NOTICÍA

Mercado de máquinas industriais com crescimento sensível até Abril

25 Mai 2014

No período de Janeiro a Abril de 2014 foram vendidas 208 máquinas de movimentação de terras e 382 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa, relativamente ao período homólogo do ano anterior, uma variação do mercado de 24,6 por cento e de 3,5 por cento, respectivamente.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas de Janeiro a Abril de 2014 cifraram-se em 155 unidades o que representa um acréscimo de 28,1 por cento, relativamente ao período homólogo do ano anterior. Importa aqui referir que a quase generalidade das máquinas que estão a ser vendidas se destinam a trabalhar fora do nosso país.
Relativamente ao equipamento mini, no primeiro quadrimestre do ano as vendas cresceram 15,2 por cento devido ao acréscimo das vendas de mini escavadoras (+28,1%) visto que as de mini pás baixaram 14,3 por cento.
Em termos da variação homóloga mensal ao longo do primeiro quadrimestre de 2014, o segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras tem vindo a crescer significativamente, no entanto, no último mês voltou a decrescer (-11,8%). O segmento das máquinas de movimentação de terras ligeiras iniciaram o ano em crescimento, estagnaram em Março mas, no mês de Abril, baixaram acentuadamente (-46,7%). Quanto ao mercado dos empilhadores, teve uma evolução semelhante, com uma evolução positiva no primeiro trimestre, no entanto, também decresceu no último mês (-36,8%).
Relativamente às vendas de máquinas de compactação, nestes primeiros quatro meses do ano, tiveram um acréscimo de 28,7 por cento, face ao mesmo período do ano anterior, o qual foi determinado pelo aumento de 39,4 por cento das vendas das máquinas ligeiras para compactação, enquanto as de compactação pesada tiveram uma quebra de 18,8 por cento. No mesmo período o mercado das pavimentadoras mantém-se estagnado e, por último, o mercado dos martelos hidráulicos registou uma variação homóloga positiva de 9,1 por cento.

Veja aqui o gráfico