NOTICÍA

Epiroc Iberia apresenta a pá ST1030 convertida de diesel para elétrica

13 Ago 2022

Em junho, a Divisão Parts and Service da Epiroc Iberia apresentou a primeira pá mineira ST1030 convertida de diesel para elétrica na Europa. O evento foi realizado sob o slogan “Make the Switch” e contou com participantes de mais de 20 países, que ficaram agradavelmente surpreendidos com a evolução que esta etapa representa para a indústria mineira.

 

O local escolhido para o encontro foi o nordeste da Espanha, onde fica a sede da HIMESA, parceiro de Assistência Técnica Oficial da Epiroc e principal colaborador na realização da conversão. A Epiroc e a HIMESA trabalham em colaboração há vários anos e, fruto deste percurso, da experiência adquirida e da sincronia entre ambas as empresas, foi possível concretizar este importante projeto que sem dúvida dará origem a futuras colaborações para realizar mais conversões de diesel para equipamentos movidos a bateria.

 

O encontro incluiu uma visita às instalações da HIMESA, onde os participantes puderam conhecer a organização da oficina e os benefícios que têm para realizar as conversões. Um cenário privilegiado localizado entre a natureza que serviu de local para a demonstração do equipamento, onde os convidados tiveram a oportunidade de observar a pá mineira e as modificações feitas para garantir que, a partir de agora, o equipamento funciona a baterias, facto que apreciaram e que foi recebido com muito entusiasmo.

 

Este encontro incluiu uma apresentação por parte das deferentes partes envolvidas no projeto que tornou possível a conversão de equipamentos diesel em elétricos. Os oradores responsáveis pela sessão foram Jaime Huidobro; Gerente Geral da Epiroc Iberia, que falou sobre as metas de emissão zero da empresa e como a Epiroc se adaptará a estas, Cemre Akalin; Product and Sales Support Lead Electrified Solutions na Epiroc Underground and Parts and Service, que explicou o alcance do projeto do ponto de vista internacional e os benefícios que a conversão de equipamentos subterrâneos para elétricos trará. Claudia Hortelano, Especialista de Produto na Epiroc Iberia e Jose Antonio Ciudad; Vice-presidente Regional de Operações da Epiroc para a Europa, África e Oriente Médio, encerraram a palestra, partilhando mais informação sobre a conversão da ST1030 fornecendo detalhes técnicos e discutindo os objetivos futuras para a Divisão de Parts and Service da Epiroc, que incluirá a conversões de novos modelos.

 

Nas palavras de Claudia Hortelano: “Após um ano de trabalho, estamos muito orgulhosos de apresentar a pá convertida. O projeto foi realizado por profissionais de diferentes países espalhados por três continentes, com tudo o que isso implica. Durante a reconversão, modificamos o chassis da máquina para abrigar a bateria e a transmissão, e vários componentes do equipamento diesel foram substituídos. Além disso, obtivemos a certificação CE para o equipamento, garantindo assim este primeiro protótipo de uma ST1030 convertida de diesel para elétrico.”

 

O evento permitiu aos presentes partilharem a sua opinião sobre este projeto de conversão, que sem dúvida continuará a longo prazo, pois estamos a assistir a um momento de mudança na indústria mineira em que a aposta em equipamentos sustentáveis será uma realidade cada vez mais maior. O futuro está aqui e é elétrico!