Há um ano e oito meses atrás, faziam-se os primeiros rascunhos daquele que viria a ser um projeto inovador nas salas de espetáculo em Portugal: a conjugação de software e hardware de pesagem, feitos à medida, para a sala Suggia da Casa da Música.
A Cachapuz, empresa amiga da Casa da Música, analisou as necessidades levantadas por esta no que toca à sua estrutura de iluminação e, após uma análise dos requisitos de software e hardware, desenvolveu um protótipo de um sistema de controlo de peso de equipamentos de iluminação. Após a sua aprovação, foram efetuados os ajustes necessários que resultassem em uma solução robusta e fiável que assegurasse a eficácia e funcionalidade pretendidas. O carácter inovador da Cachapuz é evidente, pois todo o projeto foi concebido à medida e de raiz, especificamente para a Casa da Música.
Mas, em que consiste então esta solução de pesagem Cachapuz?
A solução Stage Rigging Control (SRC) fornece um sistema robusto e fiável de registo e monitorização em tempo real do peso das três plataformas de iluminação que equipam a sala Suggia. O software incorporado nesta solução, assim como toda a arquitetura de hardware, foram concebidos e desenvolvidos pela Cachapuz, assegurando assim uma resposta a todas as necessidades específicas que a estrutura exigia. A instalação da solução e respetivos testes foram realizados durante dois dias na Casa da Música.
Uma das principais vantagens desta solução assenta na instalação de um kit de pesagem por ponto de monitorização de carga com comunicação Ethernet e um sistema de supervisão em software. Este permite criar uma representação visual das estruturas de iluminação, possibilitando a visualização e o registo da carga em cada um dos pontos, e do total suspenso na estrutura. O fator inovador e diferenciador desta solução relativamente às ofertas do mercado existentes, que possuem comunicações sem fios e alimentação das unidades por baterias, consiste numa comunicação por cabo Ethernet e alimentação elétrica cablada. Desta forma, foram eliminadas as interferências de comunicação de outros equipamentos, garantindo a alimentação permanente do sistema e reduzindo a necessidade da movimentação da estrutura para substituição de baterias.
Desta forma, para a Casa da Música fica assegurada a simplicidade de manutenção e o diagnóstico do sistema que disponibiliza todas as funcionalidades para a sua monitorização.
Este projeto, com a assinatura ‘Cachapuz’, demonstra a versatilidade e a inovação que esta empresa capitaliza em prol da satisfação das necessidades dos seus clientes. São projetos de ‘peso’ como este que fortalecem o posicionamento de sucesso da Cachapuz.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Automação e Inteligência Artificial em foco em curso pioneiro do ISA
12 Set 2025
S. José Pneus em destaque na Agroglobal 2025 com a BKT e no patrocínio ao Fórum ACAP sobre a mecanização agrícola
08 Set 2025
Pöttinger FLEXCARE V: novas funcionalidades reforçam a eficácia no controlo mecânico de infestantes
08 Set 2025
Bobcat lança edição especial e limitada da nova geração de miniescavadoras
08 Set 2025