Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

MAQUIGARDEN - EXPOJARDIM 2018

Numa época de fortes necessidades em termos de manutenção de espaços verdes e limpeza das florestas, existe um ponto crítico para levar a bom porto e em tempo útil este tipo de operações. Trata-se da falta de mão de obra! Esta escassez traduz-se numa insuficiente limpeza das áreas necessitadas, ainda mais quando Portugal é um país onde ocorre forte crescimento vegetativo e com variações profundas entre verão e inverno do ponto de vista da pluviosidade e temperatura.

A solução para este tipo de desafios passa pela utilização de equipamentos robotizados que fazem o trabalho de vários homens num curto espaço de tempo.

João Gaivoto
Gerente
(+351) 916 638 714
Maquigarden - EXPOJARDIM 2018


Durante o Expojardim falámos com João Gaivoto da empresa Maquigarden que importa os equipamentos Green Climber da marca italiana MDB para Portugal.

Conforme nos indicou João Gaivoto “O Green Climber é uma máquina de controlo remoto de longo alcance. Uma vez que o operador não está a bordo, pode ser usada para qualquer trabalho em áreas perigosas, íngremes e desconfortáveis. O cortador tem caixa de velocidades hidráulica e há uma extensa gama de acessórios acopláveis para funções adicionais”.

Verificámos in loco a robustez destas máquinas e dos seus acessórios. O Green Climber tem rastos expansíveis: podem ser estendidos 400 mm adicionais para aumentar a largura total, o que, juntamente com o seu baixo centro de gravidade, permite ao Green Climber trabalhar ao longo de inclinações de 60º em total segurança. Graças a este sistema particular de rastos especiais de alta aderência o Green Climber é praticamente imparável em qualquer inclinação ou terreno.

Os motores estão equipados com um sistema patenteado que garante a lubrificação do motor mesmo ao trabalhar em elevadas inclinações. O motor, o radiador e as bombas são fixados ao quadro principal em sinoblocos de alta qualidade. O depósito de combustível de 38 litros permitem que a máquina funcione até um dia inteiro sem reabastecer.

Todos os movimentos das máquinas são proporcionais e controlados remotamente.

O Green Climber possui 6 modelos com motorizações Kohler ou Yanmar desde 23 a 56 CV e trens de rodagem fixos ou expansíveis de 1150 a 1900 mm. Com possibilidade de deslocamento lateral do acessório até 800 mm. O sistema de filtragem de é duplo para garantir uma boa respiração do motor com sistema de pré-filtragem “spin”. Possui um dispositivo rotativo que evita que entrem detritos no filtro de ar principal melhorando o desempenho do motor e reduzindo o consumo de combustível. O sistema hidráulico é totalmente proporcional, permitindo que o operador tenha movimentos suaves para controlar a máquina e os acessórios na perfeição.

Resumidamente, a versatilidade desta máquina é garantida através de:

- Rastos extensíveis que permitem uma maior estabilidade, tração e equilibrio em inclinações
de até 60º;
- Deslocamento lateral do implemento, que permite trabalhar em áreas onde a máquina não se pode mover adequadamente: perto de fossas, paredes ou estruturas limitadas em altura. Além de conferir também estabilidade.

Controlo remoto

O sistema de controlo remoto pode atingir uma distância de 300 metros e controla o motor: ignição/paragem, aceleração e todos os movimentos do implemento. Além disso possui um sistema de direção auto-corretivo que, no caso de uma inclinação íngreme, pode ser usado para corrigir a direção automaticamente. Como vantagem extra existe um carregador de bateria para o controlo remoto a bordo para que tenha uma bateria carregada sempre disponível.

Acessórios variados

O Green Climber pode equipar com diversos implementos: abre-valas, destroçador, corta-mato, triturador, destroçador de cepos, fresa, varredora, guincho, limpa-neves, forquilha, pá niveladora e até pulverizador.

No caso do destroçador este equipamento é capaz de cortar erva, arbustos, canas e árvores pequenas (até 6-8 cm de diâmetro). De notar que é possível a substituição de lâminas e martelos. O sistema de encaixe e direção são totalmente hidráulicos e sem stress mecânico e pode ser utilizado com 2 configurações; altura fixa mínima memorizada em relação ao solo ou totalmente móvel para cima e para baixo.

Outros equipamentos representados pela Maquigarden

Além da MDB a Maquigarden representa ainda as marcas: Bugnot, com os seus trituradores de pedra e trituradores florestais; Eliet com equipamentos para manutenção e limpeza de espaços verdes e TS Industrie com biotrituradores florestais e de jardim .

VEJA A FOTO-REPORTAGEM COMPLETA - MAQUIGARDEN NA EXPOJARDIM 2018