Máquinas florestais John Deere Série E continuam a dinamizar a floresta nacional

23 Out 2012
Máquinas florestais John Deere Série E continuam a dinamizar a floresta nacional

Série E é já um marco histórico entre os equipamentos florestais em Portugal
Quando a John Deere lançou no mercado a nova Série E atribuiu-lhe o lema “Revolução”. Passados 4 anos sobre esse momento, podemos dizer sem grande risco que os novos equipamentos John Deere são verdadeiramente revolucionários. Os seus utilizadores e proprietários têm vindo a comprovar que se tratam das melhores máquinas para a floresta nacional, uma vez que estão muito acima da concorrência quer em termos de tecnologia, materiais e adaptação às nossas florestas.

Abel Freire adquire um forwarder John Deere 1110E
Neste “calçar” dos madeireiros e prestadores de serviços florestais com máquinas rentáveis e económicas chegou a vez da empresa Abel Lourenço Freire, Unipessoal, Lda. Este profissional da região de Penela (Coimbra), que já se dedica à actividade florestal há longos anos, percebeu a necessidade de se equipar com uma máquina que lhe desse uma maior produtividade do que os tractores florestais com que normalmente operava. Assim, foi com naturalidade que optou por um John Deere 1110E.
Abel Freire comentou: “Esta máquina constitui um grande progresso na nossa actividade. Estávamos a trabalhar com dois tractores florestais que não nos garantiam a produtividade nem a simplicidade de processos que o 1110E garante. Poupamos combustível e andamos mais descansados com esta máquina”.
Uma das características do trabalho de Abel Freire é o facto de operar em zonas especialmente difíceis (com grandes declives e terrenos queimados). Também nesse aspecto passou a beneficiar da grande segurança que o 1110E proporciona aos operadores e a terceiros.
Sérgio Freire, filho de Abel Freire, e operador da máquina, referiu-nos “O 1110E é uma máquina muito polivalente que se adapta na perfeição aos nossos terrenos e suporta as condições mais difíceis como o nosso verão que atinge temperaturas extremas, sem perda de produtividade”.

A proximidade do importador
Abel Freire, elogiou especialmente o acompanhamento que a Timbérica garante aos seus equipamentos em termos de manutenção e eventuais avarias – bom exemplo disso foi a rápida resolução de um problema com os tubos da grua que foi resolvido com enorme celeridade. Além da força da marca, e das características da máquina, também a assistência e boa relação com o importador fez com que este profissional optasse pelo 1110E da John Deere.
A demonstração da satisfação do cliente pode ser reconhecida nesta frase: “Se tivesse dinheiro comprava amanhã mesmo uma máquina nova John Deere”.
Outro aspecto a destacar na aquisição deste equipamento foi o facto de, apesar do operador não ter experiência de trabalho com autocarregadores, ter beneficiado de uma formação na oficina Refloma (empresa do grupo, sedeada em Mação) e assim se ter adaptado muito bem, sem dificuldades, ao equipamento. Sérgio Freire não podia estar mais satisfeito: “Nesta máquina dá gosto trabalhar, é super confortável e a operação é extremamente intuitiva, as 500 horas que a máquina já tem foram passadas de uma forma bastante leve, sem problemas para as minhas costas”.

O autocarregador John Deere 1110 E adquirido pela Abel Freire, Unip. Lda. tem as seguintes características principais:
Motor Diesel John Deere de 183 CV às 1900 rpm.
Binário de 780 Nm às 1400 rpm.
Grua John Deere CF 5 de 7,20 metros de alcance.
Capacidade de carga de 12 toneladas.

Este autocarregador tem os seguintes extras:
Bomba de enchimento de gasóleo; filtro extra de gasóleo; cortinas solares; lâmina frontal; faróis na grua; câmara extra de marcha atrás.