Artigo original: Profesional Agro

Tenías Harvester desenvolveu uma máquina colhedora de amêndoa e pistacho automotriz capaz de recolher em contínuo até 9 árvores por minuto. Todo isto com um único operador e sem interrupções, graças aos sistemas de tremonhas com descarga em contínuo.

A revolução na colheita de amêndoa já é uma realidade com os novos modelos Tenías Harvester V21. Foi no ano 2000 que nasceu esta máquina colhedora de pistacho e amêndoa como uma solução para a colheita mecanizada das explorações de amendoal da família Tenías na província de Saragoça (Espanha).

Interessados por conhecer estas máquinas, a equipa de testes da publicação Profesional AGRO colocou rumo a Ejea de los Caballeros (Espanha) para conhecer em primeira mão de que forma trabalha esta máquina chamada a revolucionar a colheita mecanizada de amêndoa e pistacho.

As impressionantes instalações da Tenías foram o local de encontro com os responsáveis da marca para, em seguida, deslocar-nos até à exploração onde estavam a operar, em uníssono, dois modelos da nova Tenías Harvester V21.

A agradável manhã, com uma temperatura que rondava os 23ºC acompanhava o trabalho das máquinas, que de forma constante “ordenhavam” cada uma das amendoeiras dispostas à sua passagem. Um trabalho contínuo que permite um grande rendimento ao mesmo tempo que se obtém um fruto limpo e em muitas ocasiões disposto para a sua comercialização.

Tenías Harvester V21: uma máquina muito especial

A primeira questão que chama a atenção na máquina colhedora de amêndoa Tenías Harvester é o próprio equipamento, tanto pelas suas dimensões como pela sua estrutura. O seu duplo arco forma um túnel pelo qual vão passando, uma a uma, todas as árvores dispostas na linha, dos quais se extrai o seu apreciado fruto através de uma rápida e eficiente vibração, para depois ser transferido até às tremonhas laterais por um sistema de cintas transportadoras. Um design prático e eficiente que, dentro da sua “simplicidade”, se destaca pela sua capacidade de colheita e tratamento da cultura.

O primeiro ponto a destacar dentro destes equipamentos é o vibrador e o pé do vibrador. Graças ao sistema que incorporam as máquinas Tenías Harvester, consegue-se uma vibração de qualidade, conseguindo libertar praticamente todo o fruto da árvore sem danificar o mesmo e, muito importante, respeitando os gomos para o ano seguinte. Logo que a máquina colhedora deteta a árvore, o vibrador inicia o acoplamento para a vibração da mesma, ao mesmo tempo que se apoia no solo com o pé do vibrador, que permite que toda a força de vibração seja transmitida à árvore e não se perca no solo através das rodas ou na própria estrutura da máquina. Devido à altura em que decorre a vibração, vibra apenas a parte produtiva da árvore e não as raízes. O vibrador equipa também com um sistema de lubrificação automático com o fim de evitar danos no tronco.

Desta forma o fruto cai dentro da estrutura, uma vez que graças às dimensões da máquina e ao seu sistema de lonas se consegue um túnel praticamente fechado. As cintas transportadoras que circulam por cada uma das laterais são as encarregadas de transferir a colheita até ao sistema de subtração de pontas e folhas e à pré-limpeza na parte traseira. Neste ponto as pré-descascadoras localizadas de cada lado da máquina ajudam a obter um maior rendimento de colheita, graças a que a maior parte das cascas exteriores da amêndoa e as folhas são expulsadas para o solo, deixando o fruto pronto para a sua comercialização. O grau de limpeza da amêndoa dependerá em grande medida de fatores externos tais como o estado do fruto, humidade, temperatura ou doenças da planta. Esta configuração apenas é compatível com variedades de amêndoa de casca dura.

Uma vez chegados aqui, o fruto é levado até às duas tremonhas laterais, onde se armazena até à sua descarga. O facto de contar com duas tremonhas permite aumentar a capacidade da máquina e a sua autonomia. Além disso, o modelo Tenías Harvester V21 está equipado com um sistema de descarga em contínuo. Graças a este sistema, é possível colher amêndoa e pistacho sem interrupções, optimizando assim o número de árvores por jornada. Para o seu funcionamento é suficiente colocar o veículo equipado com carregador ou caixa recolhedora atrás da máquina e pressionar nas abas localizadas para o efeito, avançando à mesma velocidade que a colhedora. Nesse momento inicia-se a descarga das tremonhas mediante uma cinta transportadora que retira o conteúdo pela parte superior e deposita-o no veículo que se encontra atrás. Quando o veículo de apoio é retirado e deixa de pressionar sobre a aba, a descarga é interrompida, evitando assim a queda do fruto no solo.

