NOTICÍA

Volvo CE adota branding de produto simplificado como parte da filosofia de design vencedor

07 Set 2020

Esta simples troca para nomes de produto menos complicados e mais curtos, representa uma ambição mais ampla da Volvo Construction Equipment (Volvo CE), em olhar para o produto numa visão geral. Desenhada para se assemelhar mais com o look premium e o sentimento da marca, esta nova filosofia de design e política de designação, já ganhou o prestigioso Red Dot Product Design Award de 2020.

Os produtos novos e atualizados da marca Volvo CE, lançados a partir deste mês, vão agora ser referenciados apenas com o tipo de produto e dimensão – e nada mais do que isso. Todos os outros detalhes do produto, tal como as séries do modelo e a variante do modelo, vão continuar a ser encontradas nas especificações, brochura ou chapa de identificação, garantindo aos clientes que não vão ocorrer mudanças relacionadas com a aquisição de serviços ou quando encomendam peças para os seus equipamentos.

A motivação real por trás desta mudança é colocar a marca em linha com a herança escandinava minimalista da empresa, além do desejo de longa data por um design limpo, claro e centrado no ser humano.

Clareza no funcionamento e design
Gustavo Guerra, Diretor de Design da Volvo CE, afirma: “Sempre procuramos um design honesto e simples que ainda assim transmita a potência inteligente dos nossos produtos. Mas descobrimos que a designação da nossa marca não se adequava à qualidade estabelecida e progressiva dos nossos produtos. Esta nova mudança foi projetada para trazer mais confiança e clareza não apenas para o operador, mas para todos os envolvidos no local de trabalho - que é o que queremos dizer com design sem limites”.

Os estaleiros de obras modernos estão menos focados no produto em si e mais focados no estaleiro como um todo. Com essa designação de produto atualizada, a Volvo CE visa criar uma linha de comunicação mais clara para todas as partes, desde o operador no local de trabalho até à função de backoffice. Um aumento nas novas tecnologias também traz consigo um aumento necessário nas atualizações de produtos entre gerações, eliminando a necessidade de alterar o nome do produto a cada atualização, não importa quão grande ou pequena seja, garantindo que a marca permaneça limpa, simples e significativa.

“Estamos numa encruzilhada onde novas e tradicionais formas de trabalhar se encontram”, diz Gustavo. “Conforme os desenvolvimentos em tecnologias elétricas, autónomas e conectadas crescem lado a lado com a nossa necessidade contínua por equipamentos a gasóleo, veremos em breve o nível de atualizações de produtos também a crescer exponencialmente. É um momento de mudança para a indústria e a nossa estrutura de marca deve refletir também isso.”

Primeiros modelos lançados com a nova designação
Quer se trate de uma modificação na cabine, controlos do operador, estrutura do produto ou função técnica, cada edição já não terá nomes de modelo longos e complicados quando a atualização for lançada no mercado. Efetivamente, isso significa remover o status de revisão e as especificações do produto da identidade visual externa e deixar apenas a abreviatura e a dimensão do produto. Todos os detalhes técnicos são comunicados normalmente nas chapas de identificação e materiais de marketing. Os primeiros modelos lançados com a nova política de designação são os dois modelos elétricos ECR25 e L25 e o ECR58 da geração F - que recentemente ganhou o prestigioso Red Dot Award para design de produto. O prémio é a marca mais reconhecida mundialmente pela qualidade do design industrial. Na sua declaração, o júri disse que ficou “impressionado com a construção equilibrada que incorporou não apenas a cabine, mas também o exterior e a experiência do utilizador”.

Essa nova filosofia de design terá um impacto mínimo na maneira como os clientes compram os seus produtos, solicitam peças ou as colocam em manutenção. Exatamente da mesma forma que hoje, os clientes ainda poderão consultar as especificações na chapa de identificação para encontrar as configurações detalhadas necessárias para serviços após-venda, pedidos de peças ou reparações.

A mudança está a ser introduzida em todos os modelos novos e atualizados através de lançamentos graduais deste ano em diante, previsto para se prolongar até cerca de 2025.

“Esta não é apenas uma iniciativa de renomeação”, diz Gustavo Guerra. “Esta é a nossa filosofia de design, um princípio que nos orienta na criação da próxima geração de equipamentos de construção. Uma parte fundamental da nossa função é ajudar os nossos clientes a navegar no cenário digital em constante mudança e oferecer uma comunicação clara e aberta para gerir melhor estes tempos de mudança.”