NOTICÍA

ASCENDUM Agro é o novo distribuidor Valtra em Portugal

09 Mar 2021

A AGCO e a ASCENDUM celebraram um acordo em que a ASCENDUM Agro assume a distribuição da Valtra em Portugal. Desde 1 de março de 2021, todos os funcionários da Valtra Portugal transitaram para esta nova empresa, dedicada exclusivamente ao sector agrícola, da qual, João Pimenta foi nomeado Director Geral. O novo importador será responsável pela gestão da actual rede de 18 concessionários, que assegura a cobertura em todo o país, incluindo ilhas.
 
“A ASCENDUM é já um player bem estabelecido no sector florestal em Portugal e está agora a expandir o seu negócio agrícola. Prevemos que a nova distribuição será uma nova era positiva para a Valtra em Portugal, ao mesmo tempo que garante um apoio contínuo de alta qualidade aos clientes Valtra em todo o país”, comenta Mikko Lehikoinen, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Valtra.
 
2021 marca o 70º aniversário da marca Valtra e trará alguns produtos novos e interessantes aos seus clientes. A Valtra também procura expandir ainda mais a sua oferta de agricultura inteligente e continua a aumentar os recursos digitais para clientes e concessionários.
 
Relativamente ao facto da Ascendum apostar historicamente em marcas nórdicas, o Portal Comércio Máquinas quis saber qual a razão desta estratégia, tendo José Luís Mendes respondido: “Somos o importador e distribuidor dos produtos Volvo CE há quase 60 anos. Estamos presentes em 14 países. Somos um grupo empresarial 100% português muito forte e muito consolidado. As marcas em que temos, quer a Ponsse quer, neste caso, a Valtra penso que fazem um bom alinhamento até porque as culturas são muito parecidas, apesar de sermos povos diferentes e longínquos. Direi que sim: é uma aposta estratégica.”
 
Em termos dos potenciais resultados do lançamento da nova empresa, as espectativas de José Luís Mendes são de que “A Ascendum Agro será um dos maiores players na área de tratores agrícolas do país. Penso que temos um longo caminho a percorrer. Temos a equipa do João Pimenta (Valtra), uma equipa experiente já com excelentes resultados em Portugal que poderá fazer aqui um caminho interessante a juntar-se à Kioti, e julgo que em termos de dimensão poderemos claramente ser um dos maiores operadores em Portugal nos próximos anos.”
 
Pelo facto de nos encontrarmos num periodo de pandemia, que torna difícil a previsão de participação em feiras e demonstrações, João Pimenta referiu que “Demonstrações, sim, irão decorrer mas com restrições. Com um número reduzido de participantes, com todos os cuidados que a DGS nos recomenda”, apesar de não haver certezas relativamente à presença e até mesmo à realização de feiras como a FNA de Santarém ou a Agroglobal. “É um tempo de incerteza ainda. É fundamental manter a saúde dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, e sobreviver a esta pandemia”, acrescentou João Pimenta.
 
Para terminar José Luís Mendes referiu ainda "Damos as boas-vindas a todos os Concessionários e estamos empenhados na excelência do serviço e no apoio contínuo aos clientes Valtra em Portugal”.