Hinomoto era o nome comercial dos tratores produzidos pela casa Toyosha, no Japão. A Toyosha tem as suas raízes no fabricante de charruas Denzou Tanoue, no longínquo ano de 1863. Os tratores compactos Hinomoto foram lançados no final da década de 1950 e foram exportados para todo o mundo em grandes quantidades. Ao longo dos anos a marca nipónica granjeou uma grande admiração e respeito no mundo das máquinas agrícolas, tal a fiabilidade que lhe era reconhecida. Em Portugal foram vendidos milhares de unidades, e ainda hoje existe parque de máquinas desta marca.
Em 1990 a Toyosha foi vendida e a produção de tratores Hinomoto acabou por ser descontinuada em 1992.
Recentemente a marca foi relançada e é representada pela Sotrac, empresa sediada em Palmela, que irá comercializar a Hinomoto a nível internacional.
Os novos tratores Hinomoto equipam com motores Yanmar de última geração e existem as seguintes versões: o HM255 de 25 CV, o HM395 de 39 CV, o HM455 de 46 CV e o HM555 de 55 CV. Os tratores Hinomoto são respeitadores da Stage V de regulamentação de emissões europeia.
A rede de concessionários Hinomoto em Portugal já está a trabalhar e a Sotrac acredita que rapidamente se alcançará um bom parque instalado de novos equipamentos.
O lema da marca agora introduzida é: "Uma lenda do passado... com visão de futuro!"
"Hinomoto" significa especificamente "Japão" e literalmente significa "Fonte de Luz Solar".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Movimentação inteligente: como as soluções especializadas estão a transformar os portos portugueses
03 Fev 2026
A FIMA prepara-se para uma edição marcada pela inovação, talento e projeção internacional
03 Fev 2026
BOGE lança nova geração de controlo inteligente para salas de ar comprimido
03 Fev 2026
STET celebra 65 anos de atividade com um percurso marcado pela evolução e com foco nas pessoas
02 Fev 2026