NOTICÍA

IV Fórum da Pioneer® INDOOR junta mais de 700 agricultores em Santarém

18 Nov 2022

O programa centrou-se no impacto da crise energética na agricultura face à atual conjuntura mundial e nas estratégias urgentes para uma gestão mais eficiente da água e da energia em toda a cadeia de produção agricultura.

 

A Corteva Agriscience, empresa líder no sector agrícola em tecnologia aplicada a sementes, proteção de culturas e agricultura digital, celebrou em Santarém o seu IV Fórum Indoor que ocorre a cada dois anos, sob a marca Pioneer®, que dá nome à plataforma de sementes da empresa. Um evento, que se tornou um ponto de encontro obrigatório para os principais players do sector da agricultura extensiva em Portugal.

 

Agricultores, técnicos, entidades oficiais, distribuidores, parceiros e todos os protagonistas de um sector fundamental para a economia portuguesa, reuniram-se no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas S.A.), para acompanhar as intervenções dos principais oradores deste sector.

 

No discurso de boas-vindas, Luís Grifo, Diretor Comercial de Sementes da Corteva Agriscience em Portugal, destacou que: “O objetivo fundamental deste encontro foi debater e apresentar soluções para capacitar os empresários agrícolas a enfrentar os novos desafios que se colocam aos empresários agrícolas na conjuntura atual.

 

O evento foi articulado através de dois grupos de debate. O primeiro deles, celebrado sob o título: “Uso eficiente da água e da energia na agricultura” foi moderado por Pedro Santos, da  CONSULAI, e contou com a participação de João Coimbra (agricultor) e José Núncio (Presidente da FENAREG) tendo-se centrado numa primeira fase na gestão de energia em toda a cadeia de Produção Agrícola, e posteriormente na abordagem da reserva nacional de água como principal fonte de energia e o esforço necessário a ser realizado pelos produtores agrícolas nas explorações para a incorporação de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais de água e energia.

 

O segundo grupo, moderado por José Diogo Albuquerque, do Agroportal, com apresentação de David Gouveia (GPP), focou-se na análise dos “mercados agrícolas e conjuntura atual-cereais”, marcada pela grande instabilidade da guerra na Europa, em período pós pandémicos e com os desafios já existentes das alterações climáticas e limitações no acesso a alguns mercados fundamentais.

 

A jornada foi concluída por Eduardo Diniz (GPP) que se centrou na revisão do plano europeu da Política Agrícola Comum (PECPAC 2023-2027).

 

Luís Grifo, da Corteva, destacou ainda a importância deste tipo de fóruns de debate e agradeceu ao público, moderadores, oradores e copatrocinadores pelas suas contribuições num evento em que a “Corteva quis lançar novamente luz sobre os desafios presentes e futuros, renovando o seu compromisso com os produtores e os consumidores”.

 

Novas ferramentas digitais da Corteva, o biostimulante BlueN®, herbicida para milho, ou novos híbridos de milho da Pioneer® tolerantes ao Cephalosporium foram algumas das soluções inovadoras apresentadas. Do mesmo modo, os porta-vozes de Corteva e da CAP lembraram os participantes que o programa TalentA de apoio às mulheres rurais já abriu o prazo de candidatura e encorajaram todas as mulheres do sector a apresentarem os seus projetos e tentar vencer um dos 3 prémios disponíveis.

 

Durante o período do almoço, que decorreu em agradável ambiente, foram atribuídos os “Pioneer Distinção”, que visam homenagear entidades e pessoas ligadas ao sector agrícola que pela sua atividade e percurso profissional muito contribuíram para a valorização desta atividade económica. Foram distinguidos com forte aclamação Joaquim Pedro Torres, Fernando Carpinteiro Albino, João Vicente Saldanha, João Monteiro Coimbra, Mário de Carvalho, Maria do Amparo, ANPROMIS e CAP.

 

Os debates decorreram no grande auditório do CNEMA e, no mesmo complexo do evento, os diferentes patrocinadores (Forte, Hidrosoph, Montepio Crédito, Repsol e Tecniferti) aproveitaram a ocasião para apresentar as suas novidades no recinto anexo.

 

O evento terminou com uma prova de vinhos e um magusto patrocinado pela Câmara Municipal de Santarém com a presença do maior assador de castanhas do Mundo, da Câmara Municipal de Vinhais.