NOTICÍA

Pellenc investe 8,5 milhões de euros em nova fábrica em Portugal

22 Nov 2021

A empresa prevê iníciar a sua atividade em Portugal, mais concretamente no concelho de Mira no final do verão de 2022, e estima ter um volume de negócios de 25 milhões de euros além de criar 250 postos de trabalho diretos, dois anos depois da sua abertura.

A empresa francesa Pellenc, fundada em 1973, referência mundial no fabrico de alfaias e de equipamentos para agricultura, com um exercício anual a rondar os 290 milhões de euros, perspetiva com esta nova fábrica, produzir para o mercado nacional, mas essencialmente para o mercado internacional.

A nova fábrica vai contar com mão de obra especializada, técnicos superiores e engenheiros. O projeto foi aprovado pelo município de Mira, que considera a construção desta fábrica na Zona Industrial do Montalvo uma “alavanca para aquela zona do concelho”, tendo em conta que se trata de uma zona com “problemas de desertificação”.

Para instalação desta multinacional, a Câmara Municipal de Mira vendeu um terreno na Zona Industrial do Montalvo com 120 mil metros quadrados, a 6,20€ por m2, para instalação desta unidade fabril.

Na conferência de imprensa de apresentação desta nova unidade da empresa francesa, o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, adiantou que em termos de infraestruturação da própria zona industrial, irá proceder às obras que correspondem a um investimento de 1,8 milhões de euros, e que contam com um financiamento de 85% de fundos comunitários.

“Ainda este mês vão ter início o trabalho de construção, de regularização do terreno e depois de construção da fábrica”, adiantou o edil do Município de Mira.

Para o diretor-geral da Pellenc, Romain Serratore, a escolha de Mira para a construção desta unidade fabril deve-se, nomeadamente, à ligação de Mira "à terra" e por ser um “local a meio caminho entre a indústria que se está a criar e o trabalho manual que ainda assim se mantém”.

“Para iniciar a atividade o mais rapidamente possível, vamos iniciar a produção de máquinas do nosso portfólio atual orientadas para a viticultura e vamos começar a produzir tudo o que esteja relacionado com arboricultura, nomeadamente com olival e com amendoal e, ainda, com outro tipo de máquinas ainda a desenvolver”, explicou numa conferência de imprensa de apresentação do projeto, em Mira, Romain Serratore.

“Há cada vez mais população no planeta e cada vez menos mão de obra manual, daí a importância da mecanização do processo de produção”, frisou Romain Serrator, acrescentando que “o que pretendemos construir em Portugal é o centro de excelência para as máquinas agrícolas da marca Pellenc."