NOTICÍA

SAME apresenta a sua nova gama de tratores de média potência

06 Fev 2018

A SAME culminou o processo através do qual renovou toda a sua gama de produto com o objetivo de se adaptar às últimas normativas de homologação e emissões de gases de escape. Entre as novidades, que estarão presentes na FIMA 2018 – Feira Internacional de Maquinaria Agrícola de Saragoça, destaca-se principalmente a gama de tratores de média potência, em especial os novos: Frutteto Natural, Argon, Explorer TB e Virtus.  

Nova gama Frutteto Natural
O elevado nível de especialização que carateriza a família SAME Frutteto, está disponível agora também nas novas versões Natural. 

Equipada com o motor FARMotion, a nova gama conta com dois modelos de 3 cilindros (70 e 80) e um de 4 cilindros (80.4), que cumprem com a normativa de emissões Fase III B recorrendo apenas a um catalizador DOC e ao sistema de recirculação de gases de escape (EGR). 

A transmissão dos novos Natural é totalmente mecânica e alcança os 40 km/h. Todos os modelos contarão com inversor mecânico sincronizado situado no lado esquerdo e será possível escolher entre 4 configurações: 8 + 8 (4 velocidades e duas gamas), 10 + 10 (5 velocidades e duas gamas), 15 + 15 (5 velocidades e três gamas incluindo super-lenta) e 30 + 15 (com desmultiplicador mecânico em avanço). 

Graças aos travões independentes às quatro rodas e à válvula de controlo de travagem, conseguir-se-á a máxima segurança em transporte e manobrabilidade nas cabeceiras, além de poder instalar o travão hidráulico para o reboque de acordo com a nova normativa de homologação. 

O elevador traseiro está disponível em duas versões (standard e compacta) que poderão ser instaladas em todos os modelos. 

O posto de condução continuará a contar com um cómodo acesso a partir do exterior, os comandos localizados numa posição lógica e um novo painel digital que mostra a informação sobre o trator de forma clara e eficaz. 

Nova gama Argon
O êxito dos tratores Argon impulsionou a SAME a renovar a gama com 4 modelos mais potentes e novos conteúdos tecnológicos. 

O novo Argon, de 65 a 91 CV de potência máxima, está equipado com o moderno motor FARMotion com Common Rail de 2.000 bar de 3 cilindros, cumprindo a normativa de emissões Fase III B simplesmente com um catalizador DOC e o sistema de recirculação de gases de escape (EGR). 

Todos os modelos da gama Argon instalam de série a transmissão 15+15, com 5 velocidades e 3 gamas de trabalho, incluida a super-redutora, enquanto nos modelos 90 e 100 se pode instalar a transmissão 15+15 ECO, que permite alcançar os 40 km/h a regime económico do motor (1800 rpm).

No sistema de travagem, também há importantes novidades, como a linha de travão hidráulico para o reboque de duas vias, em conformidade com as últimas regulamentações no âmbito de segurança ou os travões de disco múltiplos às quatro rodas (típico da SAME). 

Nova gama Explorer TB
A gama Explorer TB apresenta os novos modelos (105 e 115), que foram atualizados com as últimas tecnologias e exigências legislativas, mas sem esquecer os critérios nos quais se apoiava: reduzida altura ao capot, baixo centro de gravidade, robustez e extrema polivalência. 

O motor FARMotion de 4 cilindros com Common Rail de 2.000 bar, cumpre com a normativa de emissões Fase III B e apresenta maiores valores de binário e potência que os seus antecessores, assim como um consumo mais reduzido de combustível.

O seu tamanho compacto, graças à ausência de complexos sistemas de tratamento de gases (apenas precisam de um simples catalizador) permite conseguir uma das alturas de capot mais baixas do seu segmento. Além disso, as reduzidas necessidades de manutenção ajudarão a diminuir os custos operacionais da exploração. 

Em termos de tomada de força (acionamento eletro-hidráulico), todos os modelos contarão de série com 4 velocidades (540, 540ECO, 1000 e 1000ECO), além de poder solicitar a velocidade sincronizada com o avanço. Também se renovou o posto de condução, com uma nova organização dos comandos, ergonómicos e intuitivos, localizados sobre uma plataforma suspensa sobre sinoblocos de borracha que absorvem as vibrações, aumentando ainda mais a comodidade durante o manejo. 

Nova gama Virtus
Com três modelos com potências desde os 120 aos 140 CV, a nova gama Virtus permite à SAME disponibilizar um trator de grande desempenho, mas num formato compacto. Desta forma obtém-se o trator ideal não apenas em aplicações de campo aberto, mas também naquelas situações que precisam de um equipamento ágil em espaços reduzidos. 

Os três modelos, incorporam o já conhecido motor FARMotion de 3.849 cm3 e 4 cilindros de controlo completamente eletrónico, que garante uma rapidez de resposta excecional inclusivamente a baixo regime do motor.

Está desenhado expressamente para uso agrícola em conformidade com a normativa de emissões Fase IV, graças ao sistema SCR mediante a injeção de AdBlue e ao sistema de recirculação de gases de escape (EGR). Uma novidade importante é a possibilidade de solicitar o travão de motor hidráulico (HEB), um elemento que aumenta a segurança durante o transporte por estrada e que é gerido através de um pedal situado ergonomicamente na plataforma da cabine. Ao acionar o sistema HEB (Hydraulic Engine Brake) ativam-se simultaneamente o circuito hidráulico principal do trator e o ventilador viscostático eletrónico, criando um efeito de travagem em declives que ajuda o sistema principal de travões e evita desgastes desnecessários. 

A transmissão instalada nos Virtus baseia-se numa caixa de 5 velocidades com 3 mudanças automáticas de velocidades sob carga (Powershift) e duas gamas, proporcionando 30+30 relações de caixa, ou, 60+60 relações se incorporar a super-redutora. De série oferece-se o inversor hidráulico (Poweshuttle) e a função já conhecida Stop&Go e o comando na alavanca de velocidades ComfortClutch, além da caixa automática de velocidades sob carga, APS (Automatic Powershift), e a seleção automática das velocidades sob carga de acordo com a velocidade de avanço (SpeedMatching). 

O elevado nível de conforto proporcionado pelos Virtus aumenta ainda mais graças aos novos sinoblocos hidráulicos. Além disso, poder-se-á solicitar um sistema de suspensão mecânica ou pneumática. Também está disponível o iMonitor de 8”, que permite gerir variados ajustes e parâmetros do trator, além da condução automática Agrosky.