NOTICÍA

Evite problemas de entregas e trabalhe de forma sustentável com máquinas usadas

16 Mar 2022

Problemas de logística, escassez de matérias-primas, as consequências da crise do Coronavírus - a indústria da construção está a sofrer com a atual situação do mercado. Uma saída para essa situação é continuar a produzir de forma económica, com alta qualidade e até de forma sustentável, comprando máquinas usadas.

A construção está cada vez mais cara. Em 2021, os preços de muitos materiais de construção aumentaram significativamente. Madeira, aço ou materiais de isolamento são quase 50% mais caros do que em anos anteriores. O aumento da procura no exterior, os problemas de abastecimento de matéria-prima e os problemas de logística causados pela crise do Coronavírus provocaram o aumento de preços e também estão a dificultar as obras este ano. Problemas adicionais nos estaleiros de obras podem surgir devido à falta ou menor disponibilidade de maquinaria de construção. A crise logística e de matérias-primas também atingiu esta área, desacelerando significativamente a produção de máquinas de construção. Como resultado, as carteiras de pedidos dos fabricantes de máquinas de construção estão cheias e muitos fabricantes estão com reservas até ao próximo ano. Mas espera-se que os tempos de espera e os custos para novas máquinas continuem a aumentar devido a eventos mundiais, inflação e dificuldades logísticas.

Mas o que isso significa para as construtoras? Materiais de alta qualidade e máquinas de construção modernas são cruciais para poder oferecer aos clientes o melhor serviço possível. Além disso, as exigências sobre as empresas também estão a aumentar. A sustentabilidade e a conservação de matérias-primas estão a tornar-se cada vez mais relevantes e também estão a influenciar a indústria. Um parque de máquinas bem equipado facilita o trabalho de construção e conduz a melhores resultados. No entanto, na situação atual, a aquisição de uma nova máquina está associada a grandes dificuldades.

Como devem competir e crescer as empresas de construção nessas circunstâncias? Uma solução é comprar máquinas usadas. Em portais online como Surplex.de existe uma grande variedade de máquinas de construção como o complemento perfeito para o seu próprio negócio. Dessa forma, as máquinas não precisam ser recém-produzidas, mas já estão prontas para embarque. Isso evita difíceis constrangimentos de fornecimento de matérias-primas, como aço para produção, além de economizar CO2 devido à falta de processos de fabrico. Mesmo com um orçamento menor, a ampliação do stock de máquinas próprias é viável. Ao comprar uma máquina usada, é melhor confiar em especialistas. Casas de leilões online como a Surplex.com oferecem aos compradores e vendedores um serviço completo e competente.

Entre as casas de leilões industriais da Europa, a Surplex é um dos maiores players do mercado. A empresa de comércio eletrónico é especializada em negociação digital com máquinas usadas. Ao longo de uma década, o volume de negócios vem crescendo a uma taxa de dois dígitos ano após ano. O número de funcionários subiu de 16 para mais de 200 entre 2009 e 2022. Nem a pandemia de Coronavírus conseguiu parar a história de sucesso. Em 2020, cerca de 60.000 máquinas e equipamentos operacionais mudaram de mãos em cerca de 500 leilões online. Como foi isso possível? Parte da explicação está na inteligente estratégia de expansão que a Surplex vem perseguindo desde 2013. A casa de leilões industrial tem agora as suas próprias localizações em catorze países europeus. Estes incluem Espanha, Itália, França, Holanda e Reino Unido. Recentemente, compradores e vendedores de máquinas de Portugal também puderam entrar em contacto direto no seu próprio país e assim se beneficiar do serviço eficaz da Surplex.

Fundada em 1999 para tornar o comércio de máquinas usadas mais rápido, fácil e económico, a empresa continuou a desenvolver-se e a acompanhar as tendências desde então. O conceito desenvolvido por Michael Werker e Uli Stalter comprovou-se até hoje: Do e-commerce, a Surplex assumiu o DNA digital. Do comércio de máquinas clássicas, a vontade de fornecer um serviço completo e personalizado. Como resultado, o melhor de ambas as áreas foi combinado num modelo de negócios promissor. O núcleo da competência digital é a poderosa plataforma de leilões surplex.com, que está online continuamente desde 1999 e que está a ser constantemente desenvolvida por uma grande equipa de IT. Na crise do Coronavírus, por exemplo, o número de reuniões no local foi reduzido ao mínimo através do uso de novos recursos da web, como a visita virtual 3D pelo chão de fábrica.

Mas a identidade da empresa baseia-se igualmente nas competências humanas. Os clientes da Surplex beneficiam não apenas do e-commerce de última geração, mas também do desempenho pessoal dos cerca de 200 especialistas dedicados que estão a bordo da Surplex. Esses especialistas para máquinas, mercados, avaliações, logística, alfândega, atendimento ao cliente, etc. permitem um serviço único em todo o comércio mundial de máquinas. A Surplex é a única casa de leilões industrial na Europa que organiza desmantelamento, transporte e desalfandegamento para exportação de máquinas a partir de uma única fonte. Empresas de diversos sectores podem, assim, lucrar de forma otimizada com uma compra e venda. É também o caso do atual leilão de máquinas de construção de Portugal.

Ao comprar maquinaria usada, as empresas podem não apenas evitar problemas na cadeia de fornecimento e, ao mesmo tempo, atualizar a sua própria maquinaria com um orçamento menor - comprar maquinaria usada também indica uma ação sustentável e orientada para o futuro de uma empresa. A proteção ambiental e a economia de CO2 estão a tornar-se cada vez mais importantes e representam um verdadeiro desafio para a economia em muitos países. Ao comprar máquinas de segunda mão, os recursos são efetivamente economizados. Cadeias de fabrico e transporte são reduzidos e cada máquina leiloada em segunda mão na surplex.com economiza quantidades consideráveis ​​de CO2 e matérias-primas em comparação com as máquinas de nova produção. Com cerca de 55.000 produtos industriais a ser vendidos ano após ano, esse é um fator de sustentabilidade significativo. Menos é descartado e mais é reutilizado. A Surplex ainda dá vida nova a máquinas antigas. Dessa forma, a Surplex ajuda compradores e vendedores a atingir as suas próprias metas de sustentabilidade. Além disso, a Surplex vende máquinas usadas de forma cada vez mais isenta de contacto e com baixa emissão, independente da pandemia. Quanto mais adequadamente as vendas forem preparadas e tratadas, mais viagens ao redor do mundo - e, portanto, emissões de CO2 - poderão ser evitadas. A ação criativa, consciente e responsável não beneficia apenas os clientes, mas também o ecossistema.