NOTICÍA

IFOY AWARD 2016 - Jungheinrich ganha a dobrar

22 Jun 2016

«Óscares da intralogística» para o empilhador para corredores estreitos EKX da série 5 e a solução de construção especial para a troca de rodas do ICE

A Jungheinrich, um dos principais líderes mundiais em equipamentos de movimentação de carga, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais, conseguiu arrecadar o primeiro prémio em duas categorias dos IFOY Awards 2016, sendo a única empresa líder do fornecimento de intralogística a receber dois dos cobiçados prémios. Neste ano o júri especializado internacional composto por 24 elementos atribuiu o «International Forklift Truck of the Year» pela primeira vez em cinco categorias. Depois de uma semana de testes com uma verificação de inovação científica realizada pelos especialistas do Instituto Fraunhofer para Fluxo de Materiais e Logística (IML), seguida de deliberações por parte do júri, a Jungheinrich sagrou-se dupla vencedora na final com o melhor empilhador do mundo e a melhor solução de intralogística do mundo. 

EKX distinguido como melhor «Warehouse Truck highlifter»
A Jungheinrich recebeu o primeiro prémio IFOY na categoria «Warehouse Truck highlifter» para o Order picker/trilateral elétrico EKX 516 apresentado no fim de 2015. O equipamento «Man-Up» eleva cargas até 1600 kg e alcança alturas até 16,28 metros. O alto grau de inovação foi decisivo para a escolha. «Com a introdução da nova série 5 do EKX, a Jungheinrich subiu a fasquia no segmento dos empilhadores order picker verticais», é o que consta da fundamentação do júri. O conceito de plataforma modular, a construção leve e um amortecimento de vibrações passivo aplicado pela primeira vez a empilhadores para corredores estreitos, assim como a estreia da tecnologia de motor síncrono de relutância, são únicos no mercado. A nova tecnologia poupa energia e, devido ao Floor Pro, o empilhador para corredores estreitos também pode ser aplicado de maneira eficiente em pavimentos de armazém irregulares existentes. O EKX alcança o grau de rendimento máximo combinado com o sistema auxiliar warehouse NAVIGATION, que conduz o empilhador para corredores estreitos de maneira semiautomática até à próxima posição no armazém. O Fraunhofer IML destaca: «No geral, os benefícios para o cliente são classificados como muito elevados, porque, por um lado, cumpre com as funções de execução do serviço e, por outro, cumpre também com a eficiência energética, as funções dos dispositivos de segurança também estão muito bem implementadas nos equipamentos.» 

EJQ ganha na categoria «Special Vehicle»
O EJQ 325 foi o vencedor na categoria «Special Vehicle», distinguida pela primeira vez em 2016. A criação da fábrica de equipamentos especiais da Jungheinrich em Lüneburg foi desenvolvida a pensar na Deutsche Bahn para recolher e substituir os conjuntos de rodas dos comboios ICE. O júri especializado destacou sobretudo a precisão: «Uma combinação deste tipo é muito prometedora em termos técnicos e nunca tinha sido concretizada desta maneira em equipamentos de movimentação de cargas. Uma verdadeira particularidade é a possibilidade de se poder operar o equipamento a partir de duas posições em lados opostos.» Novamente, os especialistas do Fraunhofer IML na verificação de inovação classificaram os benefícios para o cliente da solução da Jungheinrich como muito elevados, pois o equipamento adequa-se a exigências e condições de aplicação individuais e complexas. A direção integral possibilita uma capacidade de manobrabilidade extraordinária do equipamento de maneira que o operador consegue transportar o conjunto de rodas ICE de 2,5 toneladas com segurança, apesar do espaço estreito. O posicionamento altamente exato para a montagem/desmontagem é possibilitado pelo mastro de elevação para elevar e baixar a carga (avanço do mastro, inclinação do mastro, side shift com um grande curso de deslocamento e ajuste dos garfos).

Jungheinrich Portugal Jungheinrich