NOTICÍA

Trator autónomo da New Holland premiado no SIMA 2017

24 Nov 2016

O conceito de trator autónomo NHDrive da New Holland e o novo sistema de refrigeração de rejeição de calor de alta eficiência conquistam prémios no SIMA 2017 

• Medalha de prata de inovação para o conceito de trator autónomo NHDrive da New Holland, que pode funcionar com ou sem condutor

• Menção especial para o novo design do sistema de refrigeração, o sistema de rejeição de calor de alta eficiência

O engenho e a abordagem inovadora da New Holland foram reconhecidos pelo painel de jurados internacionais composto por especialistas agrícolas, que atribuíram a cobiçada medalha de prata de inovação ao conceito de trator autónomo NHDrive da New Holland. Este deixa vislumbrar o futuro da agricultura que poderá incluir maquinaria totalmente autónoma, uma visão que pode redefinir a agricultura do amanhã. O júri também atribuiu uma menção especial ao novo design da New Holland para um sistema de refrigeração mais eficiente, o sistema de rejeição de calor de alta eficiência.

Carlo Lambro, Presidente da Marca New Holland Agriculture, declarou: “Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento da nossa abordagem orientada para o futuro. As inovações premiadas são o resultado do nosso grande foco em elevar continuamente o nível de eficiência e rentabilidade que os clientes conseguem atingir com o nosso equipamento. Estas inovações também sustentam o nosso objetivo global de ajudar a criar um futuro sustentável para a agricultura. O conceito de trator autónomo NHDrive oferece a máxima flexibilidade operacional para a sua capacidade para um funcionamento sem condutor. Inclui também uma cabina totalmente equipada para aquelas tarefas que ainda não podem ser realizadas de forma completamente autónoma. Há mais de 120 anos que a New Holland Agriculture tem como principal objetivo a inovação agrícola e orgulha-se de ser uma força ativa e impulsionadora nesta importante mudança.”

Medalha de prata de inovação para o conceito de trator autónomo NHDrive da New Holland, que pode funcionar com ou sem condutor
O conceito de trator autónomo NHDrive da New Holland, baseado num modelo T8 Blue Power, foi desenvolvido pela CNH Industrial em colaboração com o seu fornecedor de tecnologia de longa data, a Autonomous Solutions Incorporated (ASI), uma empresa sediada no Utah que é o líder da indústria em soluções autónomas todo-o-terreno.  

O NHDrive é um veículo sem condutor totalmente autónomo que pode ser monitorizado e controlado através de um computador ou de uma interface de tablet portátil. Está equipado com um semeador, pelo que é capaz de semear autonomamente a cultura seguinte logo atrás da ceifeira. Os agricultores podem aceder aos dados do trator e da alfaia sempre que precisarem e onde quer que estejam, para que possam tomar decisões informadas no momento certo, o que otimiza a eficiência operacional e a produtividade. Além disso, mantêm o total controlo e propriedade dos seus dados.

Ao trabalhar 24 horas por dia, o trator NHDrive consegue aproveitar ao máximo os períodos com condições meteorológicas favoráveis para os trabalhos agrícolas, utiliza na íntegra a avançada tecnologia PLM (Precision Land Management) para a agricultura de precisão, consegue atingir níveis mais elevados de produtividade e eficiência do que os métodos tradicionais e ajuda a reduzir os riscos associados a erro humano uma vez que segue planos predefinidos e otimizados para todas as atividades. 

O conceito de trator NHDrive oferece a máxima flexibilidade operacional, pois inclui a mesma cabina de um modelo T8 de série para que também possa ser utilizado nos trabalhos onde a autonomia total ainda não é possível, como, por exemplo, trabalho do carregador frontal e transporte rodoviário a alta velocidade.

O trator NHDrive pode trabalhar junto de outras máquinas autónomas e também em tandem com máquinas conduzidas por um operador. No futuro, será capaz de automatizar totalmente o manuseamento de grãos durante a colheita quando equipado com um reboque, incluindo as atividades de descarregamento e transporte. É possível que, futuramente, toda a gama de tratores da New Holland e outro equipamento agrícola estejam equipados com a tecnologia NHDrive. 

O desenvolvimento posterior do trator autónomo NHDrive vai ser um elemento fundamental da futura estratégia PLM, um dos pilares da estratégia Líder em Energias Limpas, e representa a expressão máxima do conceito “fazer mais com menos”: mais trabalho, mais eficiência, mais produtividade e mais flexibilidade em decisões operacionais e tudo isto baseado em dados exatos. Todas estas vantagens são complementadas com a utilização otimizada das informações, custos e consumo de combustível reduzidos e menos fadiga do operador. 

Menção especial para o novo design do sistema de refrigeração, o sistema de rejeição de calor de alta eficiência
O novo design da New Holland para o sistema de refrigeração baseia-se nos conceitos de “circuito duplo” e “média térmica” e tem como objetivo reduzir o tamanho do conjunto do radiador e, consequentemente, os requisitos de potência da ventoinha de arrefecimento. O sistema de rejeição de calor de alta eficiência (HEHRS) baseia-se em dois circuitos: um circuito de temperatura alta para arrefecer o motor e um circuito de temperatura baixa para arrefecer os sistemas do veículo localmente, nivelando os requisitos de rejeição de calor. O módulo térmico tem apenas dois radiadores: um para arrefecer o motor e outro para o circuito de temperatura baixa. Os radiadores tradicionais ar para líquido foram substituídos por permutadores de calor com placa, que são muito mais eficientes. Esta alteração oferece uma grande flexibilidade no acondicionamento do sistema, o que permite uma nova disposição dos componentes que maximiza a eficiência e minimiza os requisitos de potência da ventoinha. Por conseguinte, o novo sistema de refrigeração oferece vantagens significativas em termos de desempenho e eficiência de combustível.

São várias as vantagens do novo sistema: os radiadores de menores dimensões e a disposição otimizada deixam mais espaço livre sob o capô. O módulo térmico simplificado permite uma manutenção e limpeza do permutador extremamente fáceis. O caudal do fluido de refrigeração pode ser equilibrado de forma dinâmica com uma bomba elétrica. O objetivo consiste em gerir a distribuição do fluido de refrigeração com válvulas específicas e abastecer os componentes que funcionam nas condições de temperatura mais críticas. É um sistema modular para ser possível adicionar facilmente refrigeradores, se necessário. Muito importante, a refrigeração altamente eficiente traduz-se numa economia de energia considerável.