NOTICÍA

Divisão de Produtos de Força da Honda celebra 60º aniversário

06 Mai 2013

A Divisão de Produtos de Força da Honda celebra, em 2013, o seu 60º aniversário de actividade mundial.

Baseado no espírito original do seu fundador Soichiro Honda, de utilizar a tecnologia com vista a facilitar a vida das pessoas, os Produtos de Força da Honda já ultrapassaram, desde o início da sua actividade, os 100 milhões de unidades comercializadas.

A Divisão de Produtos de Força da Honda foi fundada em 1953 com o lançamento do motor ‘H type’ destinado a reduzir a quantidade de trabalho manual dos agricultores. Desde então, a Honda tem utilizado os motores para, de forma gradual, introduzir no mercado uma vasta gama de produtos onde se incluem moto-cultivadores, moto-enxadas, geradores, motores fora de borda, moto-bombas, máquinas de cortar relva, equipamento de jardim, limpadores de neve e mais recentemente, soluções para a criação e conservação de energia.

Como maior fabricante mundial de motores, a Honda tem estado sempre na vanguarda da inovação e do desenvolvimento de soluções motorizadas. De forma notável, a marca tem sido pioneira do uso de motorizações a 4 tempos num mercado de máquinas fortemente dominado por motores a 2 tempos. De forma adiantada no tempo, a Honda introduziu, em 1977, a gama de motores a 4 tempos G-Series de miniprodutos de força, a que se seguiu a série GX OHV em 1983. Esta cadeia de inovação prosseguiu nos anos noventa até aos nossos dias, com o primeiro motor estacionário do mundo com controlo electrónico em 1995, e o primeiro motor a 4 tempos multidireccional de 360º, em 1997.

Em 1959, a Honda lançou no mercado o primeiro modelo de motoenxada - FJ150 – destinado a facilitar o trabalho dos agricultores. Em 1980, chegou o modelo F200, que viria a revolucionar o mercado e a estabelecer um padrão de eficiência a custo acessível. Com a alcunha de ‘Komame’, que se pode traduzir como ‘pequeno e giro’, o modelo F200 vendeu 38.600 unidades no seu primeiro ano de comercialização. Actualmente, a Honda produz uma vasta gama de motocultivadores versáteis, que vão desde modelos pequenos até soluções maiores capazes de ir de encontro às necessidades dos clientes mais exigentes.

O lançamento em 1964, do modelo Honda GB30 - primeiro motor fora-de-borda da marca foi, uma vez mais sinal do pioneirismo da Honda no compromisso com os motores a 4 tempos num mercado então com predominância das soluções a 2 tempos. Ao longo dos anos, a Honda tem vindo a desenvolver tecnologias inovadoras para este mercado, onde se incluem os sistemas BLAST (Binário Aumentado a Baixa Rotação), que aumenta efectivamente as performances, através do ajuste da relação ar/combustível, para o máximo de binário e VTEC (Controlo Electrónico do Comando e Abertura Variável das Válvulas) que varia a elevação e a duração da abertura das válvulas da admissão, oferecendo performances óptimas, tanto a baixa como a alta rotação. Em 2001, a Honda lançou no mercado o maior motor fora-de-borda do mundo a 4 tempos – BF225 e hoje em dia oferece uma vasta e completa gama de soluções desde a motorização de 2.3 cv até à mais potente com 250 cv.

A Honda permanece até hoje como referência na oferta de energia portátil desde o lançamento, em 1964, do micro gerador E40, a que se seguiu, no ano seguinte, o primeiro gerador portátil – Honda E300. Seguiram-se anos de pesquisa e desenvolvimento intensivos que permitiram, em 1987, o lançamento do modelo EX300, o primeiro gerador do mundo com tecnologia INVERTER, capaz de fornecer energia mais estável e consistente num aparelho leve e pequeno. Hoje em dia, a Honda oferece uma vasta linha de geradores no mercado, desde soluções únicas portáteis, até modelos de alta performance industrial. Equipados com tecnologias inovadoras, como por exemplo o ECO THROTTLE que, automaticamente, equilibra a velocidade do motor à carga, os geradores Honda possibilitam os melhores consumos de combustível do mercado.

Motivada pelo sucesso alcançado pelos seus primeiros motocultivadores, a Honda lançou, em 1978, a sua primeira máquina de cortar relva – o modelo HR21. Em 1985, seguiram-se modelos mais desenvolvidos - os tractores corta relva – HT3810 e HT3813. Presentemente, a Honda oferece uma gama muito variável de soluções de jardim, (onde se incluem máquinas portáteis), capaz de se adaptar às diferentes necessidades de cada cliente e reconhecida pela sua durabilidade e fiabilidade.
Também neste ramo de negócio a Honda disponibiliza tecnologias inovadoras como por exemplo o ROTOSTOP (sistema de travagem de lâmina), o VERSAMOW (sistema de mulching selectivo) e o OPTIFLOW (sistema de fluxo de ar optimizado para melhor capacidade de recolha). Mais recentemente, em 2012, a Honda completou a sua gama de produtos jardim com o lançamento da moto-roçadora de veio divisível VERSATOOL, um modelo multi-funções versátil e potente, para uma ampla variedade de tarefas de jardinagem, durante todo o ano.

Na última década, a Honda fez enormes desenvolvimentos em produtos de produção e conservação de energia, mantendo-se assim fiel ao seu compromisso ecológico histórico com vista a ajudar a sociedade a reduzir as emissões de carbono. Em 2003, no seu 50º aniversário, a empresa lançou a sua primeira unidade doméstica compacta de co-geração de energia, que combina motorização a gás com a tecnologia INVERTER Honda de forma a produzir energia de forma mais eficiente. Mais recentemente, em Setembro do ano transacto, a Honda iniciou um novo capítulo nas unidades de co-geração de energia doméstica, através do lançamento do novo sistema MCHP (Micro Combined Heat & Power) que utiliza gás natural.

Em 2012, a Honda efectuou o lançamento, em toda a Europa, do Honda Miimo, o primeiro produto robotizado comercial da marca destinado a uma utilização doméstica. O Miimo é um robot de cortar relva autónomo que não necessita de intervenção humana na sua acção diária de manutenção de um relvado perfeito. Este modelo utiliza alguma da tecnologia da Honda desenvolvida em mais de 30 anos de experiência na área da robótica.

Para as próximas décadas, a Honda pretende manter-se fiel à sua tradição e visão do seu fundador, e continuar a ajudar as pessoas a facilitar a sua vida, através da sua Divisão de Produtos de Força.