilizante numa única passagem. A principal caraterística diferenciadora do MANTA ISOTRONIC é o chassis, composto por 3 secções: o módulo central e as duas asas flutuantes, que permitem uma adaptação independente aos perfis de terreno irregular, o que assegura uma plantação eficiente ao longo de todo o terreno. Outra vantagem adicional desta solução é a possibilidade de levantar as asas para poder ultrapassar possíveis obstáculos.
Mediante a exclusão de 4 unidades de sementeira, o MANTA ISOTRONIC pode converter-se de 12 para 8 linhas, mudando a distância entrelinhas de 45 para 75 cm. A largura de transporte total de quase 6 m reduz-se até 3 m para o transporte em estrada.

UNICO NS VARIO, Charrua de paralelogramo.

Versatilidade, adaptabilidade e uma série de equipamentos de grande rendimento: poder-se-iam resumir assim os pontos fortes do UNICO, a charrua de paralelogramo, disponível em versões de 3+1 a 5+1 corpos, com sistema de segurança de parafusos ou non stop hidráulico e regulação da largura de trabalho com parafusos ou hidraulicamente.

A UNICO conta com sistema «SMOOTH SET» de paralelogramo, desenhado para acelerar o tempo de configuração e melhorar a precisão do trabalho em campo. Na verdade, o paralelogramo mantém sempre o primeiro corpo e o talão alinhados relativamente à configuração inicial do operador, independentemente das possíveis variações da largura de trabalho. A regulação é muito rápida graças a uma série de desenvolvimentos que permitiram reduzir drasticamente o tempo de configuração do trabalho. O paralelogramo «SMOOTH SET» permite por um lado limitar os esforços do chassis e do cabeçote e, por outro, regular o primeiro corpo inclusivamente quando a máquina está em movimento, sem modificar a trajetória do trator.


Equipamentos

A UNICO apresenta vários equipamentos de grande rendimento, com o fim de o adaptar mais facilmente às condições de trabalho mais específicas:

- SMOOTH SET, o sistema de paralelogramo que garante uma lavoura regular e constante;
- VARIO, a regulação hidráulica continua que permite modificar a largura de trabalho inclusivamente em movimento;
- QUICK FIT, o sistema de regulação da raspadeira para que o enterramento seja sempre completo, com qualquer quantidade de resíduo.
A UNICO pode mudar rapidamente da configuração de cabeçote fixo para cabeçote direcional. A sua versatilidade e uma regulação simples permitem lavrar terrenos com caraterísticas diversas na mesma jornada.

ATTILA HYDRO, Subsolar para não malgastar.

Existem muitas semelhanças agrárias entre lavoura e roturação: ambas trabalham a uma profundidade destacável, melhorando o arejamento e a drenagem do terreno. No entanto, a subsolação faz com que com o tempo aumente a substância orgânica nos estratos mais ativos (0-15 cm de profundidade), fazendo com que estejam disponíveis imediatamente para a cultura posterior, melhorando ainda a capacidade de retenção da humidade do terreno.

O novo rolo «VANGA», graças às numerosas pás, permite aumentar o efeito quebrador e homogeneizar em maior medida o solo, com as mesmas passagens. A ampla superfície de apoio de cada enxada permite ao rolo girar constantemente inclusivamente em solos leves. Os dentes estão forjados para uma longa duração e resistência.

CENTAURO AQUILA, Semeador combinado pneumático para cereais.

CENTAURO AQUILA é o semeador combinado para cereais, colza, luzerna e outras forrageiras que, graças à grade rotativa AQUILA RAPIDO PLUS, permite trabalhar em condições de mobilização mínima com uma clara poupança energética e de custos, além de uma redução da compactação do terreno com notáveis vantagens desde o ponto de vista meio-ambiental. Além disso, os trabalhos culturais simplificam-se de forma notável graças à preparação simultânea do terreno e da sementeira.

CENTAURO AQUILA é capaz de operar inclusivamente em presença de resíduos culturais e restolhos, permitindo uma mistura ideal do terreno. Na verdade, o semeador disponibiliza dois tipos de corpos abre-sulcos: barra de sementeira com bota, disco Corex e o novo duplo disco com roda de profundidade, este último idealizado para otimizar a deposição do grão inclusivamente com presença de resíduos culturais que normalmente dificultariam uma sementeira correta e para a sementeira de profundidade (8cm). A tremonha frontal tem uma capacidade de 1260 litros, e conta com uma grelha de inspeção, com um simples mecanismo de abertura e fecho que permite levantar facilmente a lona de cobertura. Além disso, conta com faróis de trabalho para uma maior difusão e concentração da iluminação durante o trabalho noturno.

