NOTICÍA

Edição especial do CLAAS XERION como marco pelos 25 anos de produção

04 Ago 2022

Há 25 anos, com o lançamento do XERION, a CLAAS estabeleceu novos padrões relativamente a multifuncionalidade e versatilidade em tratores de alta potência. A CLAAS celebra o aniversário junto dos seus distribuidores e clientes com uma edição especial limitada.

 

O primeiro XERION estava equipado com um motor Caterpillar de 6 cilindros, 250 CV e transmissão continuamente variável HM08 da CLAAS e estabeleceu um novo segmento de produtos. Graças às suas quatro zonas de engate, à enorme carga útil, à cabine giratória e aos dois eixos de direção com rodas motrizes do mesmo tamanho, assim como à tração permanente às quatro rodas, o XERION foi desde então único em muitos âmbitos.

 

Versátil, eficiente, potente

Em 2004, com o XERION 3300 da CLAAS, apareceu a mudança de transmissão continuamente variável ZF. A partir de então, o XERION foi também sinónimo de grande potência de tração, exatamente no momento adequado para os cultivadores intensivos de grande potência e para as grades de discos curtas com grande largura de trabalho que estavam a surgir nesse momento. Graças à maior potência do motor – sobretudo graças ao XERION 3800 com 379 CV lançado em 2007 - e à montagem de um engate de esfera por trás da cabine, passou a ser possível trabalhar com cisternas de chorume líquido de grande volume.

 

Em 2009, a série superior com o XERION 4500 e o XERION 5000 foi apresentada na Agritechnica como TRAC e TRAC VC com cabine giratória para satisfazer as maiores exigências de potência do motor e força de tração.

 

Em 2013 produziu-se a mudança de geração e para os mercados HRC (High Regulation Countries) a conversão para motores da Daimler Benz/MTU. A gama de modelos inclui o XERION 4000, o XERION 4500 e o XERION 5000.

 

Em 2019, como parte da transição para a norma de emissões Stage V, apresentaram-se os novos XERION 4200, 4500 e 5000 nos mercados HRC. Os dois XERION mais potentes estiveram também disponíveis como TRAC TS com quatro rastos triangulares.

 

Edição limitada de aniversário

Atualmente, até 400 unidades do XERION saem da linha de montagem anualmente – as cifras de vendas duplicaram nos últimos tres anos - para uso nas mais diversas aplicações. Trabalham para agricultores e prestadores de serviços na Europa Central, nas intermináveis regiões de terra preta do Kazaquistão, nas pradarias da América do Norte, em gigantescas explorações na Austrália, em prósperas fazendas na Ásia e inclusivamente na América do Sul e África do Sul.

 

Com motivo do aniversário, a CLAAS produz uma edição especial estritamente limitada com aspeto retro para os principais mercados do XERION, baseada na combinação de cores do primeiro XERION 2500 de 1997. A edição limitada será exposta em feiras e estará disponível aos clientes mais fiéis do XERION. Além disso, todos os XERION fabricados entre julho de 2022 e julho de 2023 receberão um adesivo de aniversário para a porta da cabine.