Conforto e rendimento

Todas estas características da máquina colhedora de amêndoa e pistacho Tenías Harvester V21 estão acompanhadas de dois elementos importantes que permitem operar a máquina com segurança e comodidade, sem renunciar ao rendimento. Desta maneira, o equipamento pode estar a trabalhar durante as 24 horas do dia. Referimo-nos à cabine e ao motor, peças chave nas quais também pensou a marca. A cabine climatizada permite realizar os ajustes precisos para a colheita graças a que todos os controlos se encontram ao alcance da mão. Desta maneira, podem ajustar-se os parâmetros de vibração em função do estado do fruto e da carga produtiva. Ao mesmo tempo, pode regular-se a velocidade de avanço para alcançar a máxima produtividade. A sua disposição permite ter uma visão direta do vibrador para alcançar assim o máximo controlo e colocação da máquina na linha de arvoredo. Do mesmo modo, permite a sua visão para a frente e lateralmente sem interrupções graças à sua grande superfície envidraçada. As condições externas não são um problema, uma vez que graças à sua climatização se consegue um ambiente confortável para o trabalho do operador.

Por sua parte, o trabalho de propulsão da máquina fica em mãos de um potente motor John Deere PowerTech 4045HI550 PSS Stage V de 130 CV. Este motor está configurado para conseguir uma integração total com a máquina e com todos os seus elementos. Além disso, como não podia ser de outra maneira, respeita as últimas regulamentações de emissões de gases.

Sistema de pré-limpeza

Uma vez que o fruto cai da árvore, as lonas laterais e o sistema de escamas centrais depositam as amêndoas nas cintas transportadoras que o depositam no sistema de pré-limpeza. Situado na parte inferior da máquina, a amêndoa é tratada para eliminar a sua casca exterior, ao mesmo tempo que também são expulsas as folhas e restos de ramos secos. De destacar que devido à idade das árvores era frequente a queda de ramos, o que não impediu o correto funcionamento do sistema.

O mais destacado é que, uma vez efetuada esta pré-limpeza, o fruto é depositado nas tremonhas com um maior rendimento, reduzindo em grande medida o pós-processamento do mesmo. Tal como nos indicaram a partir da marca, este sistema é somente compatível com amêndoa de casca dura.

Um sistema cheio de vantagens

As máquinas colhedoras de amêndoa e pistacho Tenías Harvester proporcionam múltiplas vantagens relativamente a outros sistemas de colheita, com uma melhoria no rendimento graças à colheita em contínuo. A colheita sem interrupções é possível graças a uma combinação de elementos, com o sistema de vibração como o mais destacado.

No momento de agarre e vibração, uma perna auxiliar fixa a máquina ao solo para que toda a energia seja transmitida à árvore. Todo o conjunto acompanha o avanço da máquina, num processo que se realiza de forma automática. A vibração consegue o máximo desprendimento do fruto e é respeitador com os gomos do ano seguinte. Este sistema permite a colheita de até 9 árvores por minuto.

O sistema de descarga em contínuo das tremonhas torna desnecessário parar a colheita para o seu esvaziamento. Outra das vantagens desta máquina na otimização de custos é que apenas necessita de um operário para o seu manejo. Além disso, ao depositar a colheita diretamente nas tremonhas evita-se a necessidade de outro tipo de máquinas, como tratores, varredoras, senfins transportadores, etc., e evita a contaminação do fruto, que não toca no solo. Tudo isto com um reduzido consumo de combustível.

Compasso de plantação

No momento de trabalhar com a máquina colhedora Tenías Harvester devem-se garantir alguns requisitos na plantação. Desta forma, os compassos de plantação válidos são entre 5,5 x 2,5 e 7 x 4 metros, mas o mais recomendável é o de 6 x 3 metros. A altura livre do tronco deve ser de pelo menos 90 centímetros. Para isto recomenda-se fazer o corte cruzado a 1- 1,10 metros. Por seu lado, a altura máxima do camalhão é de 50 centímetros. O alinhamento entre árvores deve ser máximo e elementos como bocas de rega ou outros obstáculos devem estar alinhados no resto da linha.

No momento de considerar o porte da árvore, as dimensões máximas permitidas da amendoeira são de 6 metros de altura por 4,5 metros de largura. No caso do pistacho estas medidas são de 5 metros de altura por 4 de largura. Finalmente, considerar que no final da linha deve ficar uma largura de pelo menos 9 metros para realizar a manobra de viragem de cabeceira.

Começar a trabalhar

Além das características anunciadas pela marca, o certo é que o seu rendimento é mais do que destacável no terreno, tal como podemos comprovar nos testes realizados. Aquando da nossa chegada à exploração encontramo-nos com duas das máquinas a trabalhar na colheita de amêndoa numa espetacular exploração situada em Ejea de los Caballeros. O ritmo constante de trabalho e o seu avanço incansável pelas linhas de árvores deu-nos de imediato uma ideia do elevado rendimento no momento de recolher o fruto das árvores que possam oferecer estes equipamentos.

Antes de começar o teste em si, começamos por fazer umas verificações prévias sobre a própria parcela. Trata-se de uma exploração de cerca de 250 hectares, propriedade da família Tenías, na qual se encontram semeadas amendoeiras com uma idade média de 12 anos. Trata-se, portanto, de uma plantação já consolidada com árvores em pleno rendimento. O compasso de plantação das amendoeiras era de 5,5 x 3 metros, o que proporciona uma densidade de cerca de 600 árvores por hectare. As árvores quase não contavam com camalhão e a altura do solo até ao início da copa era de 90 cm.

