NOTICÍA

Volvo Trucks inicia a produção em série de camiões elétricos pesados

14 Set 2022

A Volvo Trucks está a iniciar a produção em série das versões elétricas da gama de produtos mais importante da companhia, os seus camiões pesados: Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX. Estes camiões podem operar com um peso total de 44 toneladas* e os três modelos representam cerca de dois terços das vendas da empresa.

 

Com estas novas incorporações, a Volvo Trucks tem seis modelos de camiões elétricos em produção em série a nível mundial: a linha de camiões elétricos mais ampla da indústria.

 

“Este é um marco e demonstra que estamos a liderar a transformação da indústria. Há menos de dois anos que mostramos os nossos camiões elétricos pesados ​​pela primeira vez. Agora estamos a aumentar os volumes e entregaremos estes excelentes camiões a clientes de toda a Europa”, e mais adiante também a clientes na Ásia, Austrália e América Latina”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

 

A produção em série dos camiões elétricos mais pesados ​​da Volvo iniciar-se-á na fábrica de Tuve em Gotemburgo, Suécia, e no próximo ano seguir-se-á a fábrica de Gante, Bélgica. A Volvo produz os camiões elétricos na mesma linha que os seus camiões convencionais, o que proporciona uma elevada flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Gante.

 

A procura de camiões elétricos está a aumentar rapidamente em muitos mercados, e uma das forças impulsionadoras é a necessidade das transportadoras e empresas de camionagem mudarem para transportes isentos de combustíveis fósseis para cumprir com os seus objetivos de sustentabilidade. A carteira elétrica da Volvo Trucks poderia cobrir cerca de 45% de todas as mercadorias transportadas na Europa atualmente.**

 

“Vendemos cerca de 1000 unidades dos nossos camiões elétricos pesados e mais de 2600 dos nossos camiões elétricos no total. Esperamos que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Em 2030, pelo menos 50% dos camiões que venderemos em todo o mundo deverão ser elétricos”, comenta Roger Alm.

 

A linha elétrica de seis modelos de camiões da Volvo Trucks cobre uma ampla gama de aplicações, como distribuição urbana e gestão de resíduos, transporte regional e trabalhos de construção.

 

*Peso combinado bruto (GCW)

 

**De acordo com as estatísticas do Eurostat “Transporte de mercadorias por estrada por distância” (2018), 45% de todas as mercadorias transportadas por estrada na Europa percorrem uma distância inferior a 300 km.