A grade AQUILA RAPIDO PLUS garante uma largura de trabalho de até 6 metros e oferece os mais modernos dispositivos Maschio Gaspardo, entre eles o sistema de substituição rápida das facas «QUICK-FIT» e o sistema de reforço «RAPIDO PLUS» para a lavoura nos terrenos pedregosos ou muito persistentes. A posição de montagem dos dentes oferece, ainda, a possibilidade de configurá-los em «On-slide» e «On-Grip», esta última especialmente indicada para terrenos firmes e para a lavoura por arrancamento.

DEBORA PRO, A gadanheira ideal para um corte perfeito.

A gadanheira DEBORA PRO assegura a máxima liberdade de movimento do cabeçote de corte, graças ao sistema de suspensão central. O timão central de transmissão interna permite direcionar a barra diretamente a partir do trator.

A barra PerfectCut, com a qual está equipada a gadanheira DEBORA, foi idealizada para assegurar máximos desempenhos de corte. A estrutura robusta da caixa e o sistema de transmissão de tomada direta engrenagem/engrenagem, garantem a sua fiabilidade em qualquer condição de trabalho e desempenhos para larguras de trabalho de até 300 cm. No momento de desenhar esta gadanheira, também se teve em conta a sua manutenção: graças ao sistema prático e veloz de substituição das facas de corte, na verdade, reduz-se o tempo de reparações, e é possível retomar rapidamente as operações de corte. Cada faca tem uma inclinação estudada para garantir um corte limpo e claro, inclusivamente em caso de produto acamado.

Graças à transmissão direta para cada rolo único, o condicionamento é sempre energético, o que evita obstruções inclusivamente com grandes quantidades de produto. A distância entre os rolos pode regular-se em função do produto com o qual se trabalha. Isto faz com que a DEBORA PRO seja um instrumento ideal para o corte de produtos fibrosos, como o pasto. Os dois rolos garantem a desfibragem do produto, fazendo com que seja mais fácil de secar.

MONDIALE 120 COMBI, Enfardadeira de rolos combinada com plastificador.

MONDIALE 120 COMBI é a solução ideal para a recolha de forragem: O produto é recolhido, embalado e plastificado numa única operação, evitando que o fardo possa contaminar-se no contacto com o terreno e por condições atmosféricas adversas. A passagem única em campo reduz a erosão do terreno, o tempo de trabalho e o consumo de combustível. A enfardadeira de rolos monta um plastificador delicado que envolve o fardo numa película de plástico, protegendo-a do contacto com o ar e dos agentes exteriores. Desta forma detém-se qualquer fermentação aeróbica, para uma conservação ótima do produto inclusivamente com humidade elevada.

Graças aos dois sistemas de corte disponíveis, o HTC de 15 facas e o HTU de 25 facas, consegue-se obter cortes de 77 e 45 mm de comprimento respetivamente, em função das exigências do agricultor. Além disso, é possível desligar as facas diretamente a partir da cabina do trator.

A combinação permite realizar tanto a operação de recolha como a de plastificação numa única passagem. As operações gerem-se diretamente a partir da cabina do trator, onde se pode gerir tanto as funções da enfardadeira de rolos (recolha, pressão, atamento, descarga de fardo) como do plastificador (número de voltas, velocidade de rotação, descarga).

VELOCE, grade de discos rápida

A VELOCE é uma grade de discos rápida perfeita para gestão dos resíduos culturais e a preparação do terreno para leito de sementeira e enterramento de chorume. Com a sua distância aumentada entre linhas de 800mm, garante um fluxo ótimo de terreno em todas as condições de trabalho. Possui suporte individual por disco, sistema de amortecimento por sinoblocos e foi desenhada para um rápido efeito de mistura solo/resíduo.

Contando com estas máquinas destacadas, na FIMA, a marca italiana expôs cerca de 30 equipamentos que abrangem os diferentes segmentos nos quais opera: mobilização do solo, sementeira e plantação, manutenção de espaços verdes, fenação, proteção de culturas e fertilização.