Cada estaleiro – quer seja pequeno ou grande – gera resíduos. Materiais inertes de diferentes tipos que hoje precisam de encontrar uma nova vida, uma nova utilização, considerando também a dificuldade em encontrar matérias primas. E os tempos de espera.
Como é possível então, recuperar os resíduos e recolocá-los no ciclo produtivo de uma forma simples, rápida, mas principalmente, que não aumente as despesas?
Aquilo que muitos não sabem é que não precisam de máquinas extra, a solução é a máquina operacional já presente no estaleiro: basta instalar um balde triturador MB Crusher e processar os resíduos para que possam ser reutilizados imediatamente ou destinados para outros usos.
Seja a escavadora grande ou pequena, existe um britador de mandíbulas que se instala com facilidade e permite reduzir a granulometria do material diretamente no local.
Se a máquina é de pequeno porte...
República Checa – Uma empresa de construção da República Checa precisa de recuperar os materiais para desenvolver e concluir os trabalhos dentro dos prazos. No estaleiro tem à disposição uma midiescavadora Yanmar B7 Sigma de 8 toneladas. Recuperar o material diretamente no local torna-se simples quando se instala um balde triturador MB-C50 na escavadora: com um peso de 0,75 toneladas, uma capacidade de carga de 0,15 m3, é adaptável a escavadoras e retroescavadoras a partir de 7 toneladas com uma produção horária de até 10 m3. Uma pequena pérola, capaz de transformar o estaleiro num verdadeiro centro de reciclagem: recolhe o material, ou tritura na granulometria necessária, tudo no local. O material processado é então reutilizado para obras no sector urbanístico e rodoviário.
Mayotte – Neste arquipélago do Oceano Índico o cliente quer tornar-se autónomo no abastecimento dos materiais das pedreiras, seja para economizar nos custos de transporte e tempos de espera, mas também para evitar uma contínua circulação de camiões no estaleiro. Existem duas máquinas operacionais neste estaleiro, cada uma com um equipamento MB Crusher: uma Bobcat T300 com um balde triturador MB-L140 e uma Kubota KX080, na qual foi instalado um balde peneira de cesta MB-S14. A utilização combinada destas duas ferramentas cria um verdadeiro centro de reciclagem próprio: o material descartado é peneirado com a MB-S14 que separa o graúdo do fino, para depois ser triturado pelo britador de mandíbulas MB-L140. E por fim, reutilizado diretamente no local para o preenchimento das valas.
Os resíduos foram transformados em poupança de tempo e de dinheiro, mas transformaram-se principalmente num novo agregado.
Se a escavadora superar as 30 toneladas…
República Checa – Estamos sempre na República Checa, mas desta vez o objetivo do cliente é o de economizar principalmente os custos de descarte no aterro ou de compra ou deslocação de um britador móvel de grande porte. A escavadora em operação no estaleiro é uma Doosan DX 350 LC de 36 toneladas na qual foi instalado um britador de mandíbulas MB Crusher modelo BF120.4: com um peso de 4.8 toneladas para uma capacidade de carga de 1.3m3 e uma produção que pode chegar a 53 m3/h.
Trituradora MB Crusher e escavadoras maiores, mas com os mesmos resultados: o material é reciclado no local, não há necessidade de o readquirir ou de o descartar no aterro, reduz-se também os custos de transporte e os tempos de processamento. E trabalha-se em total segurança, pois as operações são feitas pelo próprio operador da escavadora.
Bulgária – A requalificação da área onde, o maior complexo siderúrgico do país funcionou durante 40 anos – a estrutura de Kremikovtsi, cujas dimensões eram comparáveis às de uma cidade – viu em ação um dos maiores modelos de balde triturador, o BF135.8. numa escavadora Hyundai de mais de 45 toneladas. Era necessário processar enormes quantidades de material de demolição C&D armado numa área de aproximadamente 12 milhões de metros quadrados. Por isso, foi escolhido o triturador MB Crusher, um equipamento flexível, fácil de transportar e de utilizar, capaz de uma produção horária elevada, mas principalmente apto para triturar o material reforçado sem nenhum problema. O cimento armado é britado até à dimensão de saída desejada, o ferro é separado rapidamente do amontoado de inertes e reduzem-se várias viagens dos camiões – e poluição – para o transporte do material.
Resumindo, quer o estaleiro seja grande ou pequeno, existe sempre uma unidade MB Crusher com a qual é possível criar um verdadeiro centro de reciclagem próprio que permite à empresa ser autónoma na gestão dos inertes.
E o custo para produzir o material reciclado é muito inferior ao de aquisição do agregado, além de fazer bem ao meio ambiente e respeitar as últimas regulamentações emitidas em diversos países sobre a utilização dos inertes reciclados.
Empresa Destacada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Epiroc Iberia apresenta a pá ST1030 convertida de diesel para elétrica
13 Ago 2022
Pneus Alliance Forestar III aprovados pelos fabricantes de correntes de tração
13 Ago 2022
Primeiro equipamento de perfuração de superfície elétrico testado em pedreira na Suécia
10 Ago 2022
STET apresenta a nova geração de pás de rodas Cat 980, 986K e 988K Block Handlers
10 Ago 2022