NOTICÍA

Jungheinrich apresenta nova geração de empilhadores de mastro retráctil da série C

04 Mai 2015

Os empilhadores de mastro retráctil ETV C16 e ETV C20 oferecem as melhores condições para um processo de armazenamento rentável a alturas elevadas e em espaços estreitos

A Jungheinrich vai lançar, no verão de 2015, os novos empilhadores de mastro retráctil da série C. Os equipamentos do tipo ETV C16 e ETV C20 conseguem transportar cargas até duas toneladas e adequam-se à utilização no interior e no exterior. 

Os pneus superelásticos e a elevada altura acima do solo asseguram um transporte fiável e seguro das mercadorias, independentemente de se tratar de um piso em betão liso dentro do armazém ou de asfalto irregular no caso de carga e descarga de camiões. Devido à sua construção compacta e à tecnologia de mastro retráctil, estes empilhadores adequam-se à utilização em espaços estreitos. «Esta combinação de características permite que o cliente necessite apenas de um tipo de equipamento para diferentes aplicações», explica Joachim Schier, diretor da gestão de produtos da Jungheinrich, responsável pelo segmento de empilhadores de mastro retráctil.

A nova geração de empilhadores de mastro retráctil garante uma capacidade de movimentação maior e a redução do tempo de consumo de energia. Esta eficiência energética deve-se aos motores, comandos e sistemas de software perfeitamente adaptados entre si e desenvolvidos e construídos pela própria Jungheinrich. 

Os mastros de elevação triplos do ETV C permitem elevações até 7,40 metros. Os perfis de mastros robustos e de elevada qualidade conseguem absorver melhor as distorções, e resultam em capacidades de carga residuais superiores, mesmo perante grandes elevações. Adicionalmente, proporcionam ao condutor uma boa visibilidade dos garfos e da carga. 

A fim de facilitar o trabalho do condutor e de aumentar a segurança, os equipamentos podem ser operados de forma simples, intuitiva e sensível através dos elementos de comandos dispostos de forma ergonómica. O Curve Control da Jungheinrich assegura uma condução segura nas curvas, reduzindo automaticamente a velocidade em função do ângulo de direção. Devido à sua construção em combinação com a tecnologia de mastro retráctil, os empilhadores compactos adequam-se a larguras dos corredores de trabalho a partir de 2829 milímetros. 

Ergonomia do lugar do condutor previne fadiga precoce
Os novos empilhadores têm um conjunto de funcionalidades que facilitam e tornam mais seguro o trabalho do condutor como: um degrau grande e antiderrapante que permite ao condutor entrar e sair facilmente do empilhador, o assento pode ser ajustado individualmente em função das diferentes estaturas dos condutores, todos os elementos de comando importantes podem ser acedidos sem alterar a posição das mãos e os pedais do empilhador estão dispostos como os de um automóvel. 

Além disso, o condutor pode optar entre uma direção de 180° e 360° através do botão de comutação opcional. Para o novo ETV C passa também a estar disponível o tejadilho panorâmico de proteção do condutor, o qual já é utilizado com muito sucesso nos outros empilhadores de mastro retráctil da Jungheinrich. 

Os elementos de comando MULTI-PILOT e SOLO-PILOT garantem uma operação segura e intuitiva do equipamento. Estes permitem a ativação de todas as funções hidráulicas e da buzina, e selecionar o sentido de marcha. Todos os controlos estão dentro do campo de visão do condutor e todos têm uma função específica atribuída. Os elementos de comando proporcionam um acionamento sensível de todas as funções e, consequentemente, um trabalho com precisão milimétrica. Além disso, também permitem controlar confortavelmente os acessórios adicionais, tal como um posicionador de garfos opcional. 

O display facilmente legível e de elevada qualidade informa o condutor sobre os dados operacionais mais importantes como, por exemplo, a indicação do sentido de marcha e da posição das rodas. Adicionalmente, informa sobre o estado da bateria com indicação do tempo restante até à próxima carga. Três programas de marcha ajustáveis separadamente permitem a adaptação individual do ETV C a qualquer necessidade. 

Sistemas de assistência opcionais aumentam a produtividade e a segurança
A Jungheinrich oferece uma grande variedade de sistemas de assistência que visam facilitar ainda mais o trabalho do condutor e obter resultados mais eficientes. Por exemplo, o sistema de assistência Position Control assegura um empilhamento simples e rápido em alturas de armazenamento previamente definidas. A nova função SNAP aperfeiçoa este sistema, sendo que o operador pode ativar a pré-seleção semiautomática da elevação através da tecla SNAP. Joachim Schier comenta: «Através da deflexão do elemento de comando, o equipamento reconhece automaticamente que superfície da estanteria deve ser abordada. Assim, deixa de ser necessário selecionar manualmente a altura.» O sistema distingue automaticamente as operações de armazenamento e recolha através de uma balança integrada.

O objetivo do sistema de assistência Operation Control é não exceder a capacidade de carga residual, através de sensores que medem continuamente o peso da carga e o sincronizam com a respetiva elevação do empilhador. Sinais de aviso óticos e sonoros indicam ao condutor se o intervalo permitido da capacidade de carga residual foi excedido. 

Está disponível uma grande variedade de opções para os empilhadores de mastro retráctil, as quais permitem uma adaptação perfeita à aplicação específica. Estas incluem, por exemplo, as três variantes de cabines, que garantem uma excelente proteção em caso de utilização frequente no exterior.