NOTICÍA

Jungheinrich inicia exercício de 2022 em linha com as expectativas

17 Mai 2022

A Jungheinrich anunciou que o desenvolvimento de negócios no primeiro trimestre do exercício de 2022 está em linha com as suas expectativas. Apesar dos desafios nas cadeias de abastecimento e dos estrangulamentos na oferta de materiais, as entradas de encomendas, receitas e proveitos antes de encargos financeiros e impostos (EBIT) aumentaram face ao ano anterior. A guerra na Ucrânia, iniciada no final de fevereiro, conduziu a elevados níveis de incerteza nas economias europeia e global, e, consequentemente, na atividade da Jungheinrich. Face a estas circunstâncias, a previsão do grupo alemão especialista em intralogística para 2022 permanece inalterada.

 

As encomendas recebidas aumentaram ligeiramente no primeiro trimestre para 1,33 mil milhões de euros e a receita subiu 10,7% para 1,06 mil milhões de euros. Este crescimento das receitas foi impulsionado, em particular, pela venda de equipamentos novos, aluguer de máquinas e serviço pós-venda. O EBIT atingiu os 77,9 milhões de euros e foi impactado por custos materiais e logísticos significativamente mais elevados. A rentabilidade das vendas do EBIT ascendeu a 7,3%. Até 31 de março de 2022, o crédito líquido ascendeu a 95 milhões de euros, principalmente devido à acumulação de stocks.

 

Lars Brzoska, Presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG, explica que: "O início do novo exercício correu como esperado. Para além dos desafios em curso na cadeia de abastecimento e dos aumentos maciços dos custos logísticos e das matérias primas, a guerra Rússia-Ucrânia teve também um impacto negativo no primeiro trimestre. Apesar destas circunstâncias desafiantes, as encomendas recebidas, as receitas e o EBIT foram todos mais elevados do que no ano anterior. Até agora, a procura do mercado continua a ser positiva».

 

Segundo o responsável: «Estamos bem posicionados com a nossa Estratégia 2025+ e continuaremos a persegui-la para alcançar o nosso objetivo de criar valor sustentável para todos os nossos stakeholders. Como parte da nossa estratégia, estamos a implementar uma série de projetos e medidas, tais como a construção de uma nova fábrica em Chomutov, República Checa, a abertura da 41.ª empresa de vendas da Jungheinrich na Nova Zelândia, e a introdução de várias inovações nos domínios da automação, digitalização e mobilidade eletrónica que serão apresentadas na feira de intralogística LogiMAT no final de maio. É desta forma que estamos a construir as bases para um crescimento mais rentável».