Por outro lado, as árvores encontravam-se perfeitamente alinhadas, o que permitiu uma recolha sem nenhum tipo de interrupção. O comprimento da linha era de cerca de 550 metros, depois dos quais se encontravam zonas abertas para que a máquina pudesse girar e voltar a entrar por outra linha. As linhas encontravam-se dispostas numa orientação nordeste-sudoeste e a parcela apresentava uma ligeira inclinação, o que não impedia a correta passagem da máquina, capaz de superá-la sem qualquer dificuldade.

Longo caminho de desenvolvimento

No ano 2000 surge a recolha de amêndoa e pistacho Tenías Harvester. Após alguns anos a trabalhar em numerosas explorações espalhadas pelo território espanhol, foi em 2015 que se decidiu dar o salto para o mercado norteamericano, mais concretamente para a Califórnia, onde se produz mais de 80% da produção de amêndoa a nível mundial.

Desde então a máquina converteu-se num projeto em constante evolução para assim continuar a oferecer aos clientes a mais absoluta confiança no sistema, que procura fazer da colheita um processo eficiente, rápido e competitivo.

Comprometidos com o objetivo de alcançar uma melhoria constante dos processos, a Tenías Harvester conta com a mais elevada tecnologia para o design e fabrico de todos os seus produtos, que são submetidos a estritos controlos de qualidade prévios à sua saída da fábrica.

O Grupo Tenías conta com quase 50.000 m2 de superfície útil que se distribui entre fábrica, unidade de montagem da Tenías Harvester, loja de peças de substituição, centro de expedições, armazém logístico e escritórios.

Atualmente a máquina Tenías Harvester encontra-se a trabalhar em praticamente todos os países produtores de amêndoa e pistacho, como são os Estados Unidos, Austrália, Portugal, África do Sul, Azerbaijão ou Geórgia.

Um aval muito importante dentro de todo este projeto é a equipa de mais de 80 pessoas que trabalham no Grupo Tenías. Pessoal altamente qualificado e com a determinação necessária para enfrentar os desafios que se estabelecem na atividade diária.

Tenías Harvester V21: um grande rendimento

Uma vez tomadas as pertinentes anotações, correspondia iniciar a recolha de dados sobre o rendimento da máquina. Como sempre nestes casos trata-se de interromper na menor medida do possível o trabalho que já está a ser efetuado com a máquina, pelo que decidimos continuar a sua evolução durante a recolha de uma das linhas.

Como já se comentou, estas tinham um comprimento de 550 metros. O modelo Tenías Harvester V21 começou o trabalho por volta das 12:29 com um passo constante e eficiente.

A velocidade média da máquina foi de 1,53 km/h, com um pouco mais de 7 segundos entre o início da vibração de uma árvore e a disposição para iniciar a seguinte.

Com este ritmo constante e sem interrupções, fruto também das mãos especializadas do operador, apenas 21 minutos e 45 segundos bastaram para completar a linha onde tinha começado a trabalhar. No seu percurso recolheu o fruto de 184 amendoeiras, de maneira que foram quase 8,5 árvores por minuto os que conseguiu recolher.

Durante este percurso fomos testemunha de como funciona na perfeição o sistema de ancoragem através da perna da máquina no momento da vibração da árvore, de forma que toda a energia se transmite à própria árvore e em nenhum caso à máquina. Também se deve destacar que quase não restaram frutos na árvore e, os poucos que ficaram, estavam danificados.

Para lá do número de árvores por minuto, que estabeleceu uma espetacular quantia, é importante destacar que em todo o momento o fruto recolhido ficou dentro do equipamento, quase sem perdas. As cintas transportadoras levavam-no até à parte traseira onde se eliminavam cascas externas, ramos secos e folhas, de maneira que até às tremonhas apenas chegava o fruto limpo.

A distância das linhas e a quantidade de cultura não tornou necessário utilizar o sistema de descarga em contínuo, de maneira que, ao chegar ao final procedeu-se, através de dois tratores equipados com carregadores frontais à descarga das mesmas, para, em seguida, iniciar o trabalho de colheita novamente.

Se extrapolarmos os rendimentos obtidos ao rendimento teórico numa hora, a máquina seria capaz de recolher o fruto de 508 árvores, dispostas numa linha de 1.533,80 metros. Graças ao sistema de descarga em contínuo, este rendimento é perfeitamente assumível, apenas descontando o tempo necessário para realizar o giro nas cabeceiras.

Tabela de tempos do teste

Distância percorrida (m)

Tempo despendido (seg)

Nº árvores

Nº árvores / min

50

118

17

8,6

50

112

15

8,1

57

145

18

7,4

44

105

13

7,4

Tempo total

556

1305

184

8,5

Rendimento teórico em 1 hora

Distância percorrida (m)

Tempo despendido (seg)

Nº árvores

1.5334,8

3600

508