A história da Ursus, o reconhecido fabricante polaco de tratores cujas origens remontam a 1893, há muito tempo protagonista da mecanização agrícola do seu país e, de modo mais geral, de todo o Leste Europeu, parece encaminhar-se inexoravelmente para o seu último capítulo.
Os credores Getin Noble Bank e PKO BP pediram a sua falência e o tribunal de Varsóvia declarou-a, nomeando a entidade KGS Restrukturyzacje como liquidatário.
Venda da fábrica de Opalenica à Trioliet
Há já algum tempo que a Ursus se encontrava numa luta agónica, com problemas financeiros tão graves que em março de 2020 foi forçada a vender a sua fábrica em Opalenica, perto de Poznan, ao fabricante holandês de reboques misturadores Trioliet.
Apesar da assinatura de contratos de fornecimento de tratores para diversos países africanos, nomeadamente para a Etiópia, Tanzânia e Zâmbia, a empresa polaca foi gradualmente acumulando dívidas e fechou o ano passado com um prejuízo de 56,7 milhões de zlotys, equivalente a mais de 12 milhões de euros (apenas referentes ao exercício em questão).
Se nada o remediar, chega assim ao fim uma história com mais de 120 anos, daquela que foi uma das marcas mais reconhecidas entre as oriundas dos países de leste. Um fabricante que chegou a ter em Portugal um parque de várias centenas de unidades espalhadas por todo o país, com especial destaque para o Alentejo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
KUHN lança descompactador DT: nova arma para revitalizar solos até 65 cm de profundidade
21 Jul 2025
Motolusa celebra 45 anos com a 3.ª edição do Perkins Day
18 Jul 2025
CLAAS continua a desenvolver a série TRION e apresenta novo modelo topo de gama TRION 760
17 Jul 2025
Fórum Máquinas Agrícolas: O Futuro da Mecanização Agrícola, a 9 de setembro em Santarém
17 Jul 2025