NOTICÍA

A Landini lança a nova gama de tratores Série 5

15 Jul 2021

A Landini apresenta a evolução da nova Série 5, que melhora o máximo desempenho dos seus tratores, adequada para o trabalho em campo aberto ou explorações mistas. Composta por três modelos com motores FPT F36, 4 cilindros e 16 válvulas Turbo Intercooler de 3,6 litros com injeção eletrónica Common Rail, alcançam potências até 115cv no seu modelo topo de gama. 

A tecnologia EGR/DOC/DPF/SCR permite que o trator atenda à fase de emissões do Stage V, sendo que a máquina dispõe agora do sistema de tratamento de gases de escape integrado sob o capô, oferecendo total visibilidade ao operador. O Landini Série 5 com inversor hidráulico também pode ser equipado com Park Lock, um dispositivo de travão da transmissão mecânica que garante o estacionamento mesmo em declives acentuados, e possui um sistema Engine Memo Switch, para memorizar e programar o regime do motor. 

Equipados com depósitos de 135 litros para combustível e 13 litros para ureia, os tratores da Série 5 integram Twin Lock, o sistema que ativa e desativa automaticamente o travão dos diferenciais e da tração às quatro rodas, e o IBS (Integrated Brake System) com travões a óleo integrados no eixo dianteiro e total às 4 rodas, o que reduz o tempo de paragem em 50%.
Outra novidade relevante é o circuito hidráulico, que oferece até 82 l/min. para serviços e 32 l/min para a direção, além de 35 litros de óleo extraível para, por exemplo, elevação e descarga de reboques. Esta gama possui ainda 6 distribuidores hidráulicos: 3 controlados mecanicamente, 1 elétrico e, como opção, 2 válvulas ventrais para um elevador dianteiro e carregador frontal que podem ser combinados entre si. Os distribuidores são de 4 tipos (standard, kick-out, flutuante e motor hidráulico) com configurações versáteis e personalizáveis. O seletor de caudal, que é opcional, permite gerir até 7 serviços hidráulicos.

Tomada de Força com 4 velocidades opcionais
A Tomada de Força (TDF) tem 2 velocidades de série, que podem passar a ser 4 opcionalmente (540-540E/1000-1000E). A embraiagem é controlada hidraulicamente e, para facilitar o acoplamento dos implementos, a TDF possui controlos remotos no guarda-lamas, enquanto a função Auto TDF, disponível com ligação eletrónica, ativa-se e desativa-se automaticamente quando a ligação é acionada nas manobras de cabeceira. O Série 5 pode integrar carregadores frontais Landini L20.

Cabine Premium para uma visibilidade completamente desimpedida
A cabine Total View Slim pode ser rígida ou suspensa em dois pontos - com estrutura de 4 pilares com campo de visão integral -, possui até 10 faróis de LED, uma janela no teto e um volante inclinável e telescópico. Os equipamentos internos - onde se inclui o ar condicionado, rádio DAB e Bluetooth com microfone viva-voz integrado - são todos automáticos. Dotada do sistema ISOBUS, a frota de tratores pode ser monitorizada com o sistema Landini Fleet Management: permite o controlo dos parâmetros de consumo, horas e áreas trabalhadas, numa perspetiva de rentabilidade, produtividade e diagnóstico remoto.