NOTICÍA

John Deere cria Centro Europeu de Inovação para culturas de alto valor

10 Nov 2022

A John Deere fortaleceu a sua posição enquanto líder mundial no sector AgroTech com a inauguração do primeiro Centro de Inovação europeu especializado em culturas de alto valor: o novo John Deere Parla Innovation Center. Líder em máquinas e serviços avançados para o sector agrícola, a multinacional norte-americana remodelou 3.500m2 das instalações da sua sede corporativa em Parla (Madrid), onde terão lugar todos os agentes envolvidos neste processo de inovação: empresas líderes do sector, centros educacionais, instituições públicas e startups irão coexistir num modelo de inovação aberta.

 

O Centro de Inovação John Deere Parla pretende reunir iniciativas empresariais relevantes para o setor agrícola e promover a inovação, sobretudo em culturas de alto valor em Espanha e Portugal, aproveitando o potencial desta atividade e o caráter estratégico para a Península Ibérica. A investigação do centro centrar-se-á especialmente em torno de cinco eixos:

 

- Automação

 

- Eletrificação

 

- Conectividade

 

- Inteligência Artificial

 

- Sistemas Agrícolas Integrados.

 

A cerimónia de abertura do John Deere Parla Innovation Center contou com a presença de várias personalidades dos mais diversos ramos, destacando-se Markwart von Pentz, Presidente da Divisão de Agricultura e Turf da John Deere, e Alejandro Sáyago, Vice-presidente de Vendas e Máquinas Agrícolas e Espaços Verdes da John Deere, tendo ambos demonstrado o seu apoio ao trabalho desenvolvido por Eduardo Martínez de Ubago, Diretor de Negócios da John Deere Ibérica.

 

Mais de 25 entidades envolvidas

Desde a inauguração, o Centro de Inovação contou com o envolvimento de mais de 25 entidades - AGQ Labs, Agromillora, Azud, BASF, ID David, Metos, Teyme Group ou Yara, entre outras - que vão agora colaborar de forma mais estreita para avançar no caminho para a agricultura do futuro. No campo institucional, o centro conta com a colaboração do "Ayuntamiento de Parla", que deverá promover iniciativas empresariais e convergir na captação de financiamento público para o desenvolvimento de projetos de inovação.

 

“O centro de inovação é um espaço de trabalho no qual cada um dos atores envolvidos contribuirá com o seu conhecimento para desenvolver soluções avançadas ao serviço da sustentabilidade e produtividade do sector. Será um trampolim para a consolidação de iniciativas de colaboração público-privadas, um hub de talentos, uma incubadora de startups de inovação e um centro de difusão, conhecimento e transferência de tecnologia”, explicou Eduardo Martínez de Ubago.

 

Criação da John Deere Business Chair

O Centro de Inovação John Deere Parla dará também espaço a instituições de formação e universidades. No âmbito do evento, a John Deere e a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) assinaram um acordo para a criação da John Deere Business Chair, através da qual serão canalizadas ações de formação, bolsas de doutoramento e investigação e ainda diversas atividades de formação.

 

Parla, localização estratégica pela importância do mercado ibérico

A Espanha e, mais precisamente, a zona de Parla foi eleita pela multinacional norte-americana como o local ideal para localizar o Centro de Inovação por vários motivos. De um modo geral, pela importância do sector agroalimentar espanhol e, em particular, pela importância que Espanha tem no mercado mundial de culturas de alto valor: é o primeiro produtor de azeite, um dos maiores produtores de vinho, frutas e legumes, a terceira líder mundial em empresas AgroTech (depois dos EUA e da Índia), e uma grande referência em culturas lenhosas.

 

Desde a inauguração em 2009, este complexo de 60.000m2 albergou a Unidade Comercial John Deere Ibérica, bem como os escritórios da John Deere Financial, braço da multinacional que se encarrega de oferecer soluções de financiamento a profissionais agrícolas. Com um investimento equivalente a 10 milhões de euros, o Centro de Inovação coexistirá com a sede da John Deere Ibérica e ocupará especificamente todo o piso térreo do complexo, mais de 50% da área construída, o que equivale a cerca de 3.500m2.

 

As instalações têm mais de quatro hectares de terra arável incluindo campo de testes, onde foram plantadas variedades de vinha, hortícolas, olivais, amendoeiras e pistácios de última geração, de forma a simular testes reais de tecnologias que são desenvolvidas no centro. Além disso, todos os profissionais e estudantes que se deslocarem ao complexo vão ter acesso a zonas específicas de trabalho como um auditório de 800m2 ou 5 salas de reuniões totalmente equipadas para receber workshops e formações da John Deere Chair. Dispõem ainda de um restaurante com uma área de 500m2.