NOTICÍA

A Yokohama Rubber Company compra a Trelleborg Wheel Systems

28 Mar 2022

A Yokohama Rubber Company, proprietária de marcas de pneus off-road como a Alliance ou a Galaxy, adquiriu a área de negócios da Trelleborg Wheel Systems, com marcas como a Trelleborg, a Mitas ou a Cultor, por 2.100 milhões de euros.

O Grupo Trelleborg assinou um acordo para vender a sua área de negócios Trelleborg Wheel Systems à Yokohama Rubber Company por 2.100 milhões de euros (com caixa e dívida excluídas), representando 13 vezes o EBITDA operacional da área comercial em 2021, ou 17,5 vezes o EBIT de 2021.

A aquisição da Trelleborg Wheel Systems permitirá à Yokohama Rubber Company consolidar a sua posição de liderança entre os fabricantes de pneus a nível mundial, cobrindo diferentes necessidades de mercado nos segmentos de mercado agrícola, construção, movimentação de cargas, mineração e 2 rodas. Tudo isto graças à adição das marcas Trelleborg, Mitas, Maximo, Cultor e Interfit ao seu portfólio.

Sob a propriedade da Trelleborg, nos últimos anos a Trelleborg Wheel Systems mais do que duplicou de tamanho e aumentou substancialmente a sua rentabilidade, expandindo os seus negócios através de grandes aquisições e investimentos estratégicos, construindo uma empresa forte e atraente no negócio off-road.

Aprovação pendente
Paolo Pompei, presidente da Trelleborg Wheel Systems, afirma: “Pessoalmente, estou muito grato à Trelleborg, que ao longo de mais de 100 anos construiu um dos negócios off-road mais bem sucedidos do mundo e que investiu continuamente no nosso crescimento e desenvolvimento tecnológico. Ao mesmo tempo, estou muito animado por me juntar a uma empresa líder em borracha que continuará a investir no nosso futuro e a apoiar a nossa viagem de sucesso. Estou confiante de que continuaremos a prosperar com The Yokohama Rubber Co., Ltd. como uma proprietária sólida.”

A conclusão da transação está sujeita à aprovação das autoridades competentes e deve ser concluída até ao final de 2022. Entretanto, as equipas de transação do Trelleborg Group e da Trelleborg Wheel Systems continuarão a gerir as respetivas atividades até ao fecho da